Você sabe como fazer soro caseiro? Apesar de ter um modo de preparo muito simples, várias pessoas não sabem como preparar um soro caseiro no copo. Neste artigo vamos falar tudo sobre o soro caseiro, ensinar a receita de soro caseiro e mostrar como é importante saber prepará-lo.

Soro caseiro: O que é?

Este soro caseiro é uma mistura de água, açúcar e sal, sendo muito importante para combater a desidratação, principalmente quando a pessoa está apresentando vômitos e/ou diarreia. Talvez você não saiba, mas o soro caseiro pode e deve ser usado até mesmo pelas crianças e animais domésticos.

Receita de soro caseiro!

O soro caseiro é preparado misturando 1 litro de água, 3,5g sal e 20g de açúcar e existem dois métodos básicos para preparar este soro sem chances de errar. A primeira receita de soro caseiro é preparada utilizando colher de sopa para as medidas. Você vai precisar de:

  • 1 litro de água mineral, fervida ou filtrada
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar, totalizando 20 gramas de açúcar
  • 1 colher de café de sal, totalizando 3,5 gramas de sal

A segunda receita de soro caseiro é prepara com uma colher especial de soro é oferecida gratuitamente nas farmácias populares ou postos de saúde. Esta receita de soro caseiro é para apenas um copo de 200ml. Você vai precisar de:

  • 2 medidas de açúcar que é o lado maior da colher
  • 1 medida de sal que é o lado menor da colher
  • 1 copo de 200 ml de água mineral, fervida ou filtrada
O que é soro caseiro e para que serve o soro caseiro?

Conheça a receita de soro caseiro

Soro caseiro: Modo de preparo

Não existe segredo no modo de preparo do soro caseiro, você precisa apenas misturar todos os ingredientes e beber em pequenos goles, várias vezes ao dia. Os especialistas indicam que você deve continuar tomando soro até a diarreia e/ou vômito parar!

Não é recomendado preparar uma grande quantidade de soro de uma vez só, porque a durabilidade do soro caseiro é de no máximo 24 horas. Sendo assim, o mais aconselhado é fazer as pequenas porções sempre que houver necessidade de tomar.

Se você não quer arriscar o preparo ou é daqueles que gostam de praticidade, nas farmácias são vendidos pacotinhos de soro caseiro que normalmente recebem o nome de Sais para Reidratação Oral.

Nestes pacotes, existe uma quantidade exata de sal e glicose para preparar 1 litro de soro. Portanto, você deve abrir este pacote de soro e misturar com água fervida, filtrada ou mineral.

Soro caseiro: Qual a importância?

Como falamos no início do artigo, o soro caseiro tem a função de combater a desidratação, repondo principalmente a água e os sais minerais que são perdidos nos vômitos e diarreias. Este quadro é muito comum em casos de dengue ou intoxicação alimentar por exemplo.

Soro caseiro: Quem pode tomar?

O uso de soro caseiro é indicado para praticamente todas as pessoas de todas as idades, mas alguns grupos devem evitar! As pessoas com diabetes não devem tomar o soro caseiro sem a orientação médica, porque aquelas pequenas doses de açúcar do soro podem ser perigosas para os diabéticos.

Soro caseiro: Como tomar?

É importante que o soro seja tomado sempre no mesmo dia que foi preparado, lembrando de tomar várias vezes ao dia. Para controlar a quantidade necessária, você deve associar à quantidade de líquidos perdido, mas como assim?

Se você tiver com uma diarreia ou vomito bem forte e constante, certamente você vai estar perdendo muito líquido e nutrientes essenciais para organismo. Neste caso, você precisa tomar bastante soro. Agora quando a diarreia ou vômito é fraco e com pouca frequência, a quantidade de soro também pode ser menor.

Sendo assim você deve observar quanto de líquido está perdendo, para tentar equilibrar com a ingestão de soro. Jamais tome uma grande quantidade de soro de uma vez só, porque o seu organismo pode rejeitar e você vomitar o soro também!

Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias um pacotinho chamado Sais para Reidratação Oral que contém sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral ou o soro para beber já pronto para dar ficar mais fácil de tomar, que é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa para fazer o soro em casa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.

Caso a diarreia e/ou vômito persista por mais de 24 horas, o médico deve ser procurado imediatamente, pois possivelmente estes são sintomas de alguma doença mais grave como por exemplo, dengue ou febre amarela!

Ao buscar o médico saiba informar quando os sintomas começaram e qual a frequência, porque isso é importante para acelerar o diagnóstico e iniciar o quanto antes o tratamento adequado.

Jamais tome remédio para parar a diarreia e/ou vômito sem a prescrição médica, porque caso contrário, você pode estar escondendo sintomas de um possível problema mais grave que pode colocar a sua vida em risco!

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder! Cuide sempre da sua saúde e lembre-se a prevenção é sempre o melhor remédio.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)