Existem pessoas que não conseguem passar um dia sequer sem tomar café com leite! Neste artigo vamos apresentar os benefícios e malefícios deste hábito, além de responder uma dúvida muito comum que é se café com leite faz engordar!

Café com leite: Quais os cuidados?

Praticamente todo mundo sabe que o consumo de refrigerante e as bebidas alcoólicas deve ser evitado, justamente pela presença de componentes que prejudicam o funcionamento ideal do organismo, mas será que o café ou leite também possui tais componentes?

Quando a pessoa faz consumo controlado, a ingestão não oferece riscos à saúde, a não ser que a pessoa tenha alguma condição fisiológica específica! Então, com o café e o leite não seria diferente, mas o problema é que o consumo não é nada controlado. A maior parte das pessoas que gostam de café com leite tomam várias vezes por dia em vários lugares diferentes e isso pode ser prejudicial.

Quais os benefícios do café com leite?

Café com leite aumenta a saciedade ou faz engordar?

Tomar café ajuda a emagrecer?

O café é consumido em praticamente todos os lugares e pode ser oferecido em vários tipos de preparo e tamanhos. Vários estudos mostram que o café é um inibidor de apetite e várias pessoas pensam que o café pode ajudar a emagrecer. Apesar de inibir o apetite, é um erro gravíssimo pensar que pode substituir uma refeição pelo hábito de tomar café. Saiba que isso é totalmente perigoso para a sua saúde!

O café para completar a sua dieta alimentar balanceada é um excelente aliado, mas desde que você coma bastante frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e etc. resumindo, a boa alimentação é fundamental!

Todos nós sabemos que tomar café puro não é um hábito muito comum, ou seja, a pessoa sempre vai adotar algum método para adoçar o café e tirar um pouco do seu gosto amargo. Portanto, é importante analisar o que é usado para adoçar e principalmente, qual é a quantidade.

Tanto o açúcar, quanto o adoçante oferece calorias que podem interferir no balanço calórico negativo ao final do dia. Então, é fundamental dosar a quantidade destes componentes em sua rotina alimentar, principalmente as pessoas que estão querendo emagrecer!

Café com leite engorda?

Adoçar o café é algo totalmente inapropriado para quem quer manter a boa saúde. Diversos nutricionistas alertam dos riscos do excesso de açúcar no café, recomendando o leite como de variedade integral para esta função.

O leite ajuda na saciedade, fazendo com que a pessoa demore a sentir fome novamente, mas mesmo come este benefício, o consumo deve ser controlado por causa da quantidade de gordura existente no leite.

Quantas calorias tem no café com leite?

Estudos apontam que em uma xícara de 100 ml de café com leite adoçada com uma quantidade mínima de açúcar, o valor calórico pode ser de aproximadamente 110kcal. Se a pessoa não adoçar com açúcar e optar pelo leite desnatado, esta mesma quantidade de café com leite pode ser de apenas 76kcal.

Cafeína em excesso: Quais os riscos?

A quantidade de café consumido varia bastante de pessoa para pessoa, mas existe a recomendação para evitar muito consumo, visto que o excesso de cafeína pode prejudicar a saúde da pessoa. Os especialistas indicam que a pessoa não deve tomar mais que 3 xícaras de café por dia!

O café com leite não faz engordar, o que faz engordar é o balanço calórico positivo. Porém, quando a pessoa toma muito café com leite principalmente adoçado com açúcar e/ou adoçante, a ingestão calórica aumenta e com isso fica mais difícil alcançar o balanço calórico negativo que já falamos em um artigo no Buscar Saúde!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)