COVID-19, como se proteger do Coronavírus!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

A pandemia causada pelo Coronavírus que foi detectado na China segue deixando as pessoas em pânico! O vírus conhecido como SARS-CoV-2 que deu origem à toda esta infeção do COVID-19, causa problemas respiratórios graves e tem alto poder de transmissão. Então o que fazer?

Neste artigo vamos explicar quais são os cuidados gerais para se proteger do vírus! Desde já entenda que a proteção vai muito além de ter álcool em gel em casa ou não. Leia atentamente cada dica e principalmente, coloque-as em prática imediatamente.

Coronavírus: Como se proteger?

Lave muito bem as mãos com água e sabão! Isso deve ser feito várias vezes por dia! Durante a lavagem que deve durar entre 20 a 30 segundos, você deve esfregar muito bem todas as regiões das mãos.

Evite ao máximo frequentar locais públicos, principalmente os que são fechados e tem uma grande concentração de pessoas! Dentre os locais que devem ser evitados podemos citar por exemplo, os shoppings, casas de shows ou academias.

Cubra muito bem a boca e nariz sempre que for tossir ou espirrar. Caso você já esteja contaminado e não saiba, adotando essa postura você evita que o vírus se espalhe pelo ar e possa contaminar os objetos próximos.

Evite ao máximo tocar os olhos, nariz e boca, principalmente após chegar da rua ou ter contato com qualquer outra pessoa. O uso de máscara de proteção individual é indicado apenas se você estiver doente, porque essa máscara convencional não evita que o vírus passe pela máscara.

Coronavírus, Covid-19, sintomas de coronavírus

Tudo que precisa saber para se proteger do Coronavírus!

Coronavírus: Cuidados em casa!

Nunca compartilhe objetos pessoais! Mantenha a sua casa e/ou ambiente de trabalho muito bem arejado. Ao contrário do que muitos pensam, fechar a casa não ajuda a se livrar do vírus, porque isso na verdade favorece a contaminação.

Na hora de preparar os alimentos, a indicação é que você cozinhe muito bem cada fruta, legume, verdura. Os demais alimentos que não são cozidos, devem ser consumidos sem casca.

Retire todas as roupas e os sapatos na entrada de casa, principalmente se tiver frequentado algum local público com muitas pessoas. Vá imediatamente para o banheiro e tome um banho caprichado!

Limpe regularmente as superfícies dos objetos que são mais utilizados dentro de casa! Dê atenção redobrada para as mesas, maçanetas, controles remotos, interruptores e celulares.

Evite ao máximo o contato com os familiares, principalmente aqueles que precisam sair de casa regularmente! Neste período de pandemia você deve se privar de beijos e abraços que são situações que favorecem a transmissão.

Coronavírus: Como se proteger no trabalho?

Durante a pandemia causada pelo COVID-19, o mais aconselhado é que o trabalho seja em casa. Então se você pode ficar de home office é o mais prudente a ser feito, mas se você não tem essa opção, siga as dicas que vamos passar na sequência.

No trabalho evite qualquer contato com os colegas de trabalho. Também evite permanecer próximos demais deles durante o período que estiverem trabalhando. Limpe regularmente as superfícies do local de trabalho, principalmente as mesas, cadeiras e os demais objetos como monitores, mouse e etc.

Evite ao máximo o uso de ar-condicionado! O aconselhado é manter todas as janelas possíveis abertas para ajudar na circulação do ar. Se houver alguém espirrando ou tossindo, a pessoa deve trabalhar em um local isolado dos demais companheiros de trabalho.

Para continuar se atualizando sobre o caso Coronavírus, indicamos que assista e siga os vídeos do Biólogo Átila Iamarino que estamos deixando abaixo. Ele é especialista no assunto e tem feito conteúdos regulares para compartilhar informações verídicas sobre o Covid-19.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais! É muito importante que cada vez mais pessoas fiquem por dentro das informações corretas sobre a doença.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário