O que são calorias? Lista de calorias dos alimentos!

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Você certamente já ouviu falar muito sobre as calorias dos alimentos! Isso é importante, porque o valor nutricional de cada alimento vai dizer se você está caminhando para uma alimentação saudável ou não. Saber quantas calorias cada alimento tem é fundamental para quem quer emagrecer.

O que são calorias?

A caloria basicamente é a quantidade de energia que aquele determinado alimento pode fornecer ao organismo. As calorias são energias indispensáveis para que o corpo humano possa desempenhar as suas funções vitais!

Você consegue ver o valor total das calorias na própria embalagem dos produtos industrializados. Por lei, todos os produtos devem ter uma tabela com o valor nutricional, mostrando as proteínas, carboidratos, gorduras e outras informações importantes.

Como calcular as calorias dos alimentos?

É possível fazer um cálculo bem seguro das calorias totais, basta seguir essa lógica abaixo:

Vamos pegar como exemplo hipotético o famoso chocolate, que é tão amado pela população! Se em 100 gramas de chocolate temos: 20,6 gramas de carboidrato, 40,2 gramas de gordura e 10,3 gramas de proteína, o resultado é 485,4 calorias.

Sabemos que existem outros nutrientes na alimentação como por exemplo, as fibras alimentares, as vitaminas e os minerais. Estes não têm calorias, ou seja, não fornecem energia para o corpo, mas não se engane! Eles são extremamente importantes para o equilíbrio das funções fisiológicas do nosso organismo.

Saiba o que são calorias

Conheça a quantidade de calorias dos alimentos que você consome!

Tabela de calorias dos alimentos

Que tal conhecer o número de calorias que você ingere por dia? Trouxemos uma lista com a quantidade de calorias dos principais alimentos que são consumidos diariamente. Para padronizar os valores, a lista mostra a quantidade de calorias para 100 gramas do alimento citado.

É importante citar que estes valores podem variar um pouco de acordo com algumas características específicas dos produtos, mas é uma quantidade realmente bem confiável do valor.

Se você observou bem a lista, certamente notou que as frutas são os alimentos com menos calorias! Portanto, isso só confirma a orientação dos nutricionistas ao indicar um consumo maior das frutas e legumes, pois estes alimentos são os mais indicados para as dietas de emagrecimento.

Infelizmente os alimentos mais calóricos são os mais consumidos, justamente os vilões de quem quer emagrecer rápido! Isso justifica rapidamente o aumento nos casos de sobrepeso e obesidade, principalmente os casos de obesidade infantil.

Quer saber porque é tão fácil engordar? Olhe esse exemplo! Na hora de lanchar tem um iogurte natural desnatado, um copo de suco de laranja e uma maçã, que juntos totalizam aproximadamente 200 calorias. Do lado tem uma barra de chocolate que conta com cerca de 450 calorias.

A maioria das pessoas vai escolher a barra de chocolate. Pior ainda, as crianças atualmente recebem lanches prontos ao invés de alimentos naturais, ou seja, o consumo calórico só aumenta com essa dieta alimentar nada saudável.

O problema continua e é ainda mais grave! Imagine que você não comeu nada mais no dia, foi “apenas” essa barra de chocolate. Então você precisa gastar 450 calorias para não engordar, mas será que você faz exercício físico suficiente para isso? Agora coloque todas as calorias consumidas ao longo do seu dia, tem como emagrecer rápido sem se alimentar melhor?

Aqui do Buscar Saúde tem um artigo completo explicando os principais passos para quem precisa emagrecer, onde detalhamos o balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais do que consome. Vale muito a pena ler para ter uma vida mais saudável!

Quantas calorias ingerir por dia?

Isso vai depender do objetivo de cada pessoa! Ao mesmo tempo que existem pessoas querendo emagrecer, existem aquelas que precisam engordar ou manter o peso. Existem alguns cálculos básicos que indicam qual a sua necessidade, mas sem levar em consideração os nutrientes essenciais. O método mais simples e mais usado é o seguinte:

Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento. Se a pessoa pesa 50 quilos e tem como objetivo manter o peso, ela multiplica 30 por 50, ou seja, pode consumir cerca de 1.500 calorias por dia.

Vale lembrar que estamos falando do corpo humano, então a individualidade biológica faz toda regrinha ir por água abaixo facilmente! Este cálculo é funcional se a pessoa for saudável, e mesmo assim pode variar bastante de acordo com algumas especificidades.

Mesmo que não seja o parâmetro mais indicado, ele serve sim de referência para você saber se está no caminho certo! Sendo assim, novamente falamos da importância de ter a orientação de um nutricionista.

Como consumir menos calorias?

A redução alimentar é a chave do sucesso! A maneira mais saudável de consumir menos calorias para emagrecer é conhecendo os alimentos que consome, pois assim você poderá optar por alimentos mais nutritivos e menos calóricos.

Com todas essas dicas você vai conseguir melhorar bastante a sua saúde! Assiste o vídeo abaixo para entender melhor a relação da queima de calorias no seu corpo.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários que iremos responder. Continue acessando os artigos aqui do Buscar Saúde para aprender cada vez mais!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário