Comer pipoca engorda? Como fazer pipoca saudável?

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Muita gente é apaixonada com pipoca, e a combinação pipoca mais um filminho foi além das telas do cinema! Neste artigo o Buscar Saúde vai te mostrar a receita mais simples de pipoca caseira, e também vamos responder uma dúvida antiga, comer pipoca engorda ou não? Isso é mito ou verdade? Bora conhecer a resposta e aprender como fazer pipoca!

Receita de pipoca

A receita que vamos mostrar tem apenas aproximadamente 30 Kcal! Entenda que sem adicionar açúcar e manteiga, você pode fazer uma pipoca saborosa que não vai aumentar tanto a sua ingestão calórica.

Caso você não saiba, a pipoca é um alimento que contém uma boa quantidade de fibras, que está diretamente associada com a sensação de saciedade. E aí, comer pipoca faz engordar ou não? É isso que vamos explicar agora!

Como fazer pipoca caseira?

Aprenda como fazer pipoca que não engorda! Receite simples e rápida.

Comer pipoca engorda?

A resposta correta é depende! Se você fizer a receita de uma maneira saudável, dificilmente irá engordar apenas pelo consumo de pipoca. O grande problema é que a maioria das pessoas faz pipoca com bastante óleo, manteiga e até mesmo com leite condensado, que são ingredientes com alto valor calórico.

Outra dúvida muito comum é sobre as pipocas de micro-ondas, elas são boas ou ruins para a saúde? A notícia não é muito boa, elas geralmente são preparadas com óleo, manteiga, sal e vários outros aditivos que fazem mal para a saúde. Os nutricionistas aconselham evitar ao máximo o consumo deste tipo de alimento.

Como fazer pipoca que não engorda?

Você pode fazer uma pipoca saudável se for preparada corretamente! Para isso vamos trocar o óleo convencional pelo azeite ou óleo de coco. Outra forma para estoura o milho de forma saudável é colocando ele micro-ondas dentro de um saco de papel com a boca fechada.

A terceira opção que vamos oferecer é você utilizar a famosa pipoqueira caseira, que nada mais é do que uma máquina pequena que serve para estourar milho. O lado bom da pipoqueira em relação as outras panelas, é que na pipoqueira você não precisa usar óleo.

Agora você sabe que os ingredientes como óleo, açúcar, chocolate, leite condensado e outros, deixam a pipoca bastante calórica. Sendo assim, para temperar a pipoca você deve optar pelo tempero com ervas, e as mais usadas são orégano, manjericão e alho.

Calorias da pipoca

Como você já deve ter notado, a quantidade de calorias da pipoca depende muito do seu método de preparado. Em média, a quantidade calórica da pipoca de acordo com o método de preparo é:

Entenda que fazer a pipoca na panela, no micro-ondas ou na pipoqueira não interfere na sua composição e nas suas calorias. O aumento do número de calorias se dá nos acrescimentos dos ingredientes citados, principalmente no caso da pipoca doce!

Se quiser ver na prática como é o preparo da pipoca, é só assistir este vídeo que deixamos abaixo de sugestão. Vale a pena assistir para ver todos os pequenos detalhes.

Já sabia da receita de pipoca saudável? Compartilhe este artigo com seus amigos apaixonados por pipoca. Nos ajude a compartilhar essas importantes dicas, porque isso vai ser importante para melhorar ainda mais a qualidade de vida destas pessoas.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário