Por que o miojo faz tanto sucesso? Basicamente é por ser uma comida muito barata e extremamente fácil de se fazer! Dificilmente você vai encontrar alguém que não sabe como fazer miojo, até porque tem como fazer miojo até no micro-ondas, ou seja, é realmente muito prático.

Porém, quando pesquisamos sobre este tema encontramos várias dúvidas relacionadas com a saúde! Miojo engorda? Miojo faz mal? Tem como fazer miojo saudável? Se você tem as mesmas dúvidas, leia atentamente as dicas que o Buscar Saúde trouxe pra você, e saiba quais são os riscos de comer muito miojo.

Miojo é bom ou ruim?

A primeira coisa que você precisa saber é que qualquer alimento em excesso faz mal e no caso dos industrializados, o excesso é ainda mais perigoso! É indispensável dizer que se o miojo for consumido apenas de vez em quando, ele dificilmente irá provocar alguma doença ou complicação de saúde.

Porém, como o miojo é um alimento rico em sódio e baixo valor nutritivo, o seu consumo jamais deve passar do moderado. Na verdade, o recomendado mesmo é excluir o miojo da sua rotina alimentar, optando sempre por alimentos mais saudáveis.

Miojo faz mal para a saúde?

Veja como fazer miojo mais saudável

Miojo faz mal

Entenda que a massa do miojo é frita por um tempo antes de ser embrulhada, por isso tem aquela consistência. O que você talvez não saiba, é que o miojo é composto por aproximadamente 20% de gordura. Além disso precisamos alertar novamente sobre o sódio.

As informações passadas pelo Ministério da Saúde são de grande importância! Em uma porção de 80 gramas de miojo, você vai consumir aproximadamente toda a sua porção diária máxima de sódio, que caso você não saiba, é de apenas 5 gramas ao dia.

Você talvez esteja pensando, mas eu não comi toda a quantidade de sódio certo? Então não faz mal não é mesmo? Até aí é um pensamento mais ou menos correto, o que você talvez não esteja colocando na balança, é que quase tudo que comemos hoje em dia tem uma enorme quantidade de sódio, visto que grande parte da nossa alimentação são produtos industrializados.

Então, o consumo diário de sódio é excessivo em quase todos os lares do Brasil e do mundo. Por isso, quando te perguntam se o miojo faz mal, você já sabe que em pequenas quantidades não, mas contribui enormemente para uma má alimentação que certamente vai fazer muito mal.

Tempero do miojo faz mal?

Chegamos ao grande vilão da história! Por mais que a massa do miojo não seja um alimento em si tão saudável, ela não consegue fazer tanto mal quando comparada ao tempero do miojo, que é composto por:

  • Aromatizantes
  • Corantes
  • Conservantes
  • Muito sal

Além disso, o tempero do miojo tem em sua composição um aditivo fortíssimo que é o responsável por dar gosto ao tempero. Este aditivo pode fazer muito, mas muito mal mesmo para a saúde! O seu consumo excessivo pode causar:

Miojo e seus danos na saúde

Em um estudo realizado pela universidade de Havard onde 11 mil pessoas participaram, o resultado mostrou que os indivíduos que comem macarrão instantâneo com frequência, tinham mais chances de sofrer com problemas cardiovasculares e também desenvolver diabetes! Além de todas as complicações já citadas, comer miojo demais pode causar:

  • Aumento do colesterol ruim
  • Problemas renais
  • Aumento do peso
  • Osteoporose
  • Anemia
  • Problemas circulatórios
  • AVC
  • Problemas estomacais
  • Irritação do cólon do intestino
  • Diarreia
  • Gastrite
  • Irritação da mucosa do estômago

Miojo faz mal para gestantes?

Aqui temos um alerta mais do que importante! Todas as gestantes devem evitar ao máximo o consumo de miojo, justamente por causa dos riscos do excesso de sódio, gorduras, corantes e conservantes.

O recomendado é que durante a gravidez, a alimentação seja rica em nutrientes essenciais para a saúde do bebê. Então, a gestante deve consumir bastante frutas, verduras e legumes, que são alimentos com grande valor nutricional.

Como deixar o miojo mais saudável?

Como falamos no início do artigo, essa é uma dúvida muito comum! A resposta é sim, tem como deixar o miojo mais saudável, ou melhor dizendo, menos prejudicial à saúde. Para isso, a recomendação é eliminar totalmente o uso do tempero que vem no miojo.

Acrescente no seu tempero caseiro as verduras, legumes e carnes magras da sua preferência. Este alimentos com valores nutricionais maiores devem compor os temperos e molhos das suas refeições.

Se você é fã de miojo lembre-se do que falamos ao longo do artigo, apesar da praticidade ele tem muitos malefícios para oferecer. Então não precisa deixar de comer, mas é indispensável reduzir ao máximo o seu consumo.

Conhece alguém viciado em miojo? Envie este artigo para essa pessoa e nos ajude a compartilhar estas importantes informações. Caso tenha ficado alguma dúvida, favor deixar nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)