Gosto ou sabor, qual a diferença?

Em Corpo humano por Bruno Almeida

Você experimenta um alimento e diz que o sabor é maravilhoso, que o gosto é indescritível, que deu água na boca! Temos muitas coisas para falar sobre essas expressões, e te ensinar bastante sobre o que é gosto, e o que é sabor!

Gosto x sabor, qual a diferença?

É muito comum ver pessoas usando sabor e gosto como sinônimos, mas já adiantamos que isso não é correto! Para te explicar melhor quais são as diferenças, criamos este artigo incrível, com dicas valiosas.

O que é gosto?

Talvez você nem faça ideia, mas os humanos são capazes de identificar cinco gostos básicos, que são doce, salgado, ácido, amargo e umami.

Leia também

Neste momento você pode estar se perguntando, o que seria esse tal de umami? Se nunca ouviu falar sobre isso, saiba que é muito popular no oriente. Este termo japonês traduzido significa “delicioso” ou “saboroso”.

Gosto umami

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o umami? Ele foi descoberto por volta de 1908 por um químico japonês chamado Kikunae Ikeda. Entretanto, o seu reconhecimento aconteceu apenas em 2000, quando os pesquisadores encontraram receptores específicos nas papilas gustativas.

Quer saber alguns alimentos que contém esta substância? Aposto que você vai se surpreender! Tomate, cogumelos, queijo parmesão e carnes em geral estão nesta lista. As características principais do umami são a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão, e também o aumento da salivação do alimento.

De acordo com os especialistas, para identificar um gosto é preciso usar apenas um sentido, o paladar! Sendo assim, no momento que o alimento entra em contato com a língua, ativa os receptores presentes na papila gustativa que são responsáveis por identificar o gosto que ele possui e enviar a informação para o cérebro.

O que é gosto? O que é sabor?

Gosto e sabor são coisas diferentes!

O que é sabor?

Quando falamos de identificar sabor, aí a coisa é bem mais complexa! De acordo com uma publicação da revista britânica Nature, o sabor é o “resultado” da integração multissensorial entre olfato, tato e paladar.

Lembra que eu disse que era bem complexo? Pois é, de acordo com os estudos, situações externas como o humor, sons, ou até memória afetiva pode ser determinante para a percepção do sabor.

Teste do sabor ou gosto

Tem um experimento bem legal que você pode fazer em casa usando apenas uma bala de hortelã. Por mais simples que seja, funciona perfeitamente para o que queremos explicar!

Tampe o nariz, pegue a bala e coloque-a na boca. Permanecendo com o nariz tampado, você vai notar que só é possível sentir o gosto doce. Porém, ao destampar o nariz, você vai sentir o gosto doce e também o sabor da bala, ou seja, a hortelã.

Agora deu para entender o que explicamos sobre a interação entre o paladar e o olfato? Você pode fazer este experimento com outros alimentos. Caso você faça este teste sem saber previamente qual será o alimento, aí sim você vai potencializar o resultado!

Se quiser aprender ainda mais sobre este tema, no vídeo abaixo tem muitas dicas importantes, inclusive sobre a história dos estudos que foram descobrindo estes detalhes!

Obrigado pela leitura e espero que tenham gostado do artigo! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário