No Brasil e no mundo existem várias pessoas com necessidades especiais! Em alguns países há uma preocupação com a inclusão e a qualidade de vida destas pessoas, mas em vários outros este assunto ainda é pouco discutido e trabalhado. Neste artigo vamos falar como o esporte pode ajudar a melhorar a saúde e a interação social de pessoas com deficiências.

Inclusão no esporte

Muita gente não imagina, mas é possível usar o esporte como ferramenta de inclusão e melhoria na qualidade de vida das pessoas com alguma necessidade especial. Quando a inclusão é bem feita, o bom profissional certamente já enxerga que a prática de atividade física se torna um elo fundamental para fortalecer os momentos de interação social e trabalho em equipe entre as pessoas com e sem necessidades especiais.

A inclusão pelo esporte pode trabalhar a coordenação motora, fortalecimento muscular, agilidade, flexibilidade, velocidade e muito mais. Quanto mais criativa for a atividade, mais o professor vai estimular a melhoria das capacidades físicas com experiências lúdicas, emocionais e sociais.

O que é inclusão social?

Veja como o esporte adaptado é fundamental para a inclusão social!

Inclusão social

Não se prenda apenas às aulas de Educação Física, porque este trabalho pode ser feito em qualquer espaço que permita uma realização esportiva. Felizmente com essa facilidade de acesso à informação, hoje em dia podemos encontrar muitas dicas sobre atividades adaptadas para pessoas com necessidades especiais.

Existem várias formas de inclusão social, um passeio no parque, shopping ou cinema, são apenas alguns exemplos. A importância do esporte para a inclusão social é ainda maior, visto que durante a realização da atividade física, o corpo libera vários hormônios relacionados ao prazer e a felicidade.

Quando uma pessoa com necessidade especial é incluída no esporte, ela começa a perceber que várias limitações que ela tinha eram apenas limitações psicológicas, ou seja, ela tem um leque de vivências muito maior que certamente vão melhorar a sua qualidade de vida!

Inclusão social: Resultados evidentes

A importância da inclusão social no esporte já nas aulas de Educação Física é ainda maior, porque as crianças e jovens já crescem tendo a consciência como esta atitude faz toda diferença. Isso vai contra a maior parte da sociedade midiática que tenta mostrar que essas pessoas são diferentes demais para fazer parte da sociedade.

Diversos estudos mostram que grande parte dos alunos que não tem necessidades especiais são consciente das limitações dos colegas, fazendo com que ele seja mais compreensivo e propenso a ajudar neste processo de inclusão. Estes estudos evidenciam a necessidade de estimular sim a interação social e o trabalho em equipe destes alunos.

O lado humano fica cada vez mais agraciado quando uma criança sem necessidades especiais sente prazer em ver o sorriso do seu colega que antes era excluído das atividades esportivas e em muitos casos, até das conversas e vivências do cotidiano escolar.

Benefícios do esporte na inclusão

Não só para as pessoas com necessidades especiais, mas para qualquer pessoa que seja fisicamente ativa, podemos dizer que os benefícios se resumem em três pilares que são: lazer, saúde e educação.

Enquanto a mídia insiste em valorizar as conquistas e desempenhos individuais, os esportes coletivos continuam sendo ótimas ferramentas para trabalhar o lado social, cooperativo e humano, o que é muito importante para a educação social e emocional. O esporte pode ser o divisor de águas na formação de caráter dos estudantes.

O ser humano que consegue praticar esportes com as pessoas com necessidades especiais, certamente começa a se importar com o outro até mesmo fora do ambiente esportivo. Com isso, essa pessoa tende a observar as habilidades e as limitações de cada um em todos os ambientes do cotidiano.

Quando a pessoa com necessidades especiais se sente alegre e estimulada, a tendência é que todos os demais problemas secundários se afastem. Dentre estes problemas podemos citar por exemplo, a depressão, ansiedade, agressividade e outros. Quanto mais eficiente for esta inclusão, melhor será a autoestima desta pessoa que será refletida em várias melhorias na sua qualidade de vida!

Importância da família

Apesar da importância do professor, orientador físico e amigos, é fundamental explicar que a presença familiar é indispensável para o sucesso deste processo. Quando estão acompanhados dos familiares eles se sentem prestigiados, o que fortalece ainda mais a autoconfiança, além de estreitar ainda mais os laços familiares.

Portanto, indiferente se a prática esportiva seja ela individual ou em grupo, esteja presente, incentive, elogie, converse sobre e principalmente, observe como pequenas mudanças são fundamentais para melhorar a saúde desta pessoa com necessidades especiais.

Espero que tenham gostado deste artigo que foi um dos mais especiais e importantes aqui do Buscar Saúde! Me diga a sua opinião sobre o tema, você conhece ou convive com alguém que pratica atividade física mesmo com necessidades especiais? Qual melhoria você já notou nesta convivência? Deixe o seu comentário para a gente continuar debatendo este importante assunto.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)