A primeira coisa que vamos falar é que nenhum alimento da lista precisa ser retirado da sua rotina alimentar, a não ser que você tenha alguma condição fisiológica específica que já tenha sido diagnosticada pelo médico. Sendo assim, estes alimentos que vamos listar podem ser consumidos desde que você controle a ingestão, justamente para não ficar viciado e comendo-os compulsivamente.

Alimentos que viciam: Quais são?

As substâncias presentes nos alimentos que viciam estimulam a liberação de dopamina, que é um hormônio que causa a sensação de prazer e relaxamento, ou seja, por isso ficamos viciados neste tipo de alimento, justamente para estar sempre sentindo esta sensação tão agradável.

Na lista a seguir você vai ver os 7 principais alimentos que viciam! E já podemos adiantar que você vai ver vários dos seus alimentos favoritos ai na lista. Portanto, assim que terminar de ler já precisa criar formas de controlar a sua ingestão.

Chocolate, sorvete e refrigerante.

Conheça os alimentos que mais viciam! Veja quais são os principais riscos!

Batata frita vicia?

Ah essa batata frita, por que é tão crocante e deliciosa? O seu sabor incrível esconde 3 ingredientes que são altamente viciantes, estamos falando do açúcar, da gordura e do sal! O consumo excessivo de batata frita pode causar problemas hepáticos, além de aumentar os riscos de ter hipertensão e diabetes.

Sorvete vicia?

Os sorvetes são ricos em gorduras saturadas e açúcar. A pessoa que consome sorvete regularmente condiciona o corpo a querer apenas estes alimento, ou seja, ele vai inibindo o desejo de consumir outros alimentos, principalmente os não processados que são os mais saudáveis. O consumo excessivo de sorvete está relacionado à obesidade, aumento dos processos inflamatórios e diabetes.

Pão vicia?

O alto índice de carboidrato e a presença excessiva de farinha branca no caso dos não integrais são os principais causadores de vicio. De acordo com os especialistas, o pão é rapidamente digerido pelo organismo prejudicando a sensação de saciedade, ou seja, a tendência é que a pessoa tenha uma ingestão alimentar muito maior do que precisa, levando ao sobrepeso.

Batata chips vicia?

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre os salgadinhos de pacote, os famosos chips. Estes alimentos possuem uma quantidade altíssima de gorduras saturadas, sal e carboidratos refinados. Caso você não saiba, estes nutrientes estão associados às alterações da pressão arterial e até mesmo no aumento do risco de câncer.

Doce vicia?

Chiclete, bala, pirulito e outros doces são vilões da alimentação saudável! Estes doces oferecem energia quase que imediata para o cérebro, além de oferecer a sensação de prazer e relaxamento. Por mais que o corpo consiga metabolizar rapidamente esse tipo de alimento, quando consumidos em excesso podem causar diabetes e aumentar os processos inflamatórios.

Chocolate vicia?

Como falamos no início do artigo, dificilmente você não vai encontrar pelo menos um alimento viciante que você come regularmente nesta lista. E agora chegamos ao grande vilão que é o chocolate! Quando falamos grande vilão não é porque ele é o que mais faz mal, mas sim porque ele certamente é o mais consumido.

De acordo com os especialistas, o chocolate contém uma quantidade alta de açúcar e outros aminoácidos que causam vicio. Além disso, não é novidade nenhuma que o chocolate é um dos alimentos que contém cafeína e você talvez não saiba. A cafeína é mais um destes componentes que causam vicio.

Macarrão vicia?

O macarrão também entra na lista por ser um alimento rico em carboidrato, que é um componente que estimula a liberação de bastante insulina. Se o consumo não for controlado, a pessoa pode ter problemas no fígado e desenvolver até mesmo a diabetes.

Não poderíamos encerrar essa lista sem falar dos refrigerantes que podem causar um vício tremendo, principalmente os refrigerantes de cola. Neste vídeo abaixo você pode conferir todos os riscos de tomar muito refrigerante, vale a pena assistir!

E assim encerramos este importante artigo sobre alimentação saudável e como falamos no início, você não precisa restringir nenhum destes alimentos, basta consumi-los controladamente!

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre alimentação, busque a orientação de um nutricionista, porque este é o profissional mais capacitado para te orientar neste tipo de assunto.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)