Quase todo mundo não tem o tempo ideal que queria para cuidar do corpo e da saúde. As tarefas diárias, seja no trabalho ou na família fazem com que a rotina estressante tome quase todo o tempo na vida das pessoas.

O número de pessoas doentes vem crescendo alarmantemente e isso é algo muito preocupante. Doenças que antes eram consideradas como problemas de adultos, agora fazem parte da vida de crianças e jovens.

Tudo isso é reflexo de uma vida cada vez menos saudável, mas como mudar o estilo de vida? Quais são os hábitos que podem te levar a uma vida mais saudável? Neste artigo vamos te mostrar como viver melhor, com mais saúde e quais as pequenas mudanças na rotina que irão deixar a sua saúde muito melhor.

Existem simples mudanças nas suas ações diárias que podem fazer um bem enorme para a sua saúde, consequentemente te oferecer uma qualidade de vida muito melhor, reduzindo as chances de desenvolver diversas doenças como a diabetes, por exemplo. Saibam quais são elas a seguir:

Suba escadas

Sempre que você tiver a oportunidade de trocar rampas e elevadores por escadas o faça. Quanto mais degraus você subir diariamente, maior será os benefícios físicos obtidos. Dentre eles podemos citar a tonificação muscular, melhorias no sistema cardiorrespiratório e na coordenação motora.

Como combater o estresse?

Como ter uma vida mais saudável?

Caminhar faz bem para a saúde

Sempre que possível, troque o meio de transporte pela caminhada. Se for em algum local perto de casa, vá caminhando e incentive os demais moradores da sua casa a fazer o mesmo. Assim como acontece com subida nas escadas, os benefícios da caminhada são: tonificação muscular, melhorias no sistema cardiorrespiratório e na coordenação motora.

Cuide da sua saúde

É fundamental realizar exames preventivos e avaliativos anualmente, sendo ainda mais importante após os 30 anos, idade em que o organismo começa a sofrer quedas de desempenho nas suas funções fisiológicas. Jamais espere um problema de saúde aparecer para realizar todos os exames necessários. Diversas doenças tem cura ou um tratamento bem menos complicado quando o problema é diagnosticado logo no início.

Evite excessos

As pessoas tendem a ser compulsivas quando o assunto é a alimentação. Geralmente comemos muito mais do que precisamos e isso é ainda mais agravado pela quantidade incorreta de nutriente que ingerimos.

Comidas gordurosas e com muito açúcar devem ser minoria no consumo diário. As verduras, frutas e legumes devem ser maioria na nossa dieta alimentar, mas infelizmente para uma grande parte da população, a realidade é justamente o contrário.

Cuidado com as carnes! O consumo elevado de churrasco também traz um efeito negativo para a nossa saúde. É fundamental reduzir o consumo de carne vermelha que geralmente é muito gordurosa. O mais indicado é trocar por carne branca porque ela ajuda na redução do colesterol ruim, evitando o desenvolvimento de vários problemas de coração.

Consultar um nutricionista e reavaliar a sua alimentação é um dos pontos mais importantes para quem quer ter uma vida saudável. Sem se alimentar de maneira correta, o seu organismo jamais irá funcionar nas condições ideais.

Mude seu dia para melhor

A forma como você levanta pode influenciar todo o resto do seu dia. Se você já acorda de mal humor, reclamando de tudo, o estresse já vem à tona antes mesmo de você sair da cama. O estresse já está relacionado com úlceras, insuficiência cardíaca e até para a hipertensão.

Crie o hábito de acordar mais contente, realize alongamentos ao levantar, eles oferecem um relaxamento muscular e trazem uma sensação de bem estar, além de reduzir as dores musculares e câimbras durante todo o dia.

Ter um tempo para você é muito importante para se ter uma vida saudável. A pessoa precisa ter momentos de lazer, distração e existem muitas pessoas que praticamente abandoram isso. Nesta condições, é quase impossível combater o estresse e a depressão.

Realize atividade físicas

Uma pessoa sedentária jamais terá uma boa saúde! Busque uma vida mais ativa o quanto antes, existem muitas formas de se exercitar e diversas modalidades, não é possível que nenhuma delas te chame a atenção.

Para manter o corpo em bom funcionamento, além de tudo isso que já citamos, a pessoa precisa se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Os benefícios da atividade física são impressionantes e por mais que você não goste de se exercitar, é necessário.

Busque um médico e realize todos os exames necessários para obter a liberação para se exercitar e conte sempre com a orientação de profissional de Educação Física. Enfim, chegamos ao final deste artigo e acreditamos que com todas estas dicas você pode começar as mudanças para buscar uma vida muito mais saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)