Muita gente ama o pão de sal ou pão francês como muitos chamam, mas poucas pessoas sabem como o pão é feito! Com a pandemia do Covid-19, o número de pessoas buscando por receita caseira aumentou bastante. Então podemos dizer que este é um dos poucos pontos positivos disso que aconteceu.

Neste artigo o Buscar Saúde vai te ensinar uma receita de pão caseiro. Leia atentamente cada passo antes de iniciar o preparo, porque algumas etapas acontecem em paralelo, ou seja, se você começar a fazer para depois conhecer a receita, o processo pode ficar prejudicado!

Ingredientes para fazer pão caseiro

A receita que vamos ensinar rende um pão de aproximadamente 500 gramas. Se você quiser fazer 2 pães, basta dobrar os ingredientes. É importante lembrar que sendo um pão ou mais, o tempo de fermentação vai continuar sendo o mesmo. Os ingredientes da receita de pão caseiro são:

  • 230 gramas de água
  • 360 gramas de farinha de trigo
  • 7 gramas de sal
  • 4 gramas de fermento biológico seco
Como fazer pão caseiro

Vamos ensinar a receita mais simples de pão caseiro!

Pão caseiro: Modo de preparo

Para começar pegue uma tigela grande e coloque os 360 gramas de farinha de trigo, mas lembre-se que você não pode usar farinha de trigo que já vem com fermento. Porque o fermento certo para a nossa receita é o fermento biológico seco.

Como vamos precisar de 4 gramas de fermento biológico seco, a pesagem pode ser difícil mesmo utilizando uma balança de precisão! Portanto, a dica que vamos passar é que você pegue o sachê que tem 10 gramas e despeje tudo em um pires, depois é só fazer a divisão de forma visual.

Adicione o fermento e o sal na tigela, misturando muito bem os ingredientes secos. Abra um buraco no meio da farinha para ir acrescentando a água. Nunca coloque toda água de uma vez, porque as farinhas têm capacidades diferentes de absorção!

Entenda que é mais fácil deixar a massa mais dura do que mole, porque isso pode ser corrigido antes de começar a sova. Para misturar você deve usar uma das mãos, enquanto a outra servirá de apoio para a tigela. Agora é a hora de colocar a massa na bancada, mas antes de começar a sovar é importante sentir bem a consistência da massa.

O segredo da receita está nesta parte, porque quanto mais água você adicionar, mais leve vai ficar o miolo do pão! Em contrapartida se você passar do ponto, a massa vai ficar muito grudenta e extremamente difícil de manipular.

Antes de sovar, o aconselhado é modelar uma bola grande, cobri-la e deixar descansando por cerca de 10 minutos. Este tempo é crucial para que a farinha possa absorver melhor a água, deixando o processo de sova muito mais fácil!

Para sovar você deve segurar uma ponta da massa e empurrar a massa sobre a bancada com a palma da outra mão. Você não tem que colocar força excessiva, ou seja, não precisa rasgar a massa. A sova deve ser feita até que a massa fique bem lisa e elástica, um processo que pode durar de 10 a 15 minutos.

O próximo passo é modelar novamente uma bola grande, em seguida você deve coloca-la na tigela e cobrir com um pano. Agora você deve deixar a massa descansando por 1 hora para fermentar.

Neste período a massa deve crescer bem! Enquanto a massa estiver descansando, você deve pegar uma assadeira e untar com um pouco de manteiga ou óleo. Quando for manusear novamente a massa, utilize a ponta dos dedos para retirá-la da tigela. Depois coloque a massa novamente na bancada com a parte mais lisa virada para baixo.

Aqui tem um detalhe importante! Se a massa estiver grudenta, você deve polvilhar a bancada com um pouco de farinha. Para modelar você deve dobrar a massa formando um triângulo, este detalhe fica bem claro no vídeo que vamos deixar abaixo!

Comece a enrolar a massa a partir da ponta do triângulo, e quando estiver chegando perto da base, você deve usar os polegares para pressionar a massa sobre a bancada, mantendo sempre a emenda da massa virada para baixo.

Agora é hora de colocar a massa modelada na assadeira untada. Cubra a massa e aguarde um período de 30 minutos, que é o tempo ideal para esta segunda fermentação. Aproveite para ligar o forno em 250 graus para pré-aquecer por cerca de 20 minutos!

É muito importante que forno esteja bem aquecido, porque para assar este pão vamos precisar de bastante calor! Então use a capacidade máxima do seu forno, lembrando que vamos precisar de calor apenas na parte de baixo.

Para fazer este pão é importante injetar vapor de água dentro do forno nos minutos iniciais. Então você deve usar um borrifador para espalhar água dentro do forno, e após o tempo de descanso o pão vai estar pronto para ir ao forno.

Faça um corte na parte superior para que a crosta não rache enquanto estiver assando. Ao abrir o forno, coloque a assadeira rapidamente e borrife mais um pouco de água. O tempo total que a massa vai ficar no forno é de aproximadamente 50 minutos.

Espere cerca de 10 minutos para servir, porque se você cortar o pão quando estiver muito quente, o miolo vai ficar todo empelotado. Fazer o primeiro pão costuma ser uma missão difícil! Porém, quanto mais vezes você fizer, mais natural e fácil o processo ficará.

Neste vídeo abaixo você pode conferir todo o processo ensinado e ainda aprender outras dicas importantes, vale a pena assistir!

Gostou desta receita de pão caseiro? Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude na divulgação. Continue acessando o Buscar Saúde para aprender mais sobre alimentação saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)