Os sais minerais, vitaminas e outros nutrientes são essenciais para o bom funcionamento de todo o organismo. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre a vitamina D e neste vamos dar atenção para a vitamina A! Conheça a sua importância para a saúde e saiba como descobrir se está com deficiência de vitamina A.

Vitamina A: Qual a importância?

Manter os níveis adequados de vitamina A no organismo é fundamental para manter a boa saúde, principalmente da retina. Quando a pessoa tem deficiência de vitamina A no organismo, ela corre sérios riscos de ter cegueira noturna, além de aumentar a degeneração macular que é uma das principais causas da cegueira em idosos.

Estudos mostram que os níveis adequados de vitamina A na forma de carotenoides também ajudam a reduzir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), câncer e/ou ataques cardíacos. Entenda que a vitamina A é indispensável para o fortalecimento do sistema imunológico!

O que é vitamina A?

Deficiência de vitamina A, como saber se você tem?

Vitamina A: Fontes naturais

Basicamente existem duas formas básicas de obter vitamina A. Através dos retinóides que são as substâncias ativas presentes nos alimentos de fontes animais como por exemplo ovos, carne e/ou leite integral. Saiba que o fígado é a carne com maior quantidade vitamina A, porque é exatamente o lugar onde ela é armazenada.

A segunda forma é através das precursoras da vitamina, as chamadas carotenoides que são encontradas em produtos de cor laranja e folhas verdes como por exemplo cenoura, repolho vermelho, batatas doces e/ou espinafre. Saiba que para obter uma boa quantidade de vitamina A destes alimentos, é importante que o consumo seja enquanto frescos. Os produtos enlatados sempre apresentam quantidade menores de vitamina A, porque uma quantidade é perdida durante a preparação, principalmente durante o cozimento.

Suplementos de Vitamina A

Atualmente no mercado existem vários tipos de suplementação alimentar, você pode encontrar facilmente suplementos que contêm a forma ativa ou a forma precursora da vitamina A.

Saiba que a forma ativa é mais indicada para as pessoas que possuem qualquer dificuldade na conversão de carotenoides em vitamina ativa. Inclusive, existe uma forma de suplemento que é solúvel em água!

Mas aqui vai uma informação importantíssima, jamais use suplementos alimentares por conta própria, busque sempre as opções naturais e só faça uso em caso de prescrição de um especialista.

Até agora você já sabe dos benefícios e importância de manter os bons níveis de vitamina A no organismo, mas agora certamente deve estar se perguntando: como posso saber se eu tenho deficiência de vitamina A no organismo? Para descobrir isso precisamos olhar os sintomas e é disso que vamos falar agora!

Vitamina A: Sintomas de deficiência

Podemos dizer que os níveis de vitamina A precisam estar bem baixos para a pessoa apresentar os sintomas, mas é importante ficar atento para combater o problema logo no início! Os principais sintomas de deficiência de vitamina A são:

  • Perda de apetite
  • Queda da função imunológica
  • Problemas respiratórios frequentes
  • Queda de cabelo
  • Erupções cutâneas
  • Pele ressecada
  • Olhos secos
  • Problemas visuais
  • Cegueira noturna
  • Fadiga

Vitamina A: Fatores de risco

Pessoas que tomam bebidas alcoólicas frequentemente estão mais propensas a ter deficiência de vitamina A no organismo. Os efeitos colaterais de alguns medicamentos também podem fazer com que a pessoa precise de uma ingestão maiores desta vitamina.

As pessoas que têm problema de desnutrição, doenças crônicas, que se recuperam de cirurgia ou que tem problemas de absorção de gorduras também precisam de uma ingestão maior de vitamina A. De acordo com estudos realizados, a manutenção dos níveis ideais de vitamina A é importante para reduzir a taxa de mortalidade em crianças com infecções virais.

Para as pessoas que estão passando por tratamentos como por exemplo, quimioterapia e/ou radioterapia, o sistema imunológico pode ser um pouco mais reforçado com uma suplementação razoável de vitamina A.

Todas as informações passadas neste artigo são de caráter informativo e educativo! Você jamais deve se automedicar ou adotar qualquer tratamento baseado no que falamos sem consultar o seu médico e o seu nutricionista.

As informações são importantes para alertar sobre a importância de manter a boa saúde. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)