Existem maneiras de superar o medo? Muitas pessoas sofrem com este problema e a todo momento buscam formas de superar este sentimento. No artigo de hoje vamos falar sobre este assunto e apresentar detalhadamente as melhores formas de vencer o medo! Saibam que nas pequenas atitudes estão as melhores chances de superar esta difícil situação.

Não podemos deixar de falar que o medo é uma das emoções mais fortes que sentimos e tem um efeito muito poderoso em sua mente e o seu corpo. O medo é uma resposta natural a uma ameaça que foi percebida, seja ela real ou não. Existem situações em que justamente o medo pode mantê-lo seguro, mas hoje vamos focar apenas naquele medo que te prejudica e acaba de privando de viver bons momentos e tentar coisas novas.

O que faz você ter medo?

O medo pode surgir em situações de emergência e criar sinais fortes de respostas motoras para nos deixar prontos pra fugir ou nos defender de algum perigo. Ele também pode surgir quando a pessoa se encontra diante de eventos que não são perigosos, mas são extremamente importantes como por exemplo, provas, falar em público, entrevista de emprego ou até mesmo em um encontro com alguém.

As pessoas que tem excesso de cobrança ou são perfeccionistas, geralmente temem errar e se isso não for controlado, a pessoa pode chegar ao ponto de nem tentar, visto que ela não quer falhar naquela tarefa específica. O medo também pode ser decorrente de algum trauma.

Como superar o medo? Como vencer o medo?

O medo pode te prejudicar muito e impedir que viva naturalmente. Saiba que é importante combater esta emoção antes que te faça mal.

Entenda melhor o medo e suas causas

O medo pode durar um curto período de tempo e passar logo em seguida, mas também pode durar anos e em alguns casos, este sentimento chega a assumir o controla da vida da pessoa, tornando-a incapaz de dormir, se concentrar, sair de casa, trabalhar, estudar, etc.

A maioria das pessoa que sente medo querem evitar aquelas situações que possam deixá-las frente a frente com aquilo que a assusta. Isso é uma ação natural, mas em grande parte dos casos, enfrentar o medo é a melhor forma de vencê-lo. Sim, pode ser bem difícil quebrar este sentimento, mas existem muitas maneiras de fazê-lo.

Mesmo que você não consiga superar totalmente o problema, você pode aprender a sentir menos medo, permitindo que este sentimento negativo não te impeça de fazer as coisas que deve ou gosta, evitando que o medo te impeça de viver.

Como vencer o medo?

Quando a pessoa sempre evita as situações que faz ela sentir medo, ela nunca será capaz de dimensionar se aquela situação é realmente tão ruim quanto esperava. Em grande parte dos casos, a pessoa perde o trabalho, para de estudar, termina um relacionamento e tem diversos problemas familiares, justamente por não saber gerenciar seus medos.

Para conseguir enfrentá-los, é importante aprender sobre eles. Escreva sobre o que sente, anote quando sentiu e tente identificar a razão que o fez sentir aquele medo. Pense em situações, pessoas ou objetos que poderiam te ajudar a superar este problema. Acredite, uma simples lista de coisas que te ajudam quando está assustado, pode ser a solução do seu problema, uma vez que nestes casos, muitas pessoas ficam tão tensas que não conseguem lembrar do que pode lhe ajudar.

Exercícios para enfrentar o medo

Aumentar a quantidade de exercício físico que você faz durante a semana é uma ótima alternativa. Os exercícios são atividades que requerem boa concentração e isso faz com que você trabalhe a sua mente focando em coisas fora do seu medo. Outro benefício de se exercitar é a sensação de bem estar e relaxamento que o exercício físico proporciona, ajudando a combater a tensão que o medo gera.

Terapia para vencer o medo

A pessoa nem sempre é capaz de enfrentar o medo sozinha e isso é super natural. Jamais se culpe por isso. Busque alternativas sempre e conte com a ajuda de outras pessoas. Da mesma maneira que você pode se sentir seguro com a presença e atenção de alguém, você pode ser este porto de seguro de alguém.

Sendo assim, converse com outras pessoas que já passaram ou ainda passam por este problema. Os grupos de apoio são ótimas formas de encontrar as pessoas que sofrem com o mesmo problema que você. Nestes encontros, as pessoas podem compartilhar formas de superar e enfrentar o medo.

A Terapia Cognitiva Comportamental é outra excelente forma de ajudar as pessoas com problemas relacionados ao medo. Existe também a possibilidade de consultar um psiquiatra, lembre-se que estas são opções de tratamento, indiferente de qual for, busque alguma. A única coisa que você não pode fazer é aceitar esta situação parado!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)