Como saber se estou com colesterol alto? Quais são os sintomas de colesterol alto? Neste artigo vamos responder essas dúvidas e explicar porque o colesterol alto pode ser tão perigoso! Desde já informamos que o excesso de colesterol pode provocar o acúmulo de gordura no fígado que pode resultar em complicações gravíssimas!

Sintomas de colesterol alto

Um dos sintomas é o surgimento de caroços de diferentes tamanhos nos tendões e na pele, sendo mais comum na região do antebraço, nas mãos ou ao redor dos olhos. Outro forte indicador é o inchaço abdominal e o aumento da sensibilidade nesta região. Isso acontece quando os valores de triglicerídeos no sangue estão próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue.

Colesterol alto: Diagnóstico

A única forma confiável de confirmar se uma pessoa está ou não com colesterol alto, é através de um exame de sangue que tem como objetivo principal avaliar a quantidade de colesterol total, mas o que é isso? Caso você não saiba é analisado o colesterol ruim, o colesterol bom e os triglicerídeos. Apesar do exame ser relativamente simples, a pessoa deve estar em jejum de 12 horas para garantir que os resultados sejam corretos.

Quais os sintomas de pressão alta?

Como saber se estou com pressão alta?

Colesterol alto: Quais as causas?

Sem dúvidas, a causa principal do colesterol alto é a má alimentação! Se a pessoa consome muitos alimentos com gordura como por exemplo, queijos amarelos, alimentos conservados, frituras ou produtos industrializados, as chances de ter problema de colesterol alto são muito grandes.

Além da má alimentação, outro grande problema na vida destas pessoas é o sedentarismo. A falta de atividade física também contribui para o aumento do colesterol ruim. Outro fator de risco é o consumo excessivo de cigarro e bebidas alcoólicas. Por fim, temos que frisar sempre sobre as pessoas que sofrem com colesterol alto por fatores hereditários.

Colesterol alto: Como tratar?

A melhor maneira de reduzir o colesterol alto sem precisar de remédio é com alimentação saudável! O ideal é consumir bastante frutas, verduras e legumes. A prática regular de atividade física também é fundamental para quem quer manter uma boa saúde.

Algumas pessoas precisam de tratamentos especiais para reduzir o colesterol, mas o uso de remédios para colesterol alto só deve ser feito com prescrição médica. Jamais use medicamentos sem indicação médica, os riscos causados pelos efeitos colaterais podem ser irreversíveis.

Colesterol alto: Consequências

O número de pessoas com colesterol alto cresce alarmantemente, mas é importante sempre informar e buscar alternativas para baixar o colesterol alto. Caso você não saiba, o colesterol alto pode trazer graves consequências para a saúde como por exemplo, aterosclerose, problemas de pressão alta, insuficiência cardíaca e até mesmo infarto.

Neste vídeo abaixo que deixamos de sugestão você pode conferir muitas outras dicas sobre os problemas causados pelo colesterol alto. Vale muito a pena ver o que os especialistas alertam sobre o assunto, porque assim fica mais fácil evitar as condições de risco.

Você conhece alguém que tem problemas de colesterol? Indique este artigo e nos ajude a compartilhar estas importantes informações. Tem alguém na sua família com hábitos alimentares ruins ou é sedentário? Mostre este artigo e nos ajude a melhorar a qualidade de vida dos seus amigos e familiares.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira deixar uma sugestão para melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde, envie um comentário que vamos responder com maior prazer, e quem sabe a sua dúvida não seja o tema do nosso próximo artigo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)