O refrigerante atualmente está entre os 5 produtos mais consumidos do país! Acredite, as pessoas bebem mais refrigerante do que consomem carne, por exemplo. Mas apesar do seu alto consumo, existem muitas críticas sobre os efeitos colaterais que esta bebida provoca no organismo, e foi pensando nisso que resolvemos fazer este artigo que trata dos maiores mitos e verdades sobre os refrigerantes.

Refrigerante causa vício

Especialistas afirmam que ainda não existe esta comprovação científica! Eles informam que seria necessário ingerir aproximadamente 1 litro de refrigerante do tipo cola por dia para causar uma alteração no ritmo cardíaco, por exemplo.

Refrigerante tem muito açúcar

Esta é uma afirmação verdadeira! Diversos estudos mostram que a quantidade de açúcar existente em apenas uma única lata de refrigerante é muito alta, aproximadamente 30g. Sendo assim, este valor já supera a quantidade máxima de açúcar que pode ser consumido por dia! De acordo com a Organização Mundial de Saúde o consumo jamais deve superar 25g, um valor que é 50% menor do que na última diretriz apresentada. Isso mostra como os malefícios do açúcar para a saúde tem sido cada vez mais estudados e discutidos.

Tomar refrigerante causa celulite?

Quais os riscos de tomar refrigerante todo dia?

Refrigerante estimula a produção de Dopamina

Pra quem não sabe, a Dopamina é um hormônio que dá a sensação de prazer. Alguns alimentos e bebidas conseguem estimular a produção deste hormônio e o refrigerante é um deles. Várias pesquisam mostram que as pessoas com problemas de obesidade, precisam consumir muito mais calorias para estimular a mesma produção de Dopamina que outro indivíduo com peso ideal.

Refrigerante atrapalha a absorção de nutrientes

De acordo com os especialistas, o fosfato que é um componente presente nos refrigerantes pode sim interferir negativamente na absorção de cálcio, por exemplo! É importante frisar que esta interferência ocorre principalmente quando o consumo da bebida e da fonte do nutriente acontece ao mesmo tempo.

Refrigerante causa gastrite

Os ingredientes que dão o efeito gasoso para os refrigerantes, podem favorecer o desenvolvimento de problemas gástricos! Sendo assim, as pessoas que sofrem com gastrite e úlcera por exemplo, devem evitar ao máximo consumir refrigerantes.

Refrigerante causa celulite

Ainda não existem comprovações que a pessoa possa desenvolver celulite apenas tomando refrigerante! O sódio presente nos refrigerantes contribui para a retenção de líquidos, que é um dos aspectos que favorece o desenvolvimento de celulites, mas é muito importante compreender que toda a rotina alimentar pode causar este problema, assim como a predisposição genética.

Refrigerante causa Hipertensão

Quando o consumo diário de refrigerante é muito exagerado, existem sim riscos de desenvolver Hipertensão, além de diversos outros problemas cardíacos. Sendo assim, o seu consumo é contraindicado para as pessoas que já sofrem destes problemas citados.

Refrigerante causa danos aos dentes

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a acidez existente no refrigerante facilita a penetração da pigmentação escura no dente, principalmente dos refrigerantes com cola. Os especialistas alertam que as bactérias das cáries também são fortalecidas em ambientes ácidos. Escovar os dentes logo após o consumo minimiza um pouco estes efeitos colaterais.

Refrigerantes causa problemas no pâncreas

A elevada quantidade de açúcar existente nos refrigerantes faz com que o pâncreas precise trabalhar com muito mais intensidade. Portanto, este excesso de esforço possivelmente irá trazer complicações futuras. O consumo exagerado de sorvete, doces ou qualquer outro alimento que contenha muito açúcar também pode causar este problema.

Considerações Finais

Apesar de ser muito gostoso e bastante consumido, precisamos reconhecer que o refrigerante é uma bebida que não é nada saudável. Sendo assim, o mais indicado é realmente excluí-lo da sua rotina alimentar, mas caso isso seja impossível, os especialistas indicam que a pessoa evite ao máximo o seu consumo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)