Os ovos fazem parte da rotina alimentar de várias pessoas, seja cozido, frito ou como ingrediente de várias receitas, o consumo de ovo no Brasil é extremamente alto! Neste artigo vamos falar sobre o valor nutritivo dos ovos e explicar porque o ovo é chamado de “superalimento”.

Ovo: Valor nutricional

Geralmente o ovo conta com aproximadamente 77 calorias. É importante frisar que a maior parte destes nutrientes está na gema. Sendo assim, para as pessoas que não gostam da gema do ovo, a maior parte dos benefícios é descartada!

Benefício do ovo para a saúde

O ovo é um alimento rico em nutrientes fundamentais para a nossa saúde, além de ajudar na prevenção de diversas doenças. Na sequência vamos explicar porque este alimento deve fazer parte das suas refeições diárias.

  • Rico em antioxidantes
  • Rico em nutrientes importantes para o cérebro
  • Rico em proteínas de alta qualidade
  • Rico em boas gorduras
  • Rico em Vitamina B12
  • Rico em Vitamina B2
  • Rico em Vitamina A
  • Rico em Vitamina B5
  • Rico em Selênio

Além destes citados, o ovo também contém outros nutrientes em menores quantidades, mas que também são importantes para a nossa saúde. Dentre eles podemos citar o ferro, cálcio, manganês, zinco, potássio, folato e Vitamina E.

Quais os benefícios do ovo para a saúde?

Comer ovo todo dia pode melhorar sua qualidade de vida, entenda porque!

Ovo faz bem para a saúde cardiovascular

Várias pessoas afirmam que não comem ovo regularmente por causa do medo do colesterol. Saiba que um ovo de tamanho grande tem aproximadamente 212 mg de colesterol, mas isso é muito ou pouco?

Entenda que mesmo que um alimento tenha colesterol, isso não significa que ele vá aumentar o colesterol ruim no sangue. O que deve acontecer é a redução do consumo de alimentos ricos em colesterol ruim (LDL), e o aumento do consumo de alimentos ricos em colesterol bom (HDL).

Uma das funções do fígado é produzir colesterol todos os dias, ou seja, quando a pessoa consome alimentos que tem colesterol, significa que o fígado vai produz menos. Então, se a pessoa não consome colesterol em sua alimentação, naturalmente o fígado vai produzir mais.

Vários estudos mostram que o consumo regular de ovo favorece o aumento do colesterol HDL e reduz o colesterol LDL. Isso é muito importante para prevenir vários tipos de doenças cardíacas.

Colina nos ovos

É natural que você talvez nunca tenha ouvido falar deste nutriente, mas a colina também é importantíssima para a saúde. Ela geralmente está agrupada entre as vitaminas do complexo B, e estudos já mostraram que a deficiência de colina está associada com doenças do fígado, distúrbios neurológicos e doenças cardiovasculares. Além, do ovo, ou alimento rico em colina é o fígado de boi.!

Ovo rico em proteínas

Provavelmente, o motivo que leva a maioria das pessoas consumir ovo regulamente, seja a grande quantidade de proteínas. Caso você não saiba, existem aproximadamente 21 aminoácidos usados pelo corpo para formar as suas proteínas. Entretanto, 9 não são produzidos pelo corpo, ou seja, é fundamental que eles sejam consumidos em nossa rotina alimentar.

Saiba que a qualidade de uma fonte de proteína está diretamente relacionada com a quantidade desses aminoácidos essenciais. Por isso o ovo é tão famoso, visto que ele é uma das principais fontes de proteína.

Ovo: Antioxidante

Os ovos são ricos em luteína e zeaxantina que são dois importantes antioxidantes. Ambos estão presentes na gema do ovo e ajudam a promover a saúde ocular, prevenindo problemas como a degeneração macular, catarata e outras doenças visuais!

Ovo e controle do peso corporal

Se você consultar um nutricionista para planejar uma rotina alimentar que busca o emagrecimento, certamente o ovo certamente vai fazer parte! Este alimento contém um índice muito baixo de carboidratos, sendo considera um dos alimentos Low carb.

Um estudo reuniu 30 mulheres classificadas com excesso de peso e elas foram divididas em dois grupos de 15. No experimento, um dos grupos consumiu apenas ovos no café da manhã, enquanto o outro grupo consumiu pães. É importante frisar que ambos os grupos consumiram a mesma quantidade de calorias.

O resultado mostrou que as mulheres do grupo que comeu ovos se sentiram mais satisfeitas, e consequentemente elas consumiram menos calorias durante o resto do dia quando comparadas as mulheres consumiram pães.

Ovo: Benefícios para o corpo

Um outro estudo observou a evolução corporal de um grupo de pessoas que comeram ovos no café da manhã durante 8 semanas. Além do controle do peso corporal, o estudo também apresentou outros resultados bem interessantes:

  • Redução de 16% da gordura corporal
  • Redução de 61% no IMC
  • Redução de 34% na circunferência da cintura

É importante frisar que os resultados podem e certamente vão variar de pessoa para pessoa. Portanto, esta redução pode ser igual, maior ou menor no seu caso. O importante é que o benefício vai aparecer.

Ovo é tudo igual?

A resposta é não! Saiba que ovos das galinhas criadas em granjas e alimentadas somente com grãos, certamente apresentam alguma alteração em sua composição final. O ideal é comprar ovos da roça.

Antes de finalizar precisamos alertar que algumas pessoas infelizmente têm alergia aos ovos, então eles não devem fazer parte da sua rotina alimentar. Sendo assim, os nutrientes precisam ser consumidos em outros alimentos.

Conte para nós se o ovo faz parte da sua rotina alimentar e se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Benefícios do ovo para a saúde!”

  1. Ilvaíta Costa

    OLÁ BRUNO. Gostei muito de seu artigo sobre os beneficios do ovo. Olha, já faz um ano que eu como ovos todos os dias. Comecei o consumo maior devido a dieta cetogênica que fiz. Hoje, saí um pouco do rigor da dieta e acrescento frutas na minha alimentação. Mas quanto aos ovos eu continuo consumindo de três a cinco ovos diariamente. Não consumo carne vermelha. Preparo-os fritos na água com sal e com açafrão da terra mais uma colherinha de creme de leite para que fiquem macios. Faço jejum intermitente, pratico Pilates avançado e me sinto ótima!

    Responder
    • Bruno

      Que comentário mais agradável de ler. Obrigado pela sua opinião e espero que continue só colhendo os frutos que a boa alimentação e atividade física pode oferecer. Seja sempre bem vinda.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)