O que é meningite? Quais as causas de meningite? Quais os principais sintomas de meningite? Para você que quer saber mais detalhes gerais sobre a meningite, aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre o tema, vala a pena clicar e conferir! Porém, neste artigo vamos focar em todas as informações sobre a meningite bacteriana.

Meningite bacteriana: O que é?

A meningite bacteriana que também pode ser chamada de meningite meningocócica, basicamente é caracterizada como uma inflamação das meninges causada por bactérias. Caso você não saiba, aproximadamente 82% dos casos de meningite são provocados por infecção bacteriana.

Sintomas da meningite bacteriana

Saiba como se prevenir da meningite bacteriana!

Meningite bacteriana: Quais as causas?

Como falamos, a meningite bacteriana é um problema relacionado à infecções causadas por bactérias, e as 3 principais bactérias causadoras da meningite são Hemophilus influenzae, Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.

Acredite se quiser, mas estas bactérias podem viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem causar dano algum. Entretanto, essas bactérias também estão no meio ambiente, ou seja, a meningite pode ser causada tanto pela infecção provocada pela bactéria que já está no organismo, quanto pela bactéria que entra através de uma ferida na cabeça por exemplo. E em casos bem raros, a meningite bacteriana pode ser causada por uma anomalia do sistema imunológico.

Meningite bacteriana: Fatores de risco

Os especialistas alertam que as pessoas mais propensas a ter meningite bacteriana são aquelas que apresentam infecção crônica de ouvido e/ou nariz, além é claro das pessoas que sofrem com pneumonia e consomem abusivamente bebidas alcoólicas.

A meningite bacteriana é um problema muito mais frequente nas crianças entre 1 mês e 2 anos de vida. A maior parte dos casos de meningite ocorre no inverno ou na primavera. Por ser facilmente transmissível, pode acontecer casos de epidemias em locais com grande aglomeração de pessoas.

Sintomas de meningite bacteriana

Geralmente os sintomas da meningite bacteriana surgem rapidamente e são facilmente notados. Observe atentamente cada um dos sintomas listados abaixo, e se notar um ou mais sintomas é indispensável buscar um acompanhamento médico o mais rápido possível! Os principais sintomas de meningite são:

  • Náuseas
  • Febre alta
  • Vômitos
  • Calafrios
  • Dor de cabeça forte
  • Alterações do estado mental
  • Manchas roxas
  • Erupções na pele
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Rigidez intensa na região do pescoço

Meningite bacteriana: Como tratar?

Normalmente o tratamento para meningite bacteriana é a base de antibióticos, mas em alguns casos o tratamento também pode contar com corticosteroides. É muito importante frisar que a pessoa jamais deve ser automedicar, então siga rigorosamente a prescrição médica sobre os medicamentos, doses e duração do tratamento.

Vale lembrar que o tratamento depende do tipo de bactéria que causou a meningite, ou seja, uma meningite bacteriana possui vários tratamentos diferentes. Outra parte fundamental do tratamento é manter uma excelente hidratação corporal.

Meningite bacteriana: Possíveis complicações

Se a meningite não for devidamente tratada, a infecção pode causar outros problemas graves. Dentre eles podemos citar:

  • Dano cerebral
  • Hemorragias
  • Perda da audição
  • Hidrocefalia
  • Convulsão
  • Miocardite

Meningite bacteriana: Como prevenir?

Evitar o contato com pessoas infectadas é a primeira grande medida de prevenção. Para isso, a orientação é evitar ao máximo os locais com aglomeração de pessoas nas épocas citadas como mais propensas a ter epidemias!

Observar atentamente a higienização dos locais que costuma frequentar, além é claro de manter a boa higiene pessoal, lave muito bem as mãos várias vezes por dia. A vacina contra a meningite é altamente recomendada, sendo uma das principais responsáveis pelo controle das epidemias.

E assim encerramos mais este importante artigo e queremos agradecer a visita de você que veio novamente Buscar Saúde! Deixe o seu comentário e sugestão, certamente vai nos ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do site.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)