O que é fadiga muscular? Vamos responder esta pergunta e mostrar as principais causas de fadiga muscular. Fique bem atento às informações porque se você pensa que a fadiga muscular tem relação apenas com as atividades físicas, você está bem enganado!

Fadiga muscular: O que é?

Obviamente que a maioria dos casos de fadiga muscular ocorre após um esforço físico com intensidade maior do que normalmente os músculos estão habituados a receber. É importante frisar que este exercício físico não necessariamente é uma pratica esportiva, pode ser que a pessoa se esforçou muito durante o trabalho e com isso, os músculos se cansam rapidamente e ficam sem força!

Sintomas de fadiga muscular

O que provoca fadiga muscular?

Fadiga muscular: O que causa?

Além do esforço físico excessivo, a fadiga muscular também é comum entre as pessoas mais velhas, justamente por ser um processo natural do envelhecimento, já que as pessoas tendem a ficar mais inativas e assim os músculos acabam perdendo massa muscular.

Até aqui falamos das causas normais de fadiga muscular, mas agora vamos focar nos possíveis problemas de saúde que fazem com que a pessoa constantemente sinta essa forte fadiga muscular. É importante avaliar as situações e buscar o tratamento o quanto antes porque senão, a qualidade de vida pode ser muito prejudicada, podendo impossibilitar a pessoa de realizar várias atividades normais.

Fadiga muscular: Ausência de minerais

Quando a pessoa fica constantemente fadigada, uma das causas mais comuns investigadas é falta de minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.  Dentre os mais comuns estão o potássio, magnésio e/ou cálcio. Talvez você não saiba, mas estes minerais são importantes para o bom funcionamento muscular, ou seja, quando ocorre alterações nos níveis ideais destes nutrientes, o músculo tem mais dificuldade para contrair e relaxar, causando mais cansaço.

Para evitar este problema você deve manter o consumo ideal de alimentos ricos em magnésio, cálcio e potássio. E se você estiver se perguntando qual alimento e quais as quantidades consumir, a resposta está em uma consulta com um nutricionista. Se a gente informar qualquer quantidade estaremos mentindo, visto que as necessidades de uma pessoa não são as mesmas da outra!

Fadiga muscular: Anemia

A oxigenação também é parte fundamental para o bom funcionamento muscular! A anemia provoca a redução do número de células vermelhas no sangue e caso você não saiba, elas são responsáveis por transportar o oxigênio do sangue até aos músculos. A anemia é uma doença lenta e os principais sintomas de anemia são cansaço constante, fadiga muscular e falta de ar.

Fadiga muscular: Diabetes

Esta é outra doença que provoca fadiga muscular! A pessoa com diabetes tem um aumento do nível de açúcar no sangue e isso pode afetar negativamente no funcionamento muscular, principalmente daqueles músculos que estão ligados aos nervos! A fadiga muscular em pessoas com diabetes é mais comum entre aquelas que não estão seguindo corretamente o tratamento.

Fadiga muscular: Problemas cardíacos

As doenças cardíacas são perigosas e silenciosas, principalmente a insuficiência cardíaca, que provoca a diminuição do fluxo de sangue oxigenado no corpo. Quando a pessoa tem problemas cardíacos, ela se sente cansada com muita facilidade, mesmo sem fazer esforço físico. Se você desconfia de qualquer doença do coração, você deve buscar a ajuda de um cardiologista imediatamente.

Fadiga muscular: Doenças renais

Os problemas dos rins também podem causar fadiga muscular, visto que se os rins não estão funcionando da maneira ideal, certamente haverá um desiquilíbrio de vários nutrientes no organismo. Sendo assim, fica impossível que os músculos atuem sem problemas quando o cálcio, magnésio e/ou potássio estão em quantidades erradas. Portanto, se você desconfiar de algum problema renal ou tem histórico familiar de doenças renais, busque sempre o acompanhamento de um nefrologista que é o médico especialista desta área!

Esperamos ter ajudado com essas dicas e como falamos, sempre que suspeitar que algo não está legal com seu corpo, busque imediatamente a ajuda médica. Na maioria dos casos, o tratamento é muito mais eficaz quando o problema está no início!

Você costuma ficar fadigado com facilidade? O que costuma fazer para evitar isso? Deixe nos comentários a sua experiência sobre o tema. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe também nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Fadiga muscular, o que pode causar?”

  1. Marcio

    Olá! Muito Bom. Mais toque legal, de conhecimento. Estamos juntos!

    Responder
    • Bruno

      Agradeço demais pelo comentário. Espero que continue visitando o nosso site.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)