O que é fita kinésio? Quais os benefícios da fita kinésio. Neste artigo vamos explicar detalhadamente quais são os benefícios da kinésio tape, além de mostrar se essa fita de kinésio ajuda a prevenir lesões?

Durante o artigo vamos falar de muitas situações envolvendo os praticantes de atividade física, pois são os maiores usuários deste tipo de fita. Porém, leia atentamente cada informação, porque ao contrário do muitos pensam, a fita de kinésio pode ser usada por pessoas que não se exercitam.

Fita kinésio, o que é?

Possivelmente você não sabe o que é essa fita apenas pelo nome, mas certamente você já viu alguém usando essa kinésio tape ao praticar atividade física. Nas olímpiadas, nos campeonatos mundiais de vôlei e em muitos outros esportes, você pode ver vários atletas usando umas fitas coloridas em várias partes do corpo, mas por que isso?

Apesar de todo o sucesso recente, essas fitas de kinésio já existem há muito mais tempo do que você imagina. Essa fita foi inventada no Japão na década de 70, e desde então é utilizada no tratamento de lesões traumáticas dos nervos e músculos.

O que é kinesio tape e como usar?

Veja quais são os benefícios da fita de kinésio!

Fita kinésio: Quais os benefícios?

Como falamos, a kinésio tape vem sendo usada principalmente pelos fisioterapeutas para aliviar as dores e melhorar a capacidade de movimento dos pacientes. Porém, os próprios especialistas informam que a fita de kinésio não é capaz de tratar problemas ortopédicos mais graves.

Talvez você esteja se perguntando como funciona a fita kinésio? Ela é aplicada nos músculos e/ou nas articulações. Como se trata de uma fita elástica, ela pode ser aplicada facilmente em qualquer parte do corpo sem prejudicar os movimentos.

Fita kinésio: Quem pode usar?

Apesar da enorme popularidade no ambiente esportivo, a fita de kinésio não é exclusividade apenas dos praticantes de atividade física. Qualquer pessoa pode sofrer com tensão muscular, por isso mesmo é que a kinésio tape pode ser usada tanto por idosos, adultos ou crianças.

Algumas pessoas são classificadas no grupo das contraindicações, ou seja, por possuir algum problema específico, o uso da fita de kinésio pode ser prejudicial e deve ser evitado. Então, as pessoas não devem usar a fita diretamente nas feridas abertas, áreas com infecção ou regiões cancerígenas. Ela também não deve ser usada por pessoas com trombose ou outros problemas circulatórios.

Fita kinésio: Quanto tempo usar?

Outra dúvida muito comum é quanto tempo que a pessoa pode ficar com fita aplicada na pele. A resposta mais correta é depende! Este tempo de aplicação vai depender da marca e modelo da kinésio tape. Algumas são fabricadas para durar mais tempo, outras são mais resistentes para esportes aquáticos, então é importante analisar as especificidades de cada modelo.

Fina kinésio: Quando usar?

Quando pesquisamos sobre o tema, uma dúvida muito comum é se a fita deve ser usada durante ou depois de praticar o exercício físico. De acordo com os especialistas, o uso da fita durante o exercício é melhor para obter todos os seus benefícios, sendo aconselhado aplicar a fita aproximadamente 30 minutos antes do início da atividade física.

Como a aplicação é muito simples, você mesmo pode aplicar a fita sem grandes dificuldades! Mesmo que você não consiga aplicar a fita de kinésio no local exato da dor, isso não é um problema, porque ela pode ser eficaz mesmo que a aplicação seja feita próxima ao local afetado.

Fita kinésio: Pode ser cortada?

Você vai encontrar a kinésio tape em vários tamanhos, justamente para atender as necessidades de cada área de aplicação. Mas os especialistas informam que não há problema em cortá-las.

Neste vídeo abaixo que deixamos de sugestão, você pode conferir ainda mais dicas sobre o tema, vale muito a pena conferir!

O que você achou destas dicas? Você já usou a fita ou conhece alguém que usa? Conte para gente quais os benefícios que vocês já notaram ao usar a fita de kinésio. Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)