Você já ouviu falar da endorfina? Se ainda não sabe o que é, estamos falando do principal hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Neste artigo vamos falar dos benefícios, além de mostrar quais ações favorecem a liberação destes hormônios da felicidade e do prazer.

Hormônios da felicidade: Qual a importância?

Quando a pessoa se sente feliz, ela naturalmente melhora a sua autoestima, favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, combate as ações do envelhecimento precoce, reduz os níveis de estresse e afasta as chances de desenvolver depressão!

O que é Endorfina?

Como já dissemos, a sensação de felicidade está diretamente relacionada à endorfina! Caso você não saiba, este hormônio é produzido pela hipófise e é transportado para o restante do corpo através da corrente sanguínea.

O que é endorfina? Qual a função da endorfina?

Dicas para liberar endorfina e ter momentos ainda mais felizes!

Hormônios da felicidade: Como liberar?

É importante compreender que existem várias formas de liberar endorfina na corrente sanguínea, ou seja, são vários estímulos que fazem com que o sistema nervoso envie os comandos para que haja a liberação destes hormônios.

Na sequência deste artigo vamos mostrar quais são as ações mais comuns para liberar o hormônio da felicidade. Porém, é importante informar que nem todas podem estar relacionados ao seu gosto pessoal! Então, é importante buscar as atividades que você goste e que te deixe bem ao realizá-las.

Liberar endorfina: Praticar exercícios físicos

Praticamente não é novidade dizer que o exercício físico é uma das formas mais eficientes de liberar endorfina! A pessoa que pratica corrida pelo menos 1 vez por semana obtém este benefício de uma forma muito impressionante, mas se você não gosta de corrida não se preocupe, porque Pilates, Natação, Yoga ou qualquer outra atividade física também estimulam a liberação deste hormônio da felicidade.

Liberar endorfina: Comer chocolate

A sensação de prazer ao comer chocolate não é à toa! O chocolate tem anandamina em sua composição, por isso a pessoa se sente tão bem e feliz ao comer chocolate. O grande problema é o exagero, então não é necessário comer uma enorme quantidade de uma vez, visto que apenas um quadradinho daquela barra de chocolate, já é o suficiente para oferecer os benefícios sem causar impacto no balanço calórico.

Liberar endorfina: Sorria

Um dos motivos da geração atual estar menos saudável é justamente a falta de encontros, onde as pessoas se reuniam para contar histórias e dar boas risadas. Vários estudos já comprovaram que a risada tem um poder benéfico enorme no organismo! E caso você não saiba, o riso é usado em diversos tipos de tratamentos, recebendo o nome de risoterapia. Uma das formas mais naturais de liberar endorfina é sorrindo! Então, abuse dos momentos felizes, dê ótimas gargalhadas, daquelas de fazer a barriga doer de tanto rir.

Liberar endorfina: Contato íntimo

O prazer sexual também favorece a liberação de endorfina. Sendo assim, um casal com vida sexualmente ativa está duplamente feliz! É importante frisar que quando o relacionamento não vai bem, a tendência é que o grau de felicidade pela liberação do hormônio seja menor, visto que outros sentimentos e pensamentos podem contribuir negativamente para este processo.

Liberar endorfina: Pensamento positivo

A pessoa que consegue valorizar os momentos mais simples e criar pensamentos mais constantes de bons momentos, certamente vai conseguir uma liberação maior de endorfina. Estudos mostram que quanto mais pensamentos positivos a pessoa tiver, maiores são as chances de ter uma boa saúde, afastando problemas relacionados à saúde emocional como a depressão por exemplo.

Liberar endorfina: Crie objetivos

A pessoa que traça planos consegue adicionar momentos de emoção e conquistas em sua vida! Porém, infelizmente a grande maioria ainda prefere focar os pensamentos negativos nos objetivos que não foram alcançados, minimizando a importância dos que foram conseguidos. Entenda que o sonhar as vezes é mais prazeroso do que a vitória, tudo depende da sua forma de absorver as lições e bons momentos deste processo.

Liberar endorfina: Comer alimentos certos

Talvez você nem imagine, mas é possível estimular a liberação do hormônio da felicidade através do consumo de alguns alimentos! O tomate, castanha do pará e vinho tinto possuem em sua composição uma boa quantidade de serotonina, que tem uma função bem parecida com a da endorfina.

Ricos do uso de drogas

A liberação de endorfina também acontece quando a pessoa usa drogas, mas neste caso o benefício é substituído rapidamente pelos riscos e efeitos colaterais extremante prejudiciais para a saúde. O uso de drogas afeta a saúde cerebral, podendo causar problemas graves e levar a pessoa à morte.

Com as dicas que passamos você tem várias opções saudáveis para estimular a liberação de endorfina e o mais legal de tudo, é que as próprias ações em si já são momentos prazerosos, ou seja, na busca da felicidade você vai estar vivendo momentos felizes.

Quais das ações citadas fazem parte da sua rotina? Conte para nós quais os momentos mais felizes da sua semana e o porquê? Se tiver alguma sugestão ou crítica sobre o site, favor deixar nos comentários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)