Você costuma comer queijo na sua rotina alimentar? Quais são os queijos que você mais gosta? Neste artigo vamos falar se existe queijo light, se tem algum queijo que é saudável para a sua dieta, além de mostrar quais são os tipos de queijo e os seus benefícios e malefícios!

Queijo: Valor nutricional

O queijo é um alimento muito delicioso e o seu consumo no Brasil é extremamente alto. Caso você não saiba, o queijo pode ser uma boa fonte de proteína magra, cálcio, fósforo, desde que você escolha as variedades certas.

Na sequência vamos apresentar os 5 tipos de queijos mais saudáveis para sua dieta! Vale lembrar que a forma como você prepara o queijo e outros alimentos que consome, pode interferir nos benefícios que ele pode oferecer.

Queijo light existe?

Qual o melhor tipo de queijo que existe? Veja como escolher um queijo saudável!

Queijo saudável: Queijo Minas

Este queijo é um dos mais famosos alimentos da culinária mineira e o seu sucesso não é por acaso! Além do sabor fabuloso, o queijo Minas conta com menos gordura e calorias do que vários outros tipos de queijos. Em uma porção de 30 gramas de queijo minas, você tem aproximadamente 4,5 gramas de proteína e pouco mais de 63 calorias.

Como o queijo Minas possui um sabor muito suave, ele é usado como ingrediente de várias receitas, sendo uma ótima opção para incrementar o sabor sem deixar a receita apenas com gosto de queijo. É muito comum adicionar este tipo de queijo em saladas, lanches e sopas.

Queijo saudável: Queijo trançado

Os queijos trançados feitos de mussarela parcialmente desnatada são ótimas opções com baixo índice calórico e ricos em proteínas. Em uma porção de 30 gramas de queijo trançado você tem aproximadamente 7 gramas de proteína e pouco mais de 70 calorias.

Cuidado com o queijo trançado que é processado. Por que o queijo trançado não processado é um alimento de fácil consumo, derrete com facilidade, sendo uma ótima opção para os lanches e molhos.

Queijo saudável: Queijo parmesão

O queijo parmesão é um queijo de sabor forte, então não é tão aconselhado para receitas, visto que o gosto do queijo pode prevalecer. Este tipo de queijo possui uma quantidade relativamente baixa de calorias, sendo aproximadamente 100 calorias em uma porção de 30 gramas. Em contrapartida, o queijo parmesão conta com uma enorme quantidade de sódio. Por isso, os especialistas indicam que o seu consumo seja feito com moderação. Experimente pequenas fatias sobre o macarrão ou as pizzas.

Queijo saudável: Queijo suíço

O queijo suíço também tem um sabor bem forte, podendo não ser a melhor opção para as receitas onde você não quer que o gosto de queijo prevaleça. O queijo suíço é famoso graças aos furos, sendo o queijo mais usado nos filmes e desenhos animados infantis. Este tipo de queijo é bem popular e a sua composição pode variar a quantidade de sódio e gordura.

O queijo suíço é um alimento rico em fósforo e cálcio, sendo um alimento importante para compor a dieta alimentar que visa fortalecimento ósseo, ou manutenção da densidade óssea, combatendo os riscos de osteoporose!

Queijo saudável: Queijo branco cottage

Este é sem dúvidas o queijo mais saudável desta lista! O motivo pelo qual os nutricionistas sempre indicam o queijo cottage, é pelo seu alto valor de proteína, boa quantidade de cálcio e baixa quantidade de gordura.

Saiba quanto mais amarelo for o queijo, menos saudável ele tende a ser. Então por isso o queijo branco é o mais saudável! Em uma porção de 30 gramas de queijo cottage você tem aproximadamente 3 gramas de proteína, pouco mais de 20 calorias e um valor extremamente baixo de gordura.

Existem muitos tipos de queijo e como sempre falamos, qualquer dúvida sobre o valor nutricional dos alimentos, qual alimento deve consumir e principalmente, qual a quantidade, deve ser tirada em uma consulta com um nutricionista!

Seria totalmente incorreto eu passar aqui uma tabela de quantidade ideal de alimentos, visto que cada pessoa tem as suas necessidades específicas. Portanto, é indispensável respeitar a individualidade biológica de cada um, pois assim evita-se vários riscos desnecessários.

Conte para gente se você tem algum tipo de queijo favorito! Essa decisão foi orientada pelo nutricionista ou não? Agradecemos a sua leitura e convidamos para continuar acessando o Buscar Saúde para se informar ainda mais e melhorar a sua qualidade de vida!

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