Atualmente o número de pessoas que faz uma boa refeição no café da manhã é muito pequeno. Os especialistas reforçam a importância da alimentação adequada logo ao amanhecer, eles destacam que um bom café da manhã pode influenciar positivamente na sua saúde e melhorar a disposição e o bem estar.

Qual a importância da boa alimentação no café da manhã?

Uma refeição adequada logo pela manhã reduz os riscos de obesidade! Alguns estudos mostram que as pessoas que não tomam o café da manhã ou se alimentam inadequadamente logo cedo, tem aproximadamente 10% mais chances de sofrer com problemas de sobrepeso.

Se você observar bem isso faz muito sentido, visto que quanto mais tempo a pessoa fica sem se alimentar, maior é a fome acumulada e consequentemente ela irá comer muito na próxima refeição. Naturalmente a pessoa ingere muito mais alimento do que devia e isso ao longo do tempo vai fazer com que a pessoa sempre exagere, principalmente no almoço e acabe engordando.

Outro ponto negativo de quem não tem uma boa alimentação no café da manhã é quanto ao aumento dos níveis de cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse. Mas os problemas não param por ai, indisposição, alteração no estado de humor, raciocínio lento, fraqueza e desmaios também são situações comuns que estão associadas à ausência ou má alimentação na parte da manhã.

O que comer no café da manhã?

Uma boa alimentação no café da manhã pode te livrar de graves problemas de saúde, veja quais são eles!

Quais os melhores alimentos para o café da manhã?

  • Frutas – As frutas são super indicadas para serem ingeridas no café da manhã, mas é importantes consumi-las sem adicionar guloseimas! É indicado que você varie bastante as frutas consumidas, pois assim você vai diversificar os nutrientes ingeridos.
  • Sucos – Os sucos naturais ou de polpa sem adicionar açúcar também são ótimos alimentos para as primeiras horas do dia. Não se iluda com os sucos de caixinha, grande parte deles também estão repletos de açúcares e conservantes. A melhor opção é realmente o suco natural e o mesmo deve ser preparado na hora que for consumir para que todas as vitaminas sejam melhor aproveitadas.
  • Pães – Neste caso é importante pensar no seu objetivo principal, se for perder peso, é fundamental evitar os pães com muitas sementes e fibras, visto que estes são os que têm mais calorias. Os especialistas indicam os pães integrais para o grupo de pessoas que quer emagrecer.
  • Derivados do leite – São recomendadas 3 porções diárias de derivados do leite e primeira é muito importante que seja no café manhã. Os especialistas indicam que a pessoa dê preferência aos alimentos com menor teor de gordura possível.
  • Cereais – Como são grãos ricos em fibras, eles são opções interessantes para o café da manhã. Portanto, é importante consumir granola, linhaça, aveia e outros cereais, mas sempre evitando os excessos! Segundo os especialistas, 2 colheres de sopa por dia já são suficientes.
  • Café preto – Uma paixão nacional, o cafezinho preto pela manhã é muito bem-vindo, mas os especialistas chamam atenção para o excesso de consumo que é um erro muito comum de grande parte das pessoas que consomem café. 2 xícaras já são suficientes para oferecer os benefícios necessários.
  • Frios – Quase sempre utilizados para rechear os pães, os frios quando consumidos com moderação fazem bem pra saúde. A ingestão de frios não deve acontecer mais que duas vezes por semana e sempre que possível a pessoa deve escolher aqueles que têm a menor quantidade de gordura. Como os frios são ricos em corantes e conservantes, os especialistas indicam os mais magros como por exemplo, peito de peru, queijos do tipo ricota ou cottage.
  • Chás – Outra excelente opção para o café da manhã, principalmente para as pessoas que não gostam de café preto. Os chás são excelentes alternativas, principalmente para quem tem alguma disfunção, mas é importante consumi-lo sem açúcar! Antes de tomar qualquer tipo de chá, é fundamental observar todos os componentes e possíveis contra indicações.

Considerações Finais

Pra ter uma vida mais saudável, as pessoas precisam se esforçar um pouco e controlar melhor a sua alimentação, mas ficou nítido neste artigo que não é tão difícil ter uma boa alimentação no café da manhã não é mesmo? É importante frisar que a pessoa não precisa consumir todos estes alimentos e bebidas no mesmo café da manhã, daí vem a parte interessante, você pode variar sempre e aproveitar os benefícios que todos eles podem oferecer.

Para finalizar, sempre alertamos sobre a necessidade de consultar um nutricionista antes de definir qualquer dieta alimentar, seja para emagrecer ou para qualquer outro objetivo. Estes profissionais tem a capacitação necessária para te orientar da forma mais segura e eficaz possível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)