Chegou o momento de falar de um hábito bastante comum, principalmente entre os brasileiros! Praticamente todo mundo bebe água ou outros líquidos durante as refeições, mas será que isso faz mal pra saúde? Esta dúvida é assunto de muitas discussões e há quem afirme que beber líquidos durante as refeições faz engordar com mais facilidade, isso é verdade ou mito?

Beber água durante as refeições faz mal?

É preciso compreender que o nosso estômago tem a função de digestão mecânica e química dos alimentos, ele também atua no armazenamento e propulsão destes alimentos para o intestino. A contra indicação da ingestão de líquidos durante as refeições ocorre por 3 motivos que tem total ligação com estas funções que acabamos de falar.

  • Primeiro motivo: O excesso de líquidos pode diluir o suco gástrico, atrapalhando consideravelmente a eficiência da digestão.
  • Segundo motivo: O líquido pode causar um certo inchaço do estômago, mudando o ponto de saciedade, ou seja, consequentemente a pessoa come mais.
  • Terceiro motivo: Caso o líquido em questão contenha calorias adicionais como é o caso dos refrigerantes por exemplo, o valor calórico total da refeição aumenta bastante.
Beber enquanto como faz mal pra saúde?

O consumo exagerado de líquidos durante as refeições pode te fazer engordar, entenda mais sobre isso!

Beber água enquanto come faz engordar?

Quando a pessoa bebe bastante água durante as refeições, aumentam-se as chances de mudar o ponto de saciedade do estômago. Isso ocorre porque o excesso de ingestão de líquidos durante as refeições pode causar uma distensão do estômago. Sendo assim, a pessoa vai precisar ingerir uma quantidade maior na próxima refeição para atingir o ponto de saciedade, o que consequentemente levará ao ganho de peso caso essa energia não seja gasta.

Beber água enquanto come provoca mal estar!

Como foi citado, o excesso de líquido pode causar uma diluição do suco gástrico, deixando a enzima digestiva fica mais dispersa, dificultando a digestão dos alimentos. Neste ponto, não há consequências diretas relacionadas ao ganho de peso, mas sim no bem estar da pessoa, que fica bastante comprometido devido à dificuldade na digestão.

Quais líquidos fazem mal durante a refeição?

A água é o menor dos problemas neste caso, as bebidas repletas de açúcar podem agravar as consequências negativas. Neste caso, você está favorecendo o ganho de peso de duas formas. Primeiro com aumento das calorias ingeridas e como já foi dito, se este líquido for ingerido em grandes quantidades, você pode mudar o ponto de saciedade do estômago que em longo prazo pode resultar em ganho de peso.

É importante frisar que alguns líquidos e a água são muito importantes para a sua saúde, mas precisam ser ingeridos na quantidade ideal e principalmente nos momentos corretos. Estes líquidos podem favorecer a boa circulação, melhorar o metabolismo, melhorar o funcionamento intestinal, manter o tônus muscular e a boa saúde da pele. Portanto, o consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia, sendo mais indicado no intervalo das refeições!

O vídeo abaixo, mostra de uma forma bem dinâmica como ocorre esta mudança fisiológica no estômago. Entenda como o excesso de líquido pode mudar o ponto de saciedade e veja as ótimas dicas que pode te ajudar a definir se você deve ou não ingerir líquidos durantes as refeições.

É proibido tomar qualquer líquido durante as refeições?

O mais indicado é conversar com um Nutricionista e após uma avaliação detalhada do seu caso, ele poderá restringir ou não este consumo de água ou outros líquidos durante as refeições. Se você é daquele grupo que não consegue comer sem beber água, o mais indicado é ingerir a menor quantidade possível.

A quantidade certa de líquido durante as refeições pode variar de pessoa para pessoa, mas os especialistas indicam que este consumo jamais seja superior à 200 ml. Quando este valor é ultrapassado, a refeição pode se tornar menos nutritiva, uma vez que os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos.

O refrigerante e outras bebidas com alto teor de açúcar devem ser evitados! A pessoa pode tomar um suco de fruta natural ou até mesmo um vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml indicados pelo especialista.

Considerações Finais

Você talvez esteja se perguntando quanto tempo antes ou depois das refeições eu devo ingerir líquidos? Não existe uma conta exata, mas o mais indicado é haja um intervalo de 30 minutos antes e depois das refeições. Respeitando este período, dificilmente você irá atrapalhar a digestão com a ingestão de líquidos. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)