Hoje vamos te dar dicas para uma alimentação mais saudável e o tema escolhido para este artigo foi a granola. Você sabe quais são os benefícios da granola? Será que a granola engorda? Qual o melhor horário para comer granola? Todas estas respostas e muitas outras dicas você confere agora!

A granola é uma excelente opção de incremento para o iogurte no café-da-manhã ou lanche da tarde. Infelizmente as pessoas tem mania de exagerar naquilo que acreditam trazer benefícios e com a granola não é diferente. Por ter a fama de ajudar no emagrecimento, as pessoas tem exagerado na ingestão de granola e isso pode trazer um resultado totalmente inverso ao desejado.

Para emagrecer, a pessoa precisa sim ingerir alimentos ricos em nutrientes e que possuem um baixo índice calórico. A maioria da granolas são ricas em nutrientes, mas existem alguns tipos que possuem alto teor de gordura por conter mais açúcar. Sendo assim, é muito importante conhecer a composição de cada alimento!

A granola tem quantas calorias?

Se a pessoa ingerir o equivalente a 1 xícara de granola caseira, ela estará consumindo aproximadamente 600 calorias e 30 gramas de gordura, sendo que 5 gramas são saturadas. Esta mesma quantidade da granola comercializada nos mercados, possui aproximadamente 420 calorias e 11 gramas de gordura, sendo que apenas 1 grama é saturada.

Para as pessoas que visam perder gordura corporal, a granola dificilmente será a melhor opção para compor à sua dieta. Se você busca emagrecer, os alimentos que possuem gordura saturada acabam atrapalhando este objetivo, podendo aumentar os níveis de colesterol ruim, quando consumidos em grandes quantidades.

Quais os benefícios da granola?

Granola faz bem pra saúde?

Granola tem muito açúcar?

Outro fator que faz com que a granola não seja indicada para as pessoas que querem emagrecer é a quantidade de açúcar que ela contém. Naquela única xícara de granola que usamos no exemplo no item anterior, o consumo de açúcar chega à 25 gramas.

Este valor já excede o valor de aproximadamente 24 gramas por dia de açúcar que uma mulher deve consumir. Para os homens, a quantidade máxima é de 36 gramas. As pessoas que consomem alimentos com grandes concentrações de açúcar, certamente sofrerão um aumento de peso e aumentarão as chances de desenvolver doenças cardíacas.

Quais os nutrientes da granola?

Não pense que tudo na granola é ruim, as coisas não são bem assim. Este cereal possui vários nutrientes que podem oferecer ótimos benefícios para a sua saúde. A granola conta com aproximadamente 11 gramas de fibras em sua composição, o que é considerada uma boa quantidade.

As mulheres precisam consumir cerca de 25 gramas de fibra por dia, enquanto os homens precisam de 38 gramas. As fibras tem a função de manter o bom funcionamento do intestino, praticamente eliminando os quadros de prisão de ventre.

Entre os nutrientes encontrados na granola também tem o ferro e zinco que são 2 nutrientes essenciais para manter o funcionamento eficaz do sistema imunológico. Outro componente importante é o ácido fólico que é uma vitamina B que tem a função de auxiliar no metabolismo dos alimentos e reduzir os riscos de má formações fetais.

Por ser um alimento de digestão lenta, a pessoa tende a se sentir saciada por mais tempo, ou seja, quando ingerida em quantidades corretas e nos horários ideais, a granola pode sim te ajudar a emagrecer.

Considerações Finais

Se você optar pela granola caseira, é necessário utilizar os ingredientes certos, para isso é indicado combinar aveia, castanhas, frutas secas sem açúcar, canela e até um pouco de azeite de oliva. Quando você for comprar a granola, indicamos que leia atentamente os rótulos e escolha sempre aquela que possui poucas gorduras e calorias. Confiram quais são os 5 itens importantes que deve observar na hora de comprar e consumir a granola.

  • Conferir a quantidade de açúcar
  • Conferir a quantidade de calorias
  • Conferir os ingredientes adicionais, eles podem deixar o consumo mais ou menos calórico
  • Manter a ingestão em pequenas porções
  • Corte o consumo de granolas com muitas gorduras insaturadas.

Para finalizar não podemos deixar de falar da importância de consultar um nutricionista para definir qual a melhor dieta que deve adotar. Este profissional irá avaliar o seu organismo e as suas necessidades.

Ele certamente irá indicar as quantidades ideias de alimentos que irão atender esta demanda de nutrientes. Se você seguir corretamente esta nova dieta sugerida e inserir exercícios físicos em sua rotina, certamente irá alcançar o peso que almeja.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)