Uma alimentação balanceada é fundamental para manter a boa qualidade de vida! Uma rotina alimentar rica em frutas, verduras e legumes é algo indispensável. Neste artigo o Buscar Saúde vai falar tudo sobre as frutas ricas em ferro, e quais são os benefícios que estas frutas podem oferecer.

Frutas ricas em ferro: Benefícios

Quando você consome regularmente frutas ricas em ferro, além de aproveitar esse nutriente você também vai obter Vitamina C, que é outro nutriente em grande quantidade nestas frutas que vamos citar.

Caso você não saiba, a Vitamina C é muito importante para a absorção do ferro de origem vegetal. Portanto, sem bons níveis de vitamina C o organismo tem dificuldades para absorver e manter os bons níveis de ferro, algo que pode resultar em uma anemia!

Frutas ricas em ferro, como escolher?

Conheça as frutas que são ricas em ferro! Entenda porque é importante evitar a deficiência de ferro no organismo.

Ferro: Nutriente importante

O ferro é sem dúvidas um dos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Caso você não saiba, o ferro também está envolvido no processo de transporte de oxigênio, auxiliando no bom funcionamento muscular e do sistema nervoso.

O ferro pode ser obtido naturalmente através da alimentação. Como falamos no início deste artigo, as frutas podem ser ótimas fontes de ferro, sendo uma opção interessantíssima para os vegetarianos que abdicaram do consumo de carne que é rica em ferro.

Contar com a orientação de um nutricionista é fundamental, principalmente quando você for retirar algum tipo de alimento da sua rotina alimentar. Todo alimento fornece algum tipo de nutriente importante, então é indispensável buscar alternativas para evitar doenças graves como por exemplo, a anemia.

Frutas ricas em ferro, quais são?

Para potencializar a absorção do ferro pelo corpo, a pessoa deve evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em cálcio na mesma refeição. Este equilíbrio é importante porque o cálcio interfere na absorção do ferro. Confira abaixo a lista com as frutas ricas em ferro.

  • Morango – 152 gramas equivalem à 0,6 mg de ferro
  • Abacate – 100 gramas equivalem à 1 mg de ferro
  • Damasco seco – 14 gramas equivalem à 0,66 mg de ferro
  • Coco – 33 gramas equivalem à 0,79 mg de ferro
  • Cereja – 145 gramas equivalem à 0,57 mg de ferro
  • Uva rosa ou vermelha – 160 gramas equivalem à 0,42 mg de ferro
  • Uvas passa – 36 gramas equivalem à 1,75 mg de ferro
  • Amora preta – 72 gramas equivalem à 0,41 mg de ferro

Deficiência de ferro

O consumo insuficiente de ferro pode ser notado quando a pessoa sente fraqueza, sonolência e falta de apetite. Se a deficiência de ferro não for corrigida rapidamente, a pessoa pode desenvolver anemia e outros problemas mais graves! O consumo ideal de ferro é:

  • Homens – 10mg de ferro por dia
  • Mulheres na menopausa – 10mg de ferro por dia
  • Mulheres no período fértil – 15mg de ferro por dia

Quando os níveis de ferro no organismo estão baixos, a hemoglobina não consegue transportar oxigênio adequadamente. Você já deve imaginar que o corpo humano não funciona sem oxigenação adequada.

Por isso, podemos dizer que a falta de ferro no organismo também está relacionada com a falta de ar, aumento da frequência cardíaca e cansaço. Quando os níveis de ferro estão baixos, a pessoa fica mais vulnerável para ter infecções.

Se quiser acrescentar ainda mais alimentos ricos em ferro na sua alimentação, este vídeo abaixo vai mostrar as melhores opções e os benefícios, vale muito a pena assistir!

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