Os ossos são fundamentais para a locomoção e sustentação do corpo humano. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo falando sobre as principais doenças ósseas e como evitá-las. Novamente vamos falar exclusivamente sobre os ossos e para começar temos uma pergunta, você se lembra do Show do Milhão? Uma pergunta que saiu uma vez no programa foi quantos ossos tem o corpo humano, você saberia responder? Ossos da mão, ossos do pé, ossos do crânio, neste artigo vamos falar quanto ossos são e dar nome para todos eles!

O que é esqueleto humano?

O conjunto de ossos forma o esqueleto humano que é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular, ambos são unidos pela cintura pélvica e escapular. No esqueleto axial temos a estrutura central que é composta pelos ossos das cabeça, pescoço e tronco. Já o esqueleto apendicular é composto pelos ossos dos membros superiores (braços e mãos) e membros inferiores (pernas e pés).

Quantos ossos tem o corpo humano?

Você sabia que um recém-nascido tem mais ossos que um adulto? Os bebês tem vários ossos em formação, por isso o número é maior chegando à aproximadamente 300 ossos. Esta quantidade é maior porque existem vários ossos pequenos na cabeça do bebê, que vão se unindo com o passar dos anos formando ossos maiores.

Respondendo a principal pergunta deste artigo, o corpo humano de adulto tem 206 ossos, que são divididos em:

  • Ossos da cabeça
  • Ossos do pescoço
  • Ossos do ouvido
  • Ossos do tórax
  • Ossos do abdômen
  • Ossos dos membros inferiores
  • Ossos dos membros superiores
Quantos ossos tem o corpo humano?

Conheça todos os ossos do corpo humano e como eles são divididos.

Na sequência do artigo vamos dar nomes aos ossos e para facilitar o entendimento, vamos separá-los por grupos. Essa divisão pode inclusive te ajudar nos estudos, onde a pessoa precisa aprender os grupos e os nomes dos ossos do corpo humano!

Ossos da cabeça

Na hora da prova, os ossos da cabeça estão entre os que mais trazem dificuldades para memorizar. No total são 22 ossos na cabeça, são eles:

  • Crânio (8 ossos) – 2 parietal, 2 temporal, frontal, esfenoide, occipital e etmoide
  • Face (14 ossos) – 2 zigomático, 2 nasal, 2 maxilar, 2 concha nasal inferior, 2 palatino, 2 lacrimal, mandíbula e vômer

Osso do pescoço

No pescoço temos apenas um osso para ser memorizado, que é o hioide.

Ossos do ouvido

No ouvido temos apenas 6 ossos! E uma curiosidade é que o menor osso do corpo humano está localizado justamente no ouvido. Se você ficou curioso, estamos falando dos 2 estribos que ficam no ouvido médio e tem apenas 0,25 centímetros. Os outros ossos do ouvido são 2 bigorna e 2 martelo.

Ossos da região torácica

Agora estamos chegando nas partes com grande quantidade de ossos. Apesar de contar com 44 ossos, os nomes são fáceis de memorizar! Os ossos do tórax são 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

Ossos da região do abdômen

Na região do abdômen temos apenas 7 ossos, sendo 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix.

Ossos dos membros inferiores

Agora começa a parte mais difícil de memorizar, entre a cintura pélvica, as pernas e os pés. Neste grupo temos outra curiosidade que é o fêmur, o maior osso do corpo humano. Ao todo, os membros inferiores são formados por 62 ossos, que são:

  • Cintura pélvica (2 ossos)
  • Pernas (8 ossos) – 2 fêmur, 2 tíbias, 2 patelas e 2 fíbulas
  • Pés (52 ossos) – Tálus, calcâneo, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, navicular, metatarsais, falanges proximais, falanges médias e falanges distais

Ossos dos membros superiores

O grupo com a maior quantidade de ossos é justamente os membros superiores, sendo 64 ossos que são:

  • Cintura escapular (4 ossos) – 2 clavículas e 2 omoplatas
  • Braços (6 ossos) – 2 úmeros, 2 rádio e 2 ulna
  • Mãos (54 ossos) – Escafoide, piramidal, semilunar, pisiforme, capitato, trapézio, trapezoide, hamato, metacárpicos, falange distal, falange média, falange proximal

Gostou das dicas e de conhecer os nomes dos ossos? Neste vídeo abaixo você pode conferir ótimas dicas para ajudar a memorizar o nome dos ossos do corpo humano. Vale muito a pena conferir porque o especialista da ótimas dicas para ajudar na identificação.

E assim encerramos mais um artigo interessante sobre o corpo humano. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários, pois pode ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo aqui do Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)