Eu devo passar pomada para queimadura? Qual a diferença da queimadura de primeiro grau, segundo grau e terceiro grau? Neste artigo vamos responder estas dúvidas e falar o que passar em queimadura, além de explicar como agir em caso de queimadura de sol.

Queimadura na pele: Cuidados iniciais

O que a maioria das pessoas não imagina é que o primeiro passo importante em caso de queimadura é esfriar rapidamente o local afetado, porque assim se impede que as camadas mais profundas da pele continuem queimando e provocando mais lesões.

Outro erro muito comum das pessoas é tratar todas as queimaduras do mesmo jeito! Neste artigo vamos falar sobre os graus de queimadura e quais devem ser os cuidados que podem ser diferentes, principalmente nos casos de queimadura de 3º grau.

Pomada para queimadura

O que passar em queimadura? Saiba como ajudar uma vítima com pele queimada!

Queimadura de primeiro grau: O que fazer?

Primeiro vamos explicar o que é queimadura de primeiro grau! Um bom exemplo são as queimaduras de sol, que afetam somente a camada superficial da pele e os principais sintomas são: ardência, vermelhidão e aumento da sensibilidade na região afetada.

Os primeiros socorros para queimadura de primeiro grau são bem simples! Primeiro deve colocar a região afetada debaixo de água fria por aproximadamente 10 minutos. Nas primeiras 24 horas depois do ocorrido, é importante colocar na região afetada um pano limpo e umedecido em água fria, mas lembre-se de trocar e umedecer novamente o pano para manter a região bem fria!

Ao contrário do que muitas pessoas fazem, não é indicado passar produtos como óleo ou manteiga na queimadura. E a pomada para queimadura? O que se pode fazer é passar alguma uma pomada com características hidratantes ou cicatrizantes, mas é indicado que esta pomada seja prescrita pelo médica.

Sendo assim, antes mesmo de esperar qualquer acidente acontecer para buscar esta informação, converse com um médico ou um dermatologista para saber qual a pomada certa para passar em queimaduras.

Como falamos, as queimaduras de primeiro grau são comuns em pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol sem qualquer tipo de proteção, mas elas também podem acontecer quando seguramos algum objeto quente como por exemplo a tampa da panela!

Os sintomas geralmente desaparecem entre 2 ou 3 dias no máximo! Porém, a cicatrização completa da queimadura pode demorar até 2 semanas, podendo variar de acordo com o tratamento, tipo de pomada e até mesmo do organismo da pessoa.

Queimadura de segundo grau: O que fazer?

As queimaduras de segundo grau afetam as camadas intermediárias da pele, causando ardência e vermelhidão assim como nas queimaduras de primeiro grau, mas além disso, também há a formação de bolhas e/ou inchaço do local.

Os primeiros socorros para queimaduras de segundo grau também são bem simples!  O primeiro passo é colocar a região afetada debaixo de água fria corrente por aproximadamente 10 minutos. O próximo passo é lavar cuidadosamente a queimadura com sabão de pH neutro e água fria, mas nunca esfregue com muita força.

Durante as primeiras 48 horas você deve cobrir a região afetada com uma gaze molhada, lembrando sempre de trocar quando necessário. Jamais fure as bolhas que surgir na queimadura e não aplique nenhum produto, porque isso pode aumentar os riscos de infecções!

Este tipo de queimadura acontece quando a pele fica em contato com o calor por muito tempo, sendo a queimadura mais comum quando se derrama algum líquido quente sobre o corpo.

Em grande parte dos casos, a dor desaparece em no máximo 3 dias, mas a cicatrização completa pode demorar até 3 semanas. Observe a evolução do processo de cicatrização e caso note algum problema, busque um médico imediatamente para avaliar a situação!

Queimadura de terceiro grau: O que fazer?

As queimadura de terceiro grau são as mais graves e requerem uma atenção muito especial, porque elas podem colocar a vida da vítima em risco! Isso acontece porque em uma queimadura de terceiro grau, as camadas mais profundas da pele foram afetadas, e vários problemas graves podem aparecer se não houver um tratamento adequado.

O primeiro passo é chamar uma ambulância imediatamente através do número 192, se não for possível chamar o atendimento especializado é indispensável que a pessoa seja levada o mais rápido possível para o hospital.

O máximo que você pode fazer é colocar uma gaze esterilizada ou um pano bem limpo sobre a região afetada, até a chegada da ajuda médica. Isso é importante para evitar infecções. Jamais coloque qualquer tipo de produto na região afetada.

Existem casos em que as queimaduras de terceiro grau são tão graves que além da pele, vários órgãos, músculos e nervos também são afetados, ou seja, cada segundo pode ser valioso para salvar esta vítima!

Queimaduras: Quando ir ao hospital?

Como foi dito, a maior parte das queimaduras podem ser tratadas em casa com cuidados básicos, mas os especialistas indicam que a pessoa busque o atendimento médico para avaliar mais detalhadamente a situação, pois podem haver complicações que não estão tão aparentes assim!

Seguir corretamente as instruções passadas no artigo e no vídeo é indispensável para evitar danos desnecessários. Quando uma pessoa age da forma diferente do que foi orientado, ela pode agravar ainda mais a lesão, causando graves problemas e prejudicando ainda mais o processo de recuperação.

Queremos saber se você já se queimou alguma vez e qual foi o tipo de queimadura? Depois de ler este artigo você sabe me dizer se o tratamento que fez foi correto ou não? Deixe seu comentário e conte como você se recuperou da queimadura e quanto tempo demorou para se recuperar. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe nos comentários que vamos responder com maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)