Atualmente existe muita informação para ajudar as pessoas a se livrar das situações de risco. Aqui no Buscar Saúde já falamos diversas vezes sobre alimentação, e neste artigo vamos falar exclusivamente sobre a gorduras trans e quais são os riscos que ela oferece para a saúde. Veja como saber se os alimentos que está comprando tem ou não esse tipo de gordura.

Gordura trans: O que é?

A gordura trans é classificada como um tipo específico de gordura que é formada a partir de um processo de hidrogenação natural quando ocorre no rúmen de animais ou processos industriais que são ainda mais perigosas! As gorduras trans nada mais são do que lipídios insaturados que podem ter uma ou mais ligações duplas não conjugadas, formando uma configuração trans.

Alimentos ricos em gordura trans

Conheça os riscos que a gordura trans oferece para a saúde!

Gordura trans: Para que serve?

Se elas fazem tanto mal para a saúde, porque elas existem e para que servem? Como foi dito, elas são formadas em um processo de hidrogenação que tem como objetivo transformar óleos vegetais líquidos em gordura sólida quando estão em temperatura ambiente. O principal objetivo deste procedimento é melhorar a consistência dos alimentos, além de aumentar o prazo de validade para diversos produtos.

Gordura trans: faz mal para a saúde?

O consumo excessivo deste tipo de gordura é perigosíssimo para a saúde. As principais consequências são a alteração dos níveis totais de colesterol, aumentando o colesterol ruim (LDL), e reduzindo drasticamente o colesterol bom (HDL).

Gordura trans é igual gordura hidrogenada?

A resposta é não! Apesar de ter certa ligação, a gordura trans pode estar presente tanto em produtos industrializados, quanto em alimentos de origem animal, como por exemplo carnes e leites. No caso da gordura hidrogenada, ela só está presente em produtos industrializados.

Quais alimentos tem gordura trans?

As pessoas que se preocupam com o consumo excessivo de gordura trans devem ter atenção redobrada com os alimentos industrializados. Na lista dos principais vilões podemos citar:

Como falamos a carne e o leite também possuem gordura trans, mas em quantidades muito pequenas.

Gordura trans: Como controlar o consumo?

A principal forma é ler os rótulos dos produtos que quer comprar, nele tem toda a composição dos alimentos e com isso, fica fácil determinar quais alimentos têm gordura trans. O segundo passo é evitar o consumo destes alimentos que tem gordura trans e quando não for possível, escolher os que tem a menor quantidade possível, além de controlar o consumo do mesmo!

Caso você não saiba como os valores de gordura trans devem ser declarados no rótulo dos produtos, as dicas a seguir podem esclarecer. Este valor é declarado em gramas presentes e para isso, é levado em consideração a porção do alimento.

Entenda que a porcentagem mínima de ingestão de gorduras trans jamais será informada, visto que não há indicação de ingestão dessas gorduras. Sendo assim, como não existe um valor que deve ser consumido diariamente, isso significa justamente que ele não deve ser consumido ou que a pessoa consuma o mínimo possível.

Alimentos ricos em gordura trans

Se você quer saber quais são os alimentos ricos em gordura trans, basta olhar a porção desta substância no rótulo do produto. Para determinar se o alimento tem muita gordura trans, basta observar se ele tem mais de duas gramas por dia.

Outra dica é que a pessoa também fique atenta quanto aos ingredientes daquele alimento, porque pode ser que haja adição de gorduras hidrogenadas durante o seu processo de fabricação, algo que também é muito ruim para a nossa saúde!

Neste vídeo a seguir você pode conhecer ainda mais informações sobre as temidas gorduras trans. As dicas deste vídeo podem te ajudar a compreender ainda mais os riscos do consumo excessivo delas, vale a pena conferir.

Antes de finalizar o artigo quero fazer um desafio, consulte agora o rótulo dos produtos que estão na sua dispensa. Observe a partir de agora quais são os que tem muita gordura trans e pense imediatamente como reduzir este consumo. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)