Quais são os benefícios do banho de assento? É verdade que banho de assento pode melhorar a nossa saúde? Neste artigo, o Buscar Saúde explica todos os detalhes deste tipo de banho, além de mostrar como usar a bacia para banho de assento!

Banho de assento: História

Apesar deste tipo de banho ter origem europeia, o banho de assento acabou ficando extremamente popular em várias outras partes do mundo. Em alguns países do mundo ele pode ser chamado de banho de bacia.

Banho de assento: Benefícios

Os primeiros benefícios do banho de assento são voltados para o bem estar corporal! Sendo muito utilizado para regular a temperatura corporal como por exemplo, em casos onde a pessoa está com queimadura de sol ou para aliviar algum desconforto, onde podemos citar as dores nos casos pós-cirúrgicos.

Bacia para banho de assento

Dicas para tomar banho de assento e aproveitar os benefícios deste hábito! (FOTO: Fluxo Divino)

De acordo com os especialistas, tomar banho de assento regularmente também pode contribuir para o sucesso do tratamento de várias doenças que afetam a genitália feminina, e em alguns casos também a genitália masculina. Dentre os principais problemas podemos citar:

  • Corrimentos
  • Herpes
  • Infecções urinárias
  • Hemorroidas
  • Problemas de circulação

Banho de assento: Precauções

Apesar de ser uma prática quase sem riscos, mesmo assim existem alguns cuidados importantes para levar em consideração! Na hora se levantar após o banho, faça isso lentamente porque se você levantar de uma vez pode sentir tontura ou até vertigem! Neste momento você pode ter uma queda e com isso, o banho de assento que era pra trazer apenas benefícios, pode se tornar uma enorme dor de cabeça.

Como fazer o banho de assento?

Para tomar banho de assento é muito simples! Você vai precisar de uma bacia grande o suficiente você se sentar dentro dela. Esta bacia deve possibilitar que o tórax, os braços, e a cabeça fiquem fora dá água, além é claro das pernas e os pés. Sendo assim, as únicas partes do corpo que vão ficar submersas são as nádegas, a região genital e a parte do abdômen.

Agora vem um aviso importante! Lembre-se que a bacia para banho de assento deve ser muito bem higienizada antes do uso, porque ela pode conter germes que podem causar infecções graves, que é justamente o contrário do que buscamos não é mesmo?

Para o banho de assento, inicialmente você vai usar apenas a água que deve estar de morna para quente. Quando você encher o recipiente com água até a altura em que as partes citadas fiquem imersas, basta se sentar na bacia e ficar por aproximadamente 15 minutos. É recomendado tomar o banho de assento 3 vezes ao dia.

Existem pessoas que costuma adicionar um pouco de sal na água, mas isso não deve ser feito sem antes consultar o seu médico. Aliás, é importante frisar que todas as informações que trazemos no site são de caráter informativo! Então sempre que precisar de alguma orientação sobre saúde, leve sempre em consideração a palavra de um especialista.

Neste vídeo a seguir você pode conferir perfeitamente como é a posição do banho de assento, além de receber várias dicas sobre este hábito. Então se quer aprender ainda mais, vale muito a pena assistir!

Com isso chegamos ao final de mais este artigo do Buscar Saúde. Se quer aprender ainda mais sobre o seu corpo e melhorar a qualidade de vida, temos mais de 500 publicações falando sobre atividade física, alimentação e hábitos saudáveis, então continue acessando o site.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)