O número de pessoas que buscam exercícios para definir a barriga cresce cada dia mais, sendo que a ampla maioria são do sexo feminino. As mulheres são as que mais querem ter a barriga definida e ao realizar os exercícios, é necessário buscar a postura correta para não afetar o corpo e causar problemas graves nas articulações.

Desde já vamos informar que o exercício Prancha Abdominal não é um exercício para iniciantes, ou seja, se a pessoa não tiver orientação, as chances de ela cometer erros são bem grandes. Neste artigo vamos mostrar os principais erros ao fazer a Prancha Abdominal!

Prancha Abdominal: Como fazer?

Existem variações deste exercício, mas neste artigo vamos focar na realização e correção dos erros da Prancha Abdominal Frontal, que é o mais comum dentre os exercícios prancha.

Prancha abdominal para barriga tanquinho

Qual o jeito certo de fazer prancha abdominal frontal?

Para realizar o exercício Prancha Abdominal Frontal, a pessoa deve ficar de bruços, ou seja, com a barriga voltada para o chão. Depois deve apoiar os cotovelos e o antebraço no chão, mantendo-os alinhados aos ombros. Em seguida deve apoiar as pontas dos pés no chão, também mantendo o alinhamento dos cotovelos e por fim manter o corpo ereto sem tocar o chão, para isso a pessoa deve contrair bem o abdômen e manter sempre a coluna alinhada.

O número de repetições e o tempo que você fica ereto no exercício vai variar de acordo com a sua condição física e muscular! Um número legal para começar é permanecer por 30 segundos na prancha e realizar 5 séries.

Você pode e deve dar uma pequena pausa entre as séries e também pode usar um colchonete próprio para exercício físico para não precisar apoiar o corpo diretamente no chão.

Prancha Abdominal: Características

O exercício Prancha Abdominal é de força isométrica, ou seja, não há movimentos durante a sua execução. Ao realizar o exercício Prancha Abdominal, a pessoa deve se manter na posição por longos períodos.

Saiba que o exercício Prancha Abdominal não é um exercício para quem quer emagrecer, visto que o seu objetivo é o fortalecimento e a tonificação muscular, envolvendo os músculos abdominais, costais e dos ombros.

Prancha Abdominal: Erros comuns

Quando a pessoa realiza a Prancha Abdominal de forma errada, ela transforma os possíveis benefícios em riscos de lesões e problemas graves. Por isso vamos mostrar os erros mais comuns deste exercício, para que você observe bem e se afaste deles!

A principal causa de erro é tentar se manter na prancha por mais tempo do que é capaz de conseguir! Faça dentro do seu limite e vá melhorando pouco a pouco, porque caso contrário, você vai aumentar a tensão muscular nas costas e no pescoço, causando muita dor e até mesmo lesões.

Os erros mais comuns são:

  • Concentrar toda a força muscular nas costas
  • Erguer a cabeça
  • Inclinar o quadril formando um arco nas costas
  • Não manter os alinhamentos indicados

Quando você sente dor no pescoço e/ou nas costas durante ou principalmente depois de realizar o exercício, é bem provável que você não esteja alinhando corretamente o corpo na posição exata.

Para afastar de vez as chances de erro, confira este vídeo que ensina direitinho como realizar o exercício Prancha Abdominal Frontal. Observe as dicas dos erros comuns e tenho certeza que com este exemplo bem dinâmico, vai ficar mais fácil compreender o que se deve e não deve fazer durante o exercício.

Sempre que falamos de exercício físico alertamos sobre os riscos de se exercitar sem a liberação médica para isso! Este é um dos vários exercícios que podem ser realizados em casa e com isso, a pessoa acha que não oferece riscos, mas é justamente ao contrário.

Como falamos, este exercício não é para iniciante! Portanto, é indispensável contar com a orientação de profissional de Educação Física, para observar possíveis erros e corrigi-los antes de causar algum problema grave. No mais, é se exercitar sempre que possível e aproveitar todos os benefícios que a vida fisicamente ativa pode te oferecer.

Se tiver ficado alguma dúvida, favor deixar nos comentários que iremos responder. Caso tenha alguma crítica construtiva ou sugestão, mande para nós, porque isso pode ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Prancha Abdominal, como fazer? Erros comuns!”

  1. António Lopes de Moura

    Bom dia, gostei do video e sua explicação. Por favor, se possível quero a vossa ajuda. Tenho dores nas costas na área da omoplata e na parte de espátula.
    Ainda não fiz consulta com um ortopedista; gostaria de saber se posso continua fazer exercícios de prancha?. Tive que suspender outros exercícios por causa de dor.

    Responder
    • Bruno

      Se você está com uma dor constante eu sugiro procurar um ortopedista porque pode ser um sinal de algum problema. Talvez o exercício não tenha influência, mas não vale a pena arriscar não é mesmo? Espero que fique bom logo e se recupere totalmente para voltar a se exercitar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)