Praticar atividade física é algo fundamental para manter a boa saúde. Quando o assunto é exercício físico, os exercícios aeróbicos são os que mais oferecem benefícios, sendo a melhor opção para quem quer emagrecer.

Para quem frequenta academia regularmente e tenha uma boa orientação, provavelmente não é nenhuma novidade qual é a diferença entre a bicicleta ergométrica e spinning não é mesmo? Por isso é muito comum ver pessoas se exercitando na bicicleta e também na spinning.

Até aqui tudo certo, mas é importante informar que existem algumas variações entre estes aparelhos, porque temos a bicicleta ergométrica e a spinning. Neste artigo vamos falar justamente das características destes dois aparelhos e qual a principal diferença entre ergométrica e spinning.

Ergométrica ou spinning, qual emagrece mais?

Qual a diferença entre bicicleta ergométrica e bicicleta spinning?

Bicicleta ergométrica e spinning: Qual a diferença?

A bicicleta ergométrica talvez seja o aparelho mais tradicional das academias junto com a esteira. A bicicleta ergométrica pode ser vertical ou horizontal e a explicação para isso é bem simples! A ergométrica vertical é a opção indicada para quem busca exercícios mais intensos, enquanto a ergométrica horizontal é recomendada para as pessoas que precisam se exercitar com intensidade menor como por exemplo, as mulheres grávidas, pessoas com sobrepeso e idosos. Este aparelho também é muito usado por pessoas que vão fazer musculação, ou seja, um ótima opção para aquecimento.

Quando observamos as características da bicicleta spinning, a principal diferença é justamente a opção de simular subidas e descidas com variação de carga e velocidade. Em várias academias, as aulas ofertadas na spinning são em grupos e acompanhadas de músicas e bastante animação, visando motivar o participante para pedalar cada vez mais, mas saiba que isso não é regra e pode variar de academia para academia.

Bicicleta ergométrica e spinning: Qual é melhor?

Quase todo mundo faz essa pergunta, qual aparelho de academia é melhor e a resposta pode variar muito. Como foi dito, existem casos especiais em que uma opção é mais adequada que a outra, mas isso não impede que a pessoa experimente as duas.

Quando a pessoa decide se exercitar, ela precisa contar com a orientação de um Educado Físico justamente para ajudar a definir quais as melhores opções de acordo com o objetivo daquela pessoa.

A pessoa que quer emagrecer por exemplo, ela pode ir à academia sozinha pedalar na velocidade e intensidade que ela achar melhor, mas dificilmente chegará ao seu objetivo porque o planejamento é tudo na atividade física para emagrecer.

Sendo assim, independentemente de escolher ergométrica tradicional ou spinning, a pessoa precisa ter em mente qual a opção mais saudável. Se for exercitar na academia, converse com o instrutor e explique os seus objetivos, questione sempre sobre ritmos e intensidade. Se for se exercitar em casa, a orientação de um personal é indispensável. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo mostrando todos os riscos de se exercitar sem orientação capacitada.

Então se você vai se exercitar para emagrecer, para aumentar a massa muscular, para ter músculos definidos, para fortalecer glúteos ou pernas, para aumentar capacidade cardiorrespiratória e melhorar o seu condicionamento físico, pense sempre na forma saudável de fazer isso e principalmente, jamais ultrapasse os limites do seu corpo.

E não podemos deixar de informar que antes de iniciar qualquer atividade física, você deve buscar um médico e realizar as avaliações e exames para obter a liberação para se exercitar.

Neste vídeo abaixo você pode conferir várias informações sobre a bicicleta ergométrica tradicional e a bicicleta spinning. Vale a pena conferir porque tem muitas dicas importantes!

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Se tiver alguma sugestão ou crítica construtiva ela é muito importante para melhorar o conteúdo que trazemos aqui no site.

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