Atualmente é fácil encontrar pessoas que querem cuidar do corpo e sabemos da importância disso, mas grande parte destas pessoas não pensam na saúde e sim apenas no lado estético. Apesar deste grupo não estar no melhor caminho possível, eles ainda estão melhores que aqueles que sequer sabem da importância de cuidar do corpo e da saúde.

Neste artigo vamos dar dicas de como melhorar a sua qualidade de vida. Vejam como é importante se manter fisicamente ativo e tomar certas precauções quanto a alguns hábitos que são extremamente perigosos para a sua saúde.

A importância de cuidar da saúde

Todo mundo gosta de se sentir bem não é mesmo? Para algumas pessoas é legal estar bem arrumado, vestindo uma roupa bonita, para outras é importante ter um corpo sarado e para alguns talvez nada disso seja motivo de felicidade, mas como definir o que é certo?

O primeiro passo é pensar no que te faz bem! Quando uma pessoa está feliz e motivada, as chances de desenvolver diversos problemas de saúde são bem menores do que quando ela está triste ou desmotivada. O segundo passo, é pensar se isso que te deixa bem, é bom pra saúde! Para compreender melhor, veja este exemplo abaixo.

Se pra você dançar é uma coisa que te deixa feliz e pra outra pessoa fumar é o que a deixa feliz, sem dúvidas, a dança é muito mais saudável e mais indicada do que fumar! Nem todas as atitudes que temos, são benéficas para o nosso organismo, principalmente quando há exagero, sendo assim, é importante adotar a maior quantidade de hábitos saudáveis possíveis.

Como cuidar da saúde de forma correta?

Como ter hábitos saudáveis e cuidar melhor da saúde? Saibam os vícios que deve evitar e quais atitudes deve adotar.

Como ter hábitos saudáveis?

Ter hábitos saudáveis é mais simples do que parece, mas ter essa consciência é algo difícil quando não é trabalhada desde cedo, ou seja, é fundamental mostrar às crianças e adolescentes o quão importante é criar esses hábitos. Acredite, quanto mais jovem você aprender a cuidar do seu corpo e da sua saúde, menores serão as chances de sofrer com vários problemas de saúde.

A higiene pessoal é um cuidado primário a ser ensinado e por mais obvio que seja, através dela a pessoa evita diversas infecções, além dos problemas dentários que são comuns, mas seriam facilmente reduzidos se houvesse uma conscientização melhor. Outro hábito que deve ser estimulado desde cedo é a pratica de exercícios físicos, indiferente de qual seja.

Na verdade, quanto maior for a variedade de modalidades vivenciadas pelas crianças e adolescentes, maiores serão os ganhos obtidos. Os benefícios das atividades físicas são inúmeros e já falamos deles em diversos artigos aqui em nosso site, caso queria conhecer melhor, convidamos a mais esta leitura.

A tecnologia tem afastado as crianças e adolescentes da vida saudável, aumentando cada vez mais o número de jovens com problemas de obesidade, sedentarismo, diabetes e diversas outras doenças. A parte mais triste, é que os pais infelizmente estão contribuindo com isso cada vez mais. Isso acontece quando o pai deixa de levar o filho pra dar uma caminhada, andar de bicicleta, jogar futebol, vôlei ou qualquer outro esporte. Sabemos que em grande parte dos casos é por falta de tempo, mas para compensar esta ausência, eles deixam os jovens na frente do tablete, computador, vídeo game e isso é muito perigoso futuramente.

A terceira parte importante é o cuidado com a alimentação. Nos dias atuais, a rotina alucinante impede que as pessoas tenham uma alimentação adequada, mas apesar desta correria, isso não deve ser desculpa para não tentar melhorar um pouco. Evitar ao máximo os fast food e os condimentos, além de comer mais frutas, legumes e verduras é o melhor caminho quando o assunto é alimentação saudável.

Como cuidar da saúde?

Tomar sol todos os dias é importante para saúde, mas deve-se evitar os horários entre às 10 da manhã e 4 da tarde. Os raios de sol nos horários corretos fazem bem para a saúde, uma vez que através do sol, o corpo produz a vitamina D, que é muito importante para o tecido ósseo, por exemplo.

Beba bastante água, principalmente nos dias mais secos. A hidratação é muito importante para a nossa saúde.  Beber água quando sente sede evita o inchaço e a retenção de líquidos, além de prevenir problemas renais e manter a boa saúde da pele.

Evitar o excesso de refrigerantes e sucos industrializados também é muito importante. Busque sempre substitui-los pelos sucos naturais. Evite ao máximo o consumo de álcool e jamais fume, o cigarro não tem nada de positivo para a sua vida!

Descansar bem é fundamental para a saúde. Sendo assim, é importante ter uma boa noite de sono, o indicado é dormir pelo menos 8 horas, mas a qualidade do sono é mais importante que a quantidade. Para ter uma boa noite de sono, evite os alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos que possa tirar a sua atenção e se possível tome um banho quentinho minutos antes de ir dormir, o relaxamento faz com que o sono chegue mais rápido.

Separe um tempo para o lazer e diversão, nunca deixe de fazer coisas que despertam a sua sensação de bem-estar. É importante aproveitar melhor o tempo livre e desfrutar da companhia real das pessoas queridas, isso faz bem para a mente.

Considerações finais

Falamos de atividade física, de alimentação e não podemos deixar de falar que é importante contar com a orientação de profissionais capacitados para conduzir tudo isso da maneira correta. Portanto, consulte um nutricionista para cuidar da sua alimentação, realize os exames médicos antes de se exercitar e conte sempre com a orientação de profissional de Educação Física.

Você tem alguma outra sugestão que queria compartilhar conosco? Deixe nos comentários a sua dica!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Como cuidar da saúde? Dicas Importantes!”

  1. Neli Fonseca Marcal

    Gostei muito de toda matéria sobre os cuidados que devemos ter com nossa Saúde para viver bem. É Difícil adquirir hábitos saudáveis mas é necessário um grande esfôrço que nos recompensará e nos dará grande recompensa e BEM ESTAR. Obrigada

    Responder
    • Bruno

      Tudo que você disse é verdade, realmente manter hábitos saudáveis não é fácil, mas devemos pensar que isso pode ser perigoso futuramente. Obrigado pelo comentário e por acompanhar o site.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)