É difícil encontrar uma pessoa que não goste de comer pão não é mesmo? Seja pão comum, pão integral ou pão caseiro, o pão faz parte do dia a dia de quase todo brasileiro! E daí surge aquele problema que quase todo alimento traz, comer pão faz engordar ou não? Quais os benefícios do pão para a saúde? Pensando nestas dúvidas, trouxemos este artigo com as maiores verdades e mitos sobre o pão!

Pão integral x pão de sal comum

Se você levar em consideração a opinião da mídia certamente vai escolher o pão integral, mas será que está fazendo a escolha correta? O primeiro passo é definir porque escolher um ou outro.

Sabemos que grande parte das pessoas que optam pelo pão integral é porque estão buscando o emagrecimento! Até aí tudo bem porque o pão integral conta com características que favorecem a melhor saciedade, justamente pela maior quantidade de fibras, mas não significa que você vai emagrecer ou engordar por escolher um ou outro!

Caso você ainda não saiba, uma pessoa que come pão comum pode conseguir emagrecer mais que outra que come pão integral, porque não é o tipo de pão que é o fator determinando pra conseguir o emagrecimento, na verdade é bem longe disso.

Quem garante, que a pessoa que come pão integral está comendo as quantidades ideais? E se ela estiver exagerando no consumo? Elas praticam atividade física regularmente? Para conseguir emagrecer a pessoa precisa gastar mais calorias do que consumiu durante o dia, o que chamamos de balanço calórico negativo. Já falamos disso aqui no Buscar saúde, vale a pena conferir!

Pão integral ou pão sem glúten

Comer pão integral engorda?

Pão deve ficar na geladeira?

Todos nós sabemos que a geladeira é um ótimo lugar para armazenar os alimentos, deixando-os frescos e próprios para consumo por mais tempo! Mas será que o pão se encaixa nesta lista de alimentos?

A resposta é não! Por mais comum que seja ver pessoas guardando pão na geladeira, isso é errado. Os especialistas alertam que as baixas temperaturas fazem o pão envelhecer com muito mais rapidez. Sendo assim, qual a melhor maneira de armazenar o pão?

Para evitar que o pão fique duro logo nas primeiras horas você deve armazená-lo sempre em sacos plástico bem vedados, mas o ideal mesmo é comprar a quantidade que será consumida, pois assim você tem sempre um pão novinho à sua disposição!

Pão sem glúten, sabor

Existem pessoas que não conseguem comer pão sem glúten porque não conseguem se adaptar ao sabor. Realmente o pão sem glúten tem uma textura bem diferente do pão de sal comum, porque eles são bem mais firmes, mais densos e mais esfarelados!

Uma dica que pode deixar o pão sem glúten mais apetitoso é fatiar em pequenos pedaços e torrar antes do consumo! Desta forma a textura do pão melhora bastante e fica mais fácil de consumir.

Pão sem glúten é pão low carb?

Ainda sobre o pão sem glúten, existem pessoas que acham que sem glúten é o mesmo que sem carboidrato, mas é bom ficar esperto porque muitos tipos de pães sem glúten contam com carboidratos como amido de batata, farinha de arroz e farinha de tapioca. Portanto, é importante ficar de olho na composição do pão!

Voltando ao início do artigo, sempre que for escolher o pão que vai consumir seja pão integral, pão de sal comum, pão caseiro, pão com ou sem glúten, o mais importante é observar todos os ingredientes no rótulo nutricional para definir se este produto é o mais adequado para o seu objetivo.

Neste vídeo abaixo você pode conferir a opinião uma nutricionista sobre este tema. Vale a pena conferir porque ela fala de uma maneira bem simples como uma pessoa engorda ou não, e se o pão tem influência neste aumento de gordura!

Sempre que falamos de alimentação aqui no site, alertamos sobre os riscos de adotar dietas milagrosas por conta própria. Se você quiser mudar seu hábito alimentar, consulte um nutricionista porque assim você vai estar cuidando da sua saúde em primeiro lugar.

Várias pessoas consideram o nutricionista um processo muito caro, mas elas não pensam que os problemas de saúde podem causar gastos muitos maiores, além de colocar a vida em risco. Sendo assim, busque o caminho mais saudável! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)