Sabemos que falar em público pode ser uma tarefa muito difícil para grande parte das pessoas! Chegar na frente de um grupo de pessoas e conversar exige muito mais do que confiança e conhecimento no que está dizendo!

Porém, este medo de falar em público pode ser reduzido ou até mesmo eliminado. E foi pensando nestas pessoas que trouxemos este artigo que vai mostrar várias dicas para quem quer perder o medo de falar em público.

Falar em público: Importante mudar

Se você faz parte do grupo de pessoas que evita ao máximo falar em público, a nossa primeira dica é que você precisa enfrentar este tipo de situação, visto que mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com um momento importante na sua vida dentro destas condições.

Para você ter ideia como isso é mais comum do que imagina, você vai precisar apresentar trabalhos na escola ou na faculdade, isso sem falar do importantíssimo TCC. Em uma entrevista de emprego, você pode se deparar com uma equipa responsável pelas contrações da empresa, e essas são apenas algumas situações comuns.

Como perder o medo de falar em público?

Dicas para quem tem medo de falar em público!

Falar em público: Perdendo o medo

A partir de agora, o Buscar Saúde vai apresentar dicas para te ajudar a superar este medo, mostrando várias técnicas para falar em público. Mas é importante compreender que nem todas vão servir para o seu caso, então é necessário experimentá-las para descobrir qual é a que mais combina com a sua personalidade.

Preparação para falar em público

Parece obvio dizer isso, mas você precisa fazer uma preparação para este momento! Portanto, seja uma palestra, um trabalho na faculdade ou uma reunião no trabalho, em todas estas situações você precisa treinar o que vai ser dito.

Em quase todas as situações em que é preciso falar em público, um tempo é pré-estipulado, mas você jamais deve ir com a preparação no tempo exato, pois podem haver imprevistos.

Sendo assim, se o tempo estipulado é de 30 minutos, prepare o seu conteúdo com possibilidades de ser encurtado ou estendido. Fazendo isso você evita situações estressantes causadas por imprevistos.

Entender do assunto é fundamental para não ficar acuado frente às possíveis perguntas que possam surgir. Leia bastante sobre o que precisa ser dito ou apresentado, e esteja sempre pronto para ir além de sua linha principal de raciocínio.

Mas como fazer isso? Estude bem o assunto, busque várias fontes de informação e treine bastante! Faça apresentações para pessoas da sua família ou amigos, converse com eles sobre o assunto, faça uma gravação e assista depois para corrigir os possíveis erros, além de melhorar os pontos que achar necessário.

Falar em público não é decorar falas

O grande erro das pessoas é querer decorar tudo que precisa ser dito e isso é impossível! Saber o que está sendo dito é muito mais confortável, pois qualquer pergunta que fuja um pouco do que foi decorado, certamente pode colocar tudo a perder.

A única coisa que você precisa decorar são dados indispensáveis como por exemplo conceitos e citações, mas se você treinar bem o que vai ser apresentado, estas informações vão ser assimiladas com muito mais facilidade.

Se você estiver com dificuldades em lembrar de uma determinada palavra, a nossa dica é buscar sinônimos para ela, pois assim diminui a chance de esquecê-la na hora H. Saber a ordem do que vai ser dito é importante para determinar qual vai ser o início, o meio e o fim do seu discurso.

Falar em público requer um bom Português

Principalmente em entrevistas de emprego e trabalhos da faculdade, um erro de Português pode colocar tudo a perder! Para evitar ao máximo os erros, você deve estudar bem o conteúdo e fazer várias correções no que foi escrito e estudado, visto que é natural encontrar erros de gramática mesmo após várias revisões.

Rescreva várias vezes se for necessário até encontrar o texto que passe o conteúdo correto, mas facilitando a sua apresentação. Peça para alguém da família ou amigo ler o que vai ser apresentado, é uma forma interessante de avaliar o que vai ser dito, além de aumentar as chances de eliminar os possíveis erros gramaticais.

Entretanto, você não precisa ficar preso totalmente em um Português invejável, visto que é natural usar uma linguagem informal em alguns momentos. Também é comum ter alguns pequenos deslizes no que vai ser dito. Então, não entre em desespero por qualquer coisa, basta retomar o raciocínio e evitar os erros recorrentes.

Tenha postura para falar em público

Diversas pessoas tem uma ótima comunicação, mas não tem postura adequada para falar em público! A linguagem corporal as vezes conta mais do que o próprio conteúdo, principalmente na área de marketing e vendas.

Saber qual a roupa usar para cada ocasião, entender qual o momento certo de gesticular ou enfatizar algumas palavras, é um diferencial que deve ser explorado e melhorado todos os dias! Os dois principais erros são usar roupas inadequadas para o momento, e ficar de braços cruzados o tempo todo.

Quais técnicas você usa para falar em público?

Agora é aquele momento que você pode ajudar outros leitores do site com as suas dicas! Deixe nos comentários o que você faz para se preparar e falar bem em público. O que você faz para deixar o cenário mais agradável e confortável?

Como falamos ao longo do artigo, falar em público é sim um grande desafio, mas jamais deve ser tratado como algo impossível! Esperamos que você tenha gostado das dicas e que consigo perder o medo de falar em público.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)