A dengue é uma doença perigosa que se não for tratada imediatamente pode ser fatal. Portanto, conhecer os sintomas da dengue é fundamental para evitar as consequências mais graves. Neste artigo vamos falar bastante sobre a dengue, mas principalmente sobre os sintomas da dengue e como identificá-los.

As pessoas que conhecem a evolução dos sintomas desta doença têm mais chances de tratar corretamente e se recuperar o mais rápido possível. Talvez você esteja se perguntando porque a dengue é tão perigosa e a resposta é bem simples!

Os sintomas da dengue são bem parecidos com os de outras doenças mais comuns como por exemplo, gripe e resfriado, ou seja, a pessoa sempre pensa que é algo simples e só procura ajuda médica quando o problema já afetou bastante o organismo e a imunidade está bem debilitada.

Mosquito da dengue, como manter longe?

Saiba como identificar quais são os sintomas da dengue!

Sintomas da dengue

Na sequência vamos listar os principais sintomas da dengue! Se você estiver com um ou mais destes sintomas, pode ser um sinal bem evidente de que você está com dengue.

  • Dor forte nas articulações
  • Febre acima de 39°C
  • Dor no fundo dos olhos
  • Manchas vermelhas na pele
  • Enjoos
  • Urina escura
  • Vômitos
  • Dor de cabeça constante
  • Cansaço excessivo

O primeiro passo em casos de suspeita de dengue é beber bastante líquidos e ir imediatamente ao médico para fazer um exame que possa confirmar ou não a doença. Jamais tome remédio por conta própria porque os efeitos colaterais podem ser gravíssimos! A automedicação por pessoas com dengue é ainda pior, visto que o seu sistema imunológico está completamente fraco.

Dengue: Febre Alta

A febra alta aparece repentinamente e é sempre uma febre bem alta, entre 39°C e 40°C. A febre é um indicador claro que o corpo está tentando combater a doença. Para aliviar a febre o médico vai indicar algum medicamento que não tenha efeito colateral em casos de dengue. Você também pode aplicar panos úmidos na testa, nuca e axilas, além de tomar banhos levemente frios.

Dengue: Náuseas e vômitos

Isso acontece por causa do mal-estar provocado pela dengue, que pode causar também falta de apetite. A orientação é consumir somente quantidades pequenas de alimentos e jamais consumir alimentos de digestão longa. O preferencial é consumir apenas alimentos fáceis de mastigar e digerir.

Dengue: Dor de cabeça e nos olhos

A dor de cabeça é forte e constante, afetando principalmente a região dos olhos. Quanto mais esforço fizer com as vistas, mais a dor vai piorar. A dor também tende a piorar quando a pessoa realiza movimentos com a cabeça. O médio vai indicar remédios para a dor e você deve evitar ao máximo ambientes com muita luz. Para aliviar o incomodo você também pode aplicar compressa morna na testa.

Dengue Hemorrágica: Quais os sintomas?

Nos casos de dengue hemorrágica, além dos sintomas já apresentados, a pessoa pode sentir diminuição da pressão arterial, pele pálida, fria e úmida. Estes sintomas geralmente surgem 3 dias depois dos demais sintomas.

Os casos de dengue hemorrágica são os mais perigosos e como a pessoa dificilmente vai saber diferenciar qual é o tipo de dengue, ela deve buscar ajuda médica o quanto antes para fazer o diagnóstico correto.

Dengue: como tratar?

A maioria dos tratamentos da dengue comum é feito em casa mesmo, onde o paciente deve manter repouso absoluto e se o médico indicar qualquer remédio, ele deve seguir rigorosamente a orientação e dosagem. Os medicamentos visam combater os sintomas específicos como por exemplo, febre e dores pelo corpo. Além disso, a pessoa deve beber bastante líquido.

Nos casos mais graves e principalmente quando é confirmada a dengue hemorrágica, o tratamento deve ser feito no hospital, ou seja, a pessoa precisa ficar internada para acompanhar e controlar melhor o problema.

Dengue: Como prevenir?

Apesar de muitas campanhas ensinando como afastar o mosquito da dengue, nunca é demais apresentar os cuidados básicos que são:

  • Virar todas as garrafas com a boca para baixo
  • Colocar terra nos pratos das plantas
  • Manter o quintal sem poças de água parada
  • Tampar bem a caixa D’água
  • Evitar o acumulo de objetos que possam acumular água parada

Seguir estes cuidados pode ser crucial para afastar o risco de dengue. Ajude a controlar as ações na vizinhança, porque se alguém perto não adotar estas medidas preventivas, o mosquito da dengue pode se proliferar por lá e acabar picando alguém da sua família.

Estamos encerramos mais um artigo do Buscar Saúde, caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários porque isso pode ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do site.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)