Ômega 3, quais os benefícios para a saúde?

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno.

O ômega 3 é muito importante para a saúde, mas infelizmente ainda são poucas pessoas que conhecem os benefícios do ômega 3. Pensando em instruir e informar cada vez mais pessoas sobre a importância de uma alimentação melhor consumindo sempre nutrientes importantes, trouxemos este artigo que vai falar o que é ômega 3 e quais os alimentos ricos em ômega3.

Ômega 3: O que é?

Para quem não sabe ou não conhece, o ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada que pode oferecer inúmeros benefícios para o nosso organismo. Este nutriente é essencial e deve fazer parte da nossa alimentação, visto que o corpo não consegue produzi-la. Sendo assim, é importante consultar um nutricionista para avaliar qual a melhor maneira de adicionar ômega 3 em nossa rotina alimentar.

Como o assunto ômega 3 está em alta no mercado, existem vários tipos de suplementos deste nutriente, mas saiba que você jamais deve iniciar uma suplementação sem orientação especializada. Portanto, as pessoas que compram o suplemento em qualquer lugar e sem orientação, estão correndo sérios riscos!

Ômega 3 quais alimentos consumir?

Alimentos ricos em ômega 3

Ômega 3: Quais os benefícios?

Todos os benefícios que vamos citar na lista a seguir são comprovados em estudos científicos, ou seja, quem não tem ingestão regular de ômega 3, está perdendo todas estas vantagens.

Além destes benefícios listados, quando há uma ingestão regular de ômega 3, o organismo consegue realizar a biossíntese dos ácidos graxos EPA e DHA, que apesar de ter estruturas bem parecidas, desempenham funções bem diferentes e importantes no organismo. O ácido graxo EPA atua principalmente com a boa saúde cardiovascular, já o ácido graxo DHA é considerado importantíssimo para o bom desenvolvimento do sistema visual e cerebral.

Para favorecer os benefícios do ômega 3 no organismo, as gorduras são parte fundamental porque elas favorecem a boa absorção de nutrientes importantes. Sendo assim, as vitaminas A, D, E e K jamais devem ser excluídas da dieta.

Ômega 3 emagrece?

Ele não atua diretamente no gasto enérgico, mas como os seus benefícios favorecem o bom funcionamento corporal, indiretamente ele se torna importante para quem quer emagrecer, por favorecer a boa saúde.

As pessoas que consomem o suplemento de ômega 3 para emagrecer precisam rever esta condição, porque ele não é o fator principal do emagrecimento e quanto mais exceder a ingestão, maiores são os riscos.

Quais os alimentos ricos em ômega 3?

Chegamos na parte principal do artigo que é onde vamos mostrar as principais fontes naturais de ômega 3. Quando você buscar um nutricionista, os alimentos desta lista provavelmente vão fazer parte da sua nova rotina alimentar!

As famosas cápsulas de ômega 3 que são usadas como suplementação, só devem fazer parte da sua dieta quando o especialista entente que a ingestão natural não é suficiente. Entretanto, vamos alertar novamente que isso depende de uma orientação especializada.

A principal contraindicação dos suplementos de ômega 3 é para as pessoas que possuem problemas de coagulação, principalmente para as pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. O excesso de ômega 3 pode causar sangramento.

Se você quiser ficar ainda mais informado sobre o ômega 3 e sua importância, no vídeo abaixo tem uma explicação fantástica de uma nutricionista. Certamente depois de assistir este vídeo você vai pensar melhor como a falta de ômega 3 pode ser prejudicar a saúde.

Encerramos aqui mais um artigo do Buscar Saúde e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer! Deixe também críticas construtivas e sugestões.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário