Neste artigo vamos falar sobre outro nutriente importante para a nossa saúde, que é a proteína! Saiba o que é e quais são os benefícios das proteínas. Entenda se o whey protein realmente faz bem e conheça os alimentos ricos em proteínas.

Proteína: O que é?

Elas são formadas por um conjunto de aminoácidos ligados através das ligações peptídicas. Caso você não saiba, os aminoácidos são formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Benefício das proteínas

As proteínas atuam em várias funções no organismo humano. Elas são fundamentais no processo de emagrecimento, além de ser peça fundamental no processo de recuperação muscular e aumento de massa magra.

Se isso já não bastasse, as proteínas também são importantes para o fortalecimento do sistema imunológico, atuam na regulagem dos hormônios e transporte intracelular de componentes importantes como por exemplo, a hemoglobina e o colesterol.

Proteína, quais os benefícios para a saúde?

Conheça os alimentos ricos em proteína!

Alimentos ricos em proteínas

Entenda que as proteínas que são digeridas com mais facilidade pelo organismo são as proteínas de origem animal. Sendo assim, podemos afirmar que as principais fontes de proteínas são as carnes. Entretanto, neste artigo também vamos apresentar os alimentos ricos em proteínas de origem vegetal.

  • Lentilhas
  • Patinho
  • Camarão
  • Nozes
  • Maminha
  • Aveia
  • Iogurte natural
  • Músculo
  • Grão de bico
  • Lagarto
  • Ovo
  • Semente de girassol
  • Amendoim
  • Filé mignon
  • Coxão duro
  • Feijão
  • Semente de gergelim
  • Queijo cottage
  • Coxão mole
  • Peito de frango
  • Leite desnatado ou integral
  • Amêndoas
  • Peito de peru
  • Salmão
  • Tofu
  • Brócolis
  • Sardinha
  • Atum
  • Filé de tilápia
  • Soja
  • Ervilha
  • Amendoim

Whey protein funciona?

Podemos dizer que é um composto derivado da proteína do soro do leite. Além dela, o whey protein também pode contar com caseína e albumina. Por ser um suplemento alimentar extremamente rico em proteínas, o famoso whey protein pode ser muito benéfico para a saúde, desde que seja aliado à uma boa rotina alimentar e exercícios físicos bem orientados.

Esse tipo de suplementação é o mais indicado para as pessoas quem precisam aumentar o consumo proteico e de aminoácidos, ou seja, é uma forma de complementar uma alimentação, então ele não pode substituir a alimentação.

Saiba que mesmo tendo muitos benefícios para oferecer, o whey protein também pode ser muito prejudicial para à saúde e por isso, ele não deve ser consumido em excesso ou de maneira inadequada. Se a pessoa não respeitar estas orientações, o excesso de proteína pode causar problemas graves no seu organismo sobrecarregando os rins.

Sempre alertamos sobre a individualidade biológica que faz com que cada pessoa tenha necessidades diferentes de nutrientes, ou seja, a quantidade pode ser bem diferente de você para outra pessoa, nestes casos a melhor solução é consultar um nutricionista.

Fonte de proteínas para veganos

Sabemos que os vegetarianos e/ou veganos não se alimentam de nenhum tipo de alimento de origem animal. Indiferente do posicionamento alimentar, é importante cuidar da alimentação e do consumo de nutrientes importantes. Por isso, é fundamental buscar fontes alternativas de alimentos ricos em proteínas.

Para as pessoas deste grupo, a indicação é optar pelos legumes e verduras que vamos listar na sequência!

  • Espinafre – Aproximadamente 49% de proteína
  • Couve folha – Aproximadamente 45% de proteína
  • Brócolis – Aproximadamente 45% de proteína
  • Couve-flor – Aproximadamente 40% de proteína
  • Cogumelo – Aproximadamente 38% de proteína
  • Salsa – Aproximadamente 34% de proteína
  • Pepino – Aproximadamente 24% de proteína
  • Pimentão – Aproximadamente 22% de proteína
  • Repolho – Aproximadamente 22% de proteína
  • Tomate – Aproximadamente 18% de proteína

Caso você não tenha intolerância ao glúten, a carne de glúten é uma ótima alternativa. Ela é comercializada pronta e desidratada, mas também pode ser preparada em casa. Saiba que ela vem do trigo e é inteiramente vegetal, sendo uma boa opção de alimento rico em proteínas.

Se você quer se aprofundar ainda mais neste assunto, deixamos abaixo um vídeo com informações muito importantes sobre os benefícios de uma alimentação rica em proteína.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos vários artigos sobre alimentação saudável, explicando quais os nutrientes essenciais para o nosso organismo, vale muito a pena conferir! Se tiver ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer.

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