As queimaduras solares são bem comuns e grande parte das pessoas não sabem do que se trata. Saiba como agir em caso de pele queimada de sol e como prevenir este problema. Conheça os riscos e veja como agir em caso de pele queimada de sol!

Algumas pessoas ficam expostas ao sol quase que diariamente e com isso, a pele pode sofrer várias consequências como por exemplo, queimaduras solares, insolação e nos casos mais graves, o terrível câncer de pele. Aqui no Buscar Saúde já falamos sobre insolação e seus riscos, indicamos esta leitura complementar.

Neste artigo vamos focar nas queimaduras que surgem quando os raios ultravioletas conseguem penetrar na pele, causando a morte do tecido da epiderme. Como consequência, a pele acaba ficando esteticamente bem feia, ressecada e região afetada fica bem dolorida.

Pele queimada de sol, como tratar?

O que fazer em caso de pele queimada de sol?

Pele queimada de sol, o que fazer?

Quando a pessoa fica exposta ao sol tempo suficiente para sofre danos na pele resultantes desta longa exposição, é indispensável iniciar um tratamento imediatamente porque além de afetar o lado estético como já foi dito, esta situação também pode afetar a saúde da pele.

Atualmente no marcado pode ser encontrado diversos produtos para prevenir que a pele se queime. Então, o uso de protetor solar é extremamente recomendado para situações em que você possa ficar muito tempo exposto ao sol. Agora quando a pele já está queimada, o melhor é iniciar um tratamento natural para acelerar o processo de recuperação daquela região afetada.

Pele queimada de sol: Fique na sombra

O primeiro passo a fazer quando a pele está queimada de sol é permanecer na sombra, visto que uma nova exposição ao sol certamente irá piorar o problema. Quando houver necessidade de sair e ter exposição ao sol, é recomendado usar roupas que protejam a região da pele afetada, sendo muito importante usar protetor solar para ajudar na proteção!

Pele queimada de sol: Água fria

Quando a pele fica muito tempo exposta ao sol, ocorre um aquecimento exagerado daquela região e isso deve ser normalizado o quanto antes. Para isso, é indicado que a pessoa tome um banho de água fria para refrescar a região afetada, mas é importante frisar que a água não deve estar muito gelada. A aplicação de compressa fria na pele afetada também é uma boa alternativa para este problema, sendo assim, aplique compressa fria por 15 minutos e caso a vítima esteja consciente, dê uma boa quantidade de água para ela beber. Ingerir água é importante para evitar outras consequências da desidratação que ocorre facilmente quando há longa exposição ao sol.

Pele queimada de sol: Tratamento natural

Agora vamos listar 3 tratamentos caseiros utilizados pelas pessoas quando acontece queimadura da pele por longa exposição ao sol. Leia atentamente cada informação para não entender errado nenhuma dica!

  • Chá de camomila – Segundo os relatos, as propriedades medicinais da camomila ajudam a aliviar a dor e o ardor das queimaduras. A indicação é fazer a infusão de camomila e deixar esfriar totalmente, em seguida deve colocar na geladeira, preferencialmente em cubos de gelo que possam ser aplicados na pele afetada.
  • Babosa – Outro tratamento muito comum é com a babosa que é uma planta bastante usada pelas pessoas para aliviar a dor das queimaduras na pele causadas pelo sol. Segundo o relato destas pessoas, a babosa também atua na regeneração dos tecidos afetados, acelerando a recuperação.
  • Vinagre de maçã – De acordo com os relatos, o tratamento com o vinagre de maçã é um dos melhores para aliviar as dores causadas pelas queimaduras na pele. Segundo os relatos, este tratamento é o mais indicado para prevenir a aparição de bolhas na pele.

É importante frisar que nenhum dos 3 tratamentos caseiros têm comprovação científica da sua eficácia, mas achamos importante informar porque caso você conheça alguma pessoa que costuma tratar assim, você pode conversar sobre o tema e ajudar a instruir melhor sobre os tratamentos adequados que foram citados aqui!

É importante compreender que a melhor maneira de não sofrer as consequências das queimaduras na pele pela longa exposição ao sol, é justamente evitar esta exposição por muito tempo, e sempre usar, óculos, chapéus e protetor solar para ajudar na proteção. Se você adotar corretamente as medidas de prevenção, dificilmente sofrerá com este problema!

Se você notar que os tratamentos não estão surtindo efeito e a pele continua bem dolorida, é recomendado buscar uma orientação médica para avaliar detalhadamente o caso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)