Gripe e exercício físico, qual a relação? Existem pessoas que dizem que a atividade física ajuda a curar a gripe, enquanto outras afirmam que se exercitar gripado só serve para agravar o problema, então qual é a verdade? Neste artigo vamos mostrar se você pode ou não se exercitar enquanto está gripado!

Praticar exercício físico gripado: Bom ou ruim?

A maioria das pessoas usa a gripe para se afastar dos treinos e atividades físicas, mas saiba que ao contrário do que muitos imaginam, os exercícios podem ajudar na recuperação acelerando o processo de cura, reduzindo consideravelmente os sintomas da gripe!

Em um estudo realizado nos Estados Unidos pelo American College of Sports Medicine, o resultado mostrou que a prática de esportes pode ajudar a eliminar os sintomas da gripe em dois dias, visto que a atividade física é importante para estimular as células do sistema imunológico que são as responsáveis por combater a infecção.

Atividade física com gripe é bom ou ruim?

Posso praticar exercício físico quando estou gripado?

Exercício físico gripado: Quais os cuidados?

A principal recomendação dos especialistas é quanto à hidratação corporal, se em dias normais já é importante beber muita água, quando estamos gripados o cuidado com a hidratação deve ser redobrado! Se a pessoa vai ser exercitar quando está gripada, ela precisa se hidratar o tempo todo, porque senão o corpo vai ficar ainda mais debilitado e a gripe pode piorar.

Outro cuidado que deve ser tomado é para não transmitir o vírus da gripe para outras pessoas, principalmente quando vai treinar na academia ou em outros locais com aglomeração de pessoas.

Para evitar a transmissão da gripe é importante lavar muito bem a mão antes de tocar nos equipamentos e sempre que for tossir ou espirrar, deve-se levar as mãos à boca para evitar que vírus seja lançado em enormes quantidades no ar. Também deve-se evitar o uso coletivo de copos, talheres e garrafinhas de água.

Praticar atividade física gripado: Orientações

Se os sintomas são leves, ou seja, se está sentindo apenas dor de cabeça, nariz escorrendo e/ou tosse, você pode fazer exercícios curtos com intensidade leve e modera, sempre alternando os dias de descanso. O ideal é não ultrapassar 30 minutos de atividade física.

Controle bem o tempo e intensidade porque as endorfinas liberadas durante o exercício físico têm efeito analgésico e relaxante muscular, então é muito comum que a pessoa se sinta melhor e acabe ultrapassando o limite ideal.

Quando não praticar atividade física gripado?

As orientações para quem está sentindo dor forte de cabeça, dores fortes no corpo e/ou febre, é para ficar em repouso até que os sintomas fiquem mais amenos! Quando a pessoa pratica atividade física de grande intensidade, ela entra em uma condição chamada “open window”, que basicamente é o aumento dos riscos de ter doenças do trato respiratório como por exemplo a gripe.

Se em condições normais este risco já existe, imagine para quem já está gripado e com o sistema imunológico enfraquecido! Portanto, é melhor evitar estas condições que podem agravar o problema.

Para as pessoas que pensam que o vírus é eliminado quando transpiramos muito, saiba que isso não vai acontecer.

Seguindo as orientações passadas neste artigo, você certamente saberá a hora certa de parar de treinar e quando deve voltar aos treinos. Saiba que ficar longos períodos na cama também não ajuda em nada! Então, assim que notar uma melhoria nos sintomas, volte aos exercícios físicos para favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico.

Se você notar que os sintomas não estão melhorando, o médico deve ser consultado imediatamente, porque pode ser um sinal de gripe H1N1, que como já falamos aqui no Buscar Saúde, é um tipo de gripe muito mais forte e muito mais perigosa.

Caso você não trate corretamente a gripe, a doença pode abrir portar para problemas ainda mais graves, como por exemplo pneumonia, sinusite e outros. Sendo assim, é melhor evitar todos os riscos desnecessários.

Conte para gente se você costuma se exercitar quando está gripado. Você percebe alguma melhoria ou acha que isso agravar os sintomas.  Deixe a sua opinião e dúvida nos comentários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)