O macarrão instantâneo é um alimento de consumo absurdamente enorme, justamente por ser muito prático, ou seja, praticamente qualquer pessoa consegue preparar o famoso miojo ou cup noodles. Tirando à praticidade do seu preparo e olhando para o valor nutricional, o que podemos alertar sobre o macarrão instantâneo, ele faz bem ou mal para a saúde?

Miojo: Quais os riscos?

As pessoas que comem muito macarrão instantâneo seja miojo, cup noodles ou qualquer um deste tipo, certamente estão expostas à diversos riscos! Estes alimentos possuem uma grande quantidade de sódio, gordura trans e conservantes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa pode ingerir no máximo 4 gramas de sal por dia, o que seria uma colher de café. Para você ter ideia do quanto o macarrão instantâneo é perigoso para a nossa saúde, estes alimentos costumam ter o dobro de sal permitido.

A maior parte do sódio está no tempero pronto que vem junto do macarrão instantâneo. Os especialistas informam que as pessoas devem evitar o consumo deste ingrediente, porque este tempero possui uma grande quantidade de corantes artificiais e toxinas prejudiciais!

Miojo faz mal pra saúde?

Conheça todos os riscos do macarrão instantâneo para a saúde!

Se você ler a tabela nutricional de cada macarrão instantâneo, você vai conhecer uma série de componentes que podem afetar a saúde em longo prazo. Portanto, o consumo de miojo, cup noodles e outros deve ser controlado ou melhor ainda, evitado!

Malefícios do macarrão instantâneo

Na lista abaixo você pode conhecer os principais riscos e danos à saúde! Todos os malefícios estão relacionados ao consumo constante destes macarrões instantâneos.

  • Aumento grave da pressão arterial
  • Aumento nos riscos de problemas cardíacos
  • Aumento na concentração de colesterol ruim
  • Problemas renais
  • Aumento de peso
  • Aumento nos riscos de câncer
  • Síndrome metabólica

Alimentação saudável

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre os ricos de comer alimentos industrializados, se você ainda não leu, indicamos esta leitura complementar porque tem muitas dicas importantes sobre alimentação saudável.

Os especialistas informam que a alimentação deve ser rica em alimentos saudáveis, ou seja, optando por saladas, frutas, legumes e verduras. O preparo deve ser sempre com pouco sal, priorizando o uso de ervas finas e especiarias que não oferecem riscos à saúde.

Macarrão: Preparo saudável e rápido

Ao contrário do que muitos imaginam, é possível preparar uma refeição rápida e saudável. Na sequência vamos explicar como preparar um macarrão do tipo espaguete em 10 minutos! Os ingredientes são:

  • 1 porção de macarrão para 2 pessoas
  • 1 litro de água
  • 3 dentes de alho
  • Orégano
  • Sal à gosto
  • 1 folha de louro
  • 2 tomates maduros
  • 1 colher de azeite
  • Queijo parmesão ralado

O modo de preparo é bem simples! O primeiro passo é colocar a água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Assim que a água ferver você deve adicionar o macarrão e esperar cozinhar.

Enquanto o macarrão cozinha, coloque em outra panela para refogar o alho com o azeite. Assim que estiver dourado, adicione os tomates cortados, a folha de louro e os temperos desejados.

O próximo passo é escorrer a água do macarrão e adicionar o molho, o queijo ralado e pronto! O macarrão já pode ser servido.

Agora você já sabe como preparar um macarrão saudável em pouco minutos sem ficar exposto aos ricos do macarrão instantâneo. Neste vídeo que deixamos de sugestão abaixo, você pode ver mais alertas sobre os riscos de comer macarrão instantâneo, vale a pena conferir!

E assim encerramos este artigo que fez alertas importantes sobre a alimentação! Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer!

Qualquer dúvida sobre alimentação deve ser tirada com um profissional capacitado. Ao contrário do que muitos imaginam, o nutricionista não é apenas para quem quer emagrecer. Portanto, vale a pena contar com esta orientação especializada!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)