A solidão é um problema bem grave que pode levar a pessoa até a depressão! A solidão é caracterizada quando a pessoa está sozinha ou se sente assim, mesmo quando fica acompanhada.

Junto deste sentimento de solidão, a pessoa também apresenta constantemente uma sensação negativa e para combater a solidão e a tristeza é indispensável que a pessoa entenda que não está bem e aceite ajuda!

Solidão: O que fazer?

A primeira atitude é buscar pensamentos positivos e mudar os hábitos para se aproximar de situações animadoras e que possa interagir com outras pessoas que gostem das mesmas coisas que você!

É importante compreender que isso não se resume apenas às festas ou baladas. Você pode encontrar essas pessoas em um grupo de estudos ou até mesmo em práticas esportivas e etc.

Como se livrar da solidão

Dicas para evitar a solidão!

Solidão nunca mais: Aceitar e mudar

A solidão acontece porque você se sente sem amigos ou principalmente, quando tem aproximação com as pessoas que convivem com você! Quando você compreende que isso está acontecendo, já é um bom começo porque você pode buscar formas de mudar isso!

Pra começar a mudar este problema você pode anotar em um papel todas as situações que te fazem sentir sozinho e quais as situações que você gostaria de estar vivendo com outras pessoas. Anote tudo, até mesmo qualidades e defeitos como por exemplo:

  • Timidez
  • Excesso de estudos
  • Dificuldade para interagir
  • Situação financeira

A partir do momento que você tem tudo anotado, você já terá um ponto de partida para determinar o que precisa ser mudado, além de buscar alternativas para vivenciar mais das coisas que lhe faça bem. O mais importante é mandar para longe aquele papel de vítima.

Solidão nunca mais: Evite o passado triste

Sabemos que muitas pessoas acabam se isolando por uma série de fatores tristes e situações difíceis. Problemas familiares, financeiros ou de relacionamento podem fazer com a pessoa se afaste de tudo e sem perceber, ela acaba vivendo esta situação mesmo depois dos problemas serem resolvidos.

Por mais complicado que seja, você não deve remoer o passado e buscar situações que te levaram à momentos tristes. O que passou não pode ser mudado, mas o presente está pronto para ser vivido e você construir novos momentos felizes e divertidos. Não importa qual foi o trauma que viveu, a melhor saída é criar novas oportunidades para construir um dia prazeroso e que deixe muitas lembranças positivas!

Solidão nunca mais: Seja positivo

Quando a pessoa tem pensamento negativo, dificilmente conseguirá ter em seu ciclo de amizade pessoas com pensamento positivo, justamente porque as ideias não batem e as pessoas otimistas vão acabar se afastando.

As pessoas otimistas certamente vão viver melhor! O pensamento positivo abre portas para novas oportunidades e novas vivências. O pensamento negativo te leva à várias incertezas, sempre sentindo-se culpado e com excesso de cobrança.

Solidão nunca mais: Converse sobre seus problemas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, contar sobre seus problemas não é encher o saco de alguém, pelo contrário é sinal que você confia naquela pessoa ao ponto de compartilhar algo tão sério. O grande problema são as pessoas que fazem disso seu meio de vida, aí ninguém suporta!

Sendo assim, tente conversar mais com as pessoas sobre problemas, momentos felizes, novas experiências, mas jamais se isole. Quanto mais fechado você é, mais as pessoas entendem que você não gosta de conversar e com isso, elas não vão procurar porque respeitam a sua personalidade.

Uma dica importante é tomar cuidado com o que vai falar e para quem vai contar. Não é correto se abrir para qualquer pessoa, porque infelizmente existem pessoas de má fé que podem se aproveitar da sua situação para fazer mal ou tirar vantagem.

Solidão nunca mais: Busque um hobbie

Quando a pessoa descobre um hobbie o benefício é duplo. O primeiro é porque aquela nova atividade naturalmente já é prazerosa e vai trazer muitos benefícios para a pessoa. O segundo benefício é que indiretamente você vai encontrar pessoas que gostam deste hobbie e com isso, a interação social vai acontecer mais cedo ou mais tarde! Quando estes hobbies são de atividades em grupos, as chances de fazer novas amizades são enormes!

Solidão nunca mais: Faça cursos

Existem pessoas que ficam na solidão porque não conseguem ver um sentido na vida! Em grande parte dos casos as pessoas não conseguem imaginar um futuro, uma profissão e os cursos são ótimas oportunidades para vivenciar cosias novas.

Comece pelos cursos que você acha que possa gostar e não tenha vergonha de sair se não tiver sendo aquilo que imaginou. Claro que você não deve desistir logos nos primeiros dias! No curso você pode fazer novos amigos e principalmente vai adquirir novos conhecimentos que podem te abrir portas no futuro!

Solidão nunca mais: Procure um especialista

Não é vergonha buscar a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta, isso não é sinal de que você está louco! Estes profissionais são os mais capacitados para te orientar e te ajudar a se livrar das situações que te incomodam.

Lembra daquele ponto que falamos sobre se abrir e contar seus problemas? Caso não tenha ninguém de confiança, o psicólogo é uma das melhores opções para essas conversas. O melhor de conversar com estes especialistas é que além de te ouvir, ele vai estar observando e identificando possíveis causas que podem te levar à solidão.

Solidão nunca mais: Solidão na terceira idade

Sabemos que a solidão entre os idosos é um sentimento muito ruim e que infelizmente tem muitos motivos para acontecer. O ciclo de amizades nesta fase da vida é muito menor e os idosos acabam dependendo do companheirismo dos familiares, que nem sempre entendem a importância disso!

Quando o idoso se sente sozinho, ele perde o desejo de viver e o organismo que já é fraquinho, fica ainda mais debilitado. A solidão faz com que a saúde dos idosos seja afetada favorecendo o desenvolvimento de várias doenças graves. Existem muitas formas de combater a solidão na terceira idade, veja a lista abaixo:

  • Praticar atividade física
  • Reuniões de família
  • Trabalho voluntariado
  • Cursos de terceira idade
  • Adotar um animal de estimação

Não fique triste, não fique sozinho! Busque sempre alguém para conversar e não se sinta um chato. Estas pequenas mudanças podem te ajudar a sair da solidão e melhorar demais a sua qualidade vida. Espero que tenha gostado do artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)