Você sabe o que é CrossFit? É verdade que o CrossFit aumenta a massa muscular? Quem pode praticar CrossFit? Neste artigo vamos responder todas estas dúvidas e apresentar os principais benefícios e os malefícios do CrossFit. Veja como aproveitar ao máximo todas as vantagens que esta modalidade pode oferecer!

A busca pela vida fisicamente ativa tem aumentado consideravelmente e em partes, isso também faz com que as pessoas busquem uma rotina mais saudável. Exercícios físicos combinados com uma alimentação saudável são a chave para um corpo mais saudável, e quando o assunto é exercício físico, o leque de possibilidades é imenso e as pessoas precisam escolher aquele que mais lhe atrai, além é claro, aquele que ofereça as condições para que o objetivo seja alcançado.

O CrossFit é uma modalidade que tem agregado cada vez mais adeptos e com isso, as academias estão investindo pesado em estruturas que ofereçam atividades físicas de grande queima de gordura e definição muscular, que são as principais características do CrossFit.

O que é crossfit e quem pode praticar?

Veja quem pode praticar CrossFit e quais são as vantagens e desvantagens desta modalidade.

CrossFit, o que é?

O CrossFit caracteriza-se como um treinamento que desafia o seu condicionamento físico, exigindo dedicação máxima do seu corpo. Os exercícios funcionais podem substituir os monótonos exercícios aeróbicos de academia, mas é importante compreender que todas as atividades devem ser acompanhadas de um profissional qualificado, visto que ele será capaz de reconhecer os seu limites e resistência física.

CrossFit e suas características!

O CrossFit é uma ótima modalidade para quem quer emagrecer e definir a musculatura, porque os exercícios estimulam e trabalham todas as partes do corpo, proporcionando muito mais agilidade, flexibilidade, resistência e coordenação motora. O CrossFit promove uma queima intensa de calorias e quando a pessoa evolui o condicionamento físico e consegue manter o seu rendimento por mais tempo, o gasto calórico é ainda maior porque quanto maior o tempo de atividade física, maior será a quantidade de calorias gasta, principalmente quando são exercícios de alta intensidade.

CrossFit, quem pode praticar?

Esta modalidade pode ser aderida por todas as idades e geralmente as academias oferecem opções de turmas que são formadas por pessoas que estejam mais ou menos no mesmo nível. Ao contrário do que muitos imaginam, o CrossFit pode ser praticado por crianças, adolescentes e até idosos, mas a intensidade dos exercícios deve ser adaptada para cada idade, por isso é mais do que indispensável o acompanhamento profissional.

CrossFit, quais são os exercícios?

Não existe uma rotina fixa de exercícios no CrossFit, mas as atividades propostas visam estimular e desenvolver o aprimoramento da força física e resistência de todos os músculos, além de melhorar o equilíbrio e a autoconfiança. A forma de realização pode variar bastante, mas de um modo geral, o CrossFit conta com:

  • Levantamento de peso
  • Abdominais
  • Flexão de braço
  • Saltos
  • Agachamentos
  • Corrida
  • Exercícios de suspensão

CrossFit, quais os benefícios?

A ideia dos exercícios funcionais do CrossFit é justamente proporcionar um metabolismo mais ativo e acelerar consideravelmente a queima de gordura. Como estes exercícios são praticados em turmas, o espírito de equipe e apoio se torna outro diferencial para que esta modalidade atraia tantas pessoas. Agora vamos listar vários benefícios que a pessoa pode obter praticando CrossFit regularmente, são eles:

  • Melhoria da resistência cardiovascular
  • Diminuição do estresse
  • Aumento da resistência física
  • Definição muscular
  • Aumento da massa magra
  • Redução do percentual de gordura
  • Metabolismo mais ativo e acelerado

CrossFit, como evitar lesões?

É muito importante conhecer o seu preparo físico e seus limites! O grande erro das pessoas que praticam CrossFit é querer os resultados rapidamente, o que é extremamente perigoso. Portanto, seja definição muscular ou emagrecimento, respeite a adaptação e a evolução gradativa, pois desta forma você não correr o risco de comprometer a saúde do seu corpo.

Quando as aulas não são ministradas por profissionais de Educação Física ou as pessoas não respeitam as orientações deles, o risco de lesão é altíssimo. Sendo assim, jamais tente buscar resultados incompatíveis com o seu condicionamento físico e lembre-se, cada pessoa tem a sua própria limitação e desafios a serem superados, então o melhor passo é sempre respeitar a si mesmo e não ir além do que seu corpo pode suportar.

CrossFit e hidratação!

Em toda prática de exercício físico a pessoa deve se preocupar com a hidratação e com o CrossFit não seria diferente. A pessoa perde muito líquido durante a aula de CrossFit e caso ela não faça a hidratação adequada, ela pode colocar em risco a sua saúde. Então é preciso compreender que a ingestão de água deve acontecer antes, durante e depois da aula, visando sempre manter o bom funcionamento do seu organismo.

CrossFit aumenta o volume muscular?

O CrossFit é uma excelente opção para quem busca emagrecer, mas não é a modalidade mais indicada para quem quer aumentar a massa muscular, porque o CrossFit não foca em prática isolada que é o mais indicado para este objetivo, mas mesmo assim pode contribuir um pouco. Portanto, os exercícios de musculação são os mais indicados para aumentar o volume muscular.

As atividades físicas são sempre bem vindas e estão repletas de benefícios, mas quando a pessoa não segue as orientações corretamente, as chances de lesões e problemas graves podem surgir. Então aqui vai mais um alerta importante, jamais inicie qualquer modalidade antes de consultar um médico e obter a liberação para se exercitar.

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