Mito ou verdade? Mascar chiclete engorda!

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Você tem o hábito de mascar chiclete? Já ouviu falar que o chiclete é um vilão para quem quer emagrecer? Neste artigo vamos falar quantas calorias tem no chiclete, além de explicar se você pode engordar ou emagrecer mascando chiclete com frequência.

Este costume de pegar um chiclete e colocar na boca sem pensar no que está consumindo foi passado de geração para geração. Se você observar bem, a gente masca chiclete o dia todo se deixar, principalmente as crianças.

Muita gente pensa que o que faz engordar é só aquilo que engolimos! Então, como ninguém engole chiclete ou pelo menos não deveria, não tem problema porque o chiclete não faz engordar, certo?

Podemos dizer que o buraco é bem mais embaixo do que se imagina! Quebrando um pouco o pensamento de quem pensa que só engorda quando engolimos, você precisa saber que a digestão dos alimentos já começa na boca, ou seja, aquele gosto adocicado do chiclete já é açúcar entrando no seu organismo.

Já falamos sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar em outro artigo aqui do Buscar Saúde! Além de engordar, outros riscos como estragar os dentes e o aumento dos casos de diabetes estão associados, vale a pena ler para aprender mais!

O chiclete tradicional é lotado de açúcar, e o hábito de mascar chiclete pode te fazer engordar! Além deste problema, isso também pode estimular o consumo de outros doces, uma vez que o açúcar é altamente viciante.

Porém, saiba que existem chicletes que podem fazer bem para a sua saúde, e alguns são usados até como meios terapêuticos para combater a ansiedade por exemplo! Durante o artigo vamos falar sobre as opções para te ajudar a fazer boas escolhas.

Mascar chiclete, benefícios!

Entenda porque mascar chiclete pode te ajudar a emagrecer!

Chiclete: Como escolher?

Qual chiclete engorda? E qual chiclete emagrece? Quem acompanha o Buscar Saúde a mais tempo certamente já sabe a resposta, mas se você está chegando agora saiba que a resposta é bem simples, depende do balanço calórico!

Se você consome mais calorias do que gasta, o balanço calórico será positivo e você vai engordar. Entretanto, se você gasta mais calorias do que consome, o balanço calórico será negativo e você certamente vai emagrecer!

Na prática, o certo é olhar o valor nutricional do chiclete, e estes dados devem estar disponíveis na embalagem do produto, que neste caso geralmente fica na caixa do chiclete.

Um chiclete light, por exemplo, tem aproximada 0,75 calorias. Entenda que o nome light não indica que vai te fazer emagrecer, o que ele oferece é menos calorias ao consumir, ou seja, será mais fácil gastar essa quantidade.

Quem defende de que chiclete emagrece

Esse grupo usa como argumento o consumo nas versões sem açúcar é claro! Com isso, estão focando no efeito que durante o hábito de mascar chiclete a pessoa sente menos vontade de comer, o que resulta em bem menos calorias ingeridas!

Vários nutricionistas informam que mascar chiclete acaba sendo uma ótima alternativa para quem não aguenta ficar sem consumir doce. O que isso significa? É melhor mascar um chiclete do que comer um sorvetão, pois terá um consumo muito menor de calorias, principalmente a quantidade de açúcar.

Vale lembrar que nenhum chiclete vai te fazer emagrecer se você não aliar boa alimentação com prática regular de exercícios físicos!

Quem defende de que chiclete engorda

Os dados divulgados pela pesquisa norte-americana da Ohio State University nos EUA, mostra que mascar chiclete está diretamente associado com pessoas que engordaram. De acordo com os pesquisadores, esse grupo que tem o habito de mascar chiclete acaba consumindo mais alimentos doces, que são os que possuem muitas calorias.

Esta mesma pesquisa confirmou que quem masca chiclete faz sim menos refeições, mas infelizmente acabam fazendo as piores escolhas nas outras alimentações, causando então um aumento no índice de gordura corporal.

De acordo com outro estudo realizado por cientistas da University of Buffalo também nos EUA, o sabor mentolado presente na maioria dos chicletes faz com que a pessoa “perca” o paladar para os alimentos saudáveis, como as frutas e verduras.

Mascar Chiclete: Benefícios ao trato digestivo

Como citamos ao longo do artigo, existem sim benefícios em consumir chiclete, desde que isso seja feito respeitando as orientações médicas. Vários especialistas indicam o hábito de mascar chiclete, pois isso auxilia no trabalho intestinal, ou seja, é uma prática muito indicada para quem tem problemas com prisão de ventre.

Em um estudo realizado por cientistas ingleses com pacientes recém operados por causa de câncer no cólon, o resultado mostrou que os que mascaram chicletes, apresentaram uma recuperação muito mais rápida, indicando a mastigação como forte estimulante ao trabalho do trato digestivo.

Considerações finais

Se você consome até duas unidades de chiclete ao dia, o consumo calórico não será tão grande ao ponto de te fazer engordar, afinal um chiclete tradicional pode ter até 15 calorias. Porém, existem os outros riscos que já citamos ao longo do artigo.

Os sabores de chiclete influenciam sim na variação da ingestão calórica, visto que alguns sabores contam com menos ou mais calorias. Por exemplo, os sabores menta e hortelã são os menos calóricos do que o de cereja!

Espero que tenha gostado do artigo e se puder nos ajudar, compartilhe nas suas redes sociais. Caso tenha ficado alguma dúvida, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário