A quantidade de chocolate consumida no mundo todo é quase que incalculável! É muito raro encontrar uma pessoa que não gosta de chocolate e por isso, é muito comum você encontrar alguém saboreando chocolate quente, um bombom, um bolo de chocolate, um mousse de chocolate e etc.

Existem chocolates de vários tipos e sabores, e neste artigo vamos explicar quais os principais benefícios e malefícios de comer chocolate todos os dias! Será que isso é bom ou ruim para a nossa saúde?

Chocolate: Qual o segredo?

Ao comer chocolate, a pessoa está ingerindo vários ingredientes que causam vício, dentre eles, os principais são o açúcar, a gordura e os estimulantes como por exemplo, cafeína. Todos estes ingredientes são responsáveis pelo gostinho e sensação de quero mais.

Chocolate amargo benefícios.

Qual chocolate é mais saudável? Conheça os benefícios e malefícios do chocolate!

Chocolate: Quais os benefícios?

Para começar podemos dizer que o chocolate é um alimento rico em vários nutrientes importantes para a nossa saúde, como por exemplo:

  • Fósforo
  • Cálcio
  • Potássio
  • Sódio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Zinco
  • Cobre
  • Vitamina A
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina E

Entretanto, é errado pensar que ao comer muito chocolate, você vai suprir as necessidades nutricionais. Não são todos os tipos de chocolates que possuem os benefícios que vamos listar, ou seja, para usufruir destes benefícios, é importante escolher os chocolates com grande quantidade de cacau e pouca quantidade de açúcar e leite.

Chocolate amargo faz bem para a saúde

A maioria dos chocolates tem gosto adocicado, porém, as opções mais saudáveis são os chocolates amargos! A justificativa é bem simples, estes chocolates possuem alto teor de cacau e quantidade reduzida de açúcar e gordura.

Para você ter ideia, o chocolate meio amargo conta com aproximadamente 50% de cacau em sua composição. Já no caso do chocolate amargo, este valor pode chegar à 85% de cacau! Todos estes valores devem constar na tabela de valor nutricional de cada produto.

Chocolate acelera o metabolismo

Ao contrário do que muitos imaginam, o chocolate pode ajudar no emagrecimento, mas para isso, a pessoa deve controlar o consumo e ingerir apenas os valores recomendados pelos especialistas.

As pessoas que consomem poucas gramas de chocolate escuro depois da refeição, conseguem acelerar o metabolismo, favorecendo a sensação de saciedade. Mas como falamos, isso ajuda no combate aos quilos extras, só que para conseguir atingir o seu objetivo, é necessário aliar uma boa alimentação à uma rotina regular de exercício físico.

Chocolate combate ao câncer

Caso você não saiba, o cacau tem em sua composição moléculas que são chamadas procianidinas, que é uma substância com propriedades antioxidantes importantíssimas para auxiliar principalmente no combate ao câncer de intestino.

Chocolate: Quais os malefícios?

Se você é amante dos chocolates brancos a notícia não é muito boa, visto que este é o tipo de chocolate menos indicado. O chocolate branco é rico em leite, açúcar e manteiga de cacau, fazendo com que este tipo de chocolate tem níveis baixíssimos de cacau em sua composição, e muita gordura.

O consumo excessivo de chocolate branco elimina todos os benefícios que o cacau pode oferecer e pior ainda, a pessoa fica mais propensa a ter problemas graves como por exemplo, obesidade, diabetes e hipertensão.

Chocolate faz mal para a pele. Geralmente os chocolates são compostos por:

  • 8% de proteínas
  • 60% de carboidratos
  • 30% de gorduras

Como o teor de gordura é muito alto, a pessoa tende a ficar com a pele mais oleosa, favorecendo o desenvolvimento das temidas acnes.

Chocolate: Falsa tranquilidade

Quando a pessoa come um chocolate, acontece um aumento na liberação de dopamina que é um dos hormônios responsáveis pela sensação de felicidade, relaxamento e bem-estar. Qualquer pessoa quer se sentir assim e isso não é ruim, o problema é quando a pessoa precisa comer chocolate todas as vezes que precisar dessa sensação.

Agora vamos falar do principal problema relacionado ao chocolate, que é justamente o consumo excessivo. Dentre os problemas mais comuns, podemos citar:

Agora você já conhece os benefícios e malefícios relacionados ao chocolate. Entenda que você não precisa ficar sem comer chocolate, mas ao mesmo tempo, você não pode comer grandes quantidades todos os dias. Os especialista indicam que o consumo diário saudável é de 30 gramas.

Espero que tenha gostado deste interessante artigo e se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)