A gripe é uma doença muito comum e afeta várias pessoas no mundo! Existem pessoas que sofrem constantemente com a gripe, enquanto outras raramente tem este problema.

A gripe geralmente não causa grandes problemas, mas atualmente surgiu uma gripe muito mais forte e perigosa que é a gripe H1N1. Neste artigo vamos explicar o que é H1N1, quais os sintomas da gripe H1N1, além dos métodos de prevenção e tratamento.

O que é a Gripe H1N1?

Esta gripe é causada pelo vírus influenza H1N1, que é uma mutação do vírus da gripe. A principal diferença é que os seus sintomas são extremamente mais fortes. A transmissão da gripe H1N1 acontece da mesma maneira que a gripe comum, mas caso a gripe H1N1 não seja tratada corretamente, a pessoa corre risco de vida!

O que é gripe H1N1? Sintomas H1N1

Quais são os sintomas da gripe H1N1?

Sintomas da gripe H1N1

Como foi dito, os sintomas da gripe H1N1 são bem mais fortes e outra grande diferença é que eles surgem repentinamente. O contágio pode acontecer quando a pessoa tem contato com as pessoas doentes, podendo causar complicações graves como por exemplo, a pneumonia. Na sequência do artigo vamos apresentar os principais sintomas da gripe H1N1.

  • Diarreia
  • Febre repentina maior que os 38 graus
  • Náuseas
  • Tosse intensa
  • Mal-estar
  • Dor de cabeça intensa e constante
  • Vômitos
  • Dor nas articulações
  • Nariz entupido
  • Dor muscular
  • Falta de ar
  • Falta de apetite
  • Espirros
  • Calafrios frequentes

Se você está com 2 ou mais destes sintomas, o mais indicado é consultar um médico para fazer os exames necessários, visando identificar ou não a presença do vírus H1N1. Se além dos sintomas você apresenta outras problemas de saúde, busque o médico imediatamente, porque pode ser um sinal de que a infecção já esteja em estágio avançado.

As pessoas que sofrem com problemas respiratórios estão mais propensas a ter este problema, e certamente os sintomas vão se manifestar com mais intensidade! A orientação é que as pessoas que sofrem com bronquite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica, devem consultar diretamente um pneumologista.

Gripe H1N1: Como diagnosticar?

Para diagnosticar precisamente a gripe H1N1, deve ser realizado um exame clínico onde o médico irá avaliar os sintomas apresentados. Possivelmente será coletada uma amostra das secreções do nariz e também da garganta do paciente. O exame que confirma a presença ou não do vírus H1N1 precisa ser feito entre 24 e 72 horas após sentir os primeiros sintomas!

Gripe H1N1: Bebês e crianças

A gripe H1N1 em crianças ou bebês causa os mesmos sintomas que nos adultos, mas os sintomas mais intensos são febre e diarreia. As crianças maiores geralmente se queixam dos incômodos, mas no caso dos bebes e crianças que ainda não falam, é importante observar o estado de humor, intensidade e regularidade do choro.

Sendo assim, se o bebê ou a criança apresentar febre, tosse, diarreia e principalmente, aumento da irritabilidade, deve-se buscar a orientação de um pediatra imediatamente. Como a gripe H1N1 é muito perigosa para os adultos, fica fácil compreender que os riscos para os bebês e crianças são absurdamente mais graves.

Quando o médico é consultado logo após os primeiros sintomas da gripe, é possível iniciar o tratamento adequado antes que a infecção se agrave, favorecendo uma cura mais rápida!

Gripe H1N1: Tratamento

O tratamento consiste em bastante repouso, hidratação e uso dos medicamentos que forem prescritos pelos médicos. Jamais tome medicamentos por conta própria porque isso pode agravar os sintomas e a infecção.

Geralmente o tratamento é feito em casa, mas deve-se evitar o contato com a pessoa infectada. Portanto, nada de frequentar escola ou locais de grande aglomeração de pessoas!

No vídeo abaixo temos várias informações sobre a gripe H1N1. Nesta reportagem completa sobre esta doença, você pode se informar ainda mais sobre prevenção e causas desta gripe, vale a pena conferir!

Gripe H1N1: Como prevenir?

Para prevenir é importante evitar o contato com as pessoas infectadas, além de evitar os locais com grande aglomeração de pessoas. Entretanto, a melhor maneira de prevenção contra a gripe H1N1 é através da vacinação. As pessoas que ainda não se protegeram podem tomar a vacina da gripe H1N1 no posto de saúde mais próximo da sua casa.

De acordo com os especialistas, a vacina oferece a proteção necessária por aproximadamente 6 meses. A vacina contra a gripe H1N1 é indispensável para as pessoas mais vulneráveis como por exemplo, bebês, crianças, idosos, gestantes, diabéticos, obesos e pessoas com AIDS ou câncer.

Chegamos ao final deste artigo e se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)