Você sabe quais são as vitaminas do complexo B? Para quem quer ter uma boa saúde, a alimentação é parte fundamental deste objetivo! Aqui no Buscar Saúde constantemente estamos fazendo artigo sobre os benefícios de uma alimentação saudável e destacando cada tipo de nutriente essencial. Neste artigo vamos mostrar quais são os alimentos ricos em vitamina B e qual a importância da vitamina B para a saúde. Dentre os principais benefícios destas vitaminas, podemos citar a melhoria na saúde do sistema nervoso, pele, cabelos e intestino, além de prevenir a anemia e melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Alimentos ricos em Vitamina B1

A vitamina B1 também é chamada de tiamina e os principias benefícios são a melhoria do metabolismo, além do controle e regulação do gasto de energia. Os alimentos ricos em vitamina B1 são:

  • Levedura de cerveja em pó
  • Gérmen de trigo
  • Carnes
  • Amendoins
  • Sementes de girassol
  • Castanha do Pará
Alimentos ricos em vitamina B12

Quais são as vitaminas do complexo B?

Alimentos ricos em Vitamina B2

A vitamina B2 também é chamada de riboflavina e ela tem papel importante na produção e controle da energia corporal. Os alimentos ricos em vitamina B2 são:

  • Levedura de cerveja
  • Farelo de aveia
  • Amêndoas
  • Espinafre
  • Ovo
  • Queijo cottage

Alimentos ricos em Vitamina B3

A vitamina B3 também é chamada de niacina e ela tem papel importante no processo de geração de energia através das reservar de gordura, sendo uma aliada importante para as pessoas que querem aumentar a queima de calorias. Os alimentos ricos em vitamina B3 são:

  • Levedura de cerveja
  • Fígado
  • Carnes
  • Couve
  • Amendoim
  • Peixes

Alimentos ricos em Vitamina B5

A vitamina B5 também é chamada de ácido pantotênico e ela é importante para a saúde da pele e dos cabelos, além de favorecer uma cicatrização mais rápida das feridas e favorecer o controle do colesterol. Os alimentos ricos em vitamina B5 são:

  • Fígado
  • Sementes de girassol cogumelos
  • Amendoim
  • Queijo cottage
  • Salmão

Alimentos ricos em Vitamina B6

A vitamina B6 também é chamada de piridoxina e a sua função é ajudar na produção de anticorpos, além de combater a anemia e participar da síntese energética a partir de proteínas e carboidratos. Os alimentos ricos em vitamina B6 são:

  • Fígado
  • Banana
  • Salmão
  • Ameixa
  • Avelã
  • Abacate

Alimentos ricos em Vitamina B7

A vitamina B7 também é chamada de biotina e ela é importante na manutenção do metabolismo ativo, favorece a hidratação e fortalecimento das unhas, pele e cabelos, além de atuar no controle da glicemia nos casos de diabetes tipo 2. Os alimentos ricos em vitamina B7 são:

  • Carnes
  • Ovos
  • Nozes
  • Couve
  • Leite

Alimentos ricos em Vitamina B9

A vitamina B9 também é chamada de ácido fólico e ela atua na estimulação da produção das células que carregam oxigênio no organismo, combatendo a fadiga e a anemia. Os alimentos ricos em vitamina B9 são:

  • Levedura de cerveja
  • Fígado
  • Espinafre
  • Lentilhas
  • Feijão

Alimentos ricos em Vitamina B12

A vitamina B12 também é chamada de cobalamina e assim como a vitamina B9, ela também é importante para a produção de sangue, além de ajudar na boa saúde do sistema nervoso. Os alimentos ricos em vitamina B12 são:

  • Fígado
  • Salmão
  • Ostras
  • Caranguejos
  • Cereais
  • Produtos de soja

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo inteiro falando da vitamina B12 que é uma das mais importantes deste complexo, vale a pena conferir.

Neste vídeo abaixo você pode conhecer os riscos da falta de vitaminas do complexo B! Veja o que a nutricionista diz sobre a importância destas vitaminas para manter o bom funcionamento do seu organismo, vale muito a pena conferir.

E assim encerramos mais um artigo muito importante sobre alimentação! Caso você tenha alguma dúvida sobre a sua rotina alimentar e quais alimentos deve consumir, busque imediatamente um nutricionista para fazer uma avaliação completa e um planejamento para melhorar a sua qualidade de vida!

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