Você já ouviu falar em calcanhar de maracujá? O que é calcanhar de maracujá ou pé de maracujá? Calcanhar de maracujá tem cura? Neste artigo vamos falar desta horrorosa doença que causa uma ferida extremamente grande e nojenta nos calcanhares da pessoa. Entenda o que causa o calcanhar de maracujá e como prevenir.

Calcanhar de maracujá: Causas?

Esta doença é popularmente chamada de calcanhar de maracujá ou bicheira, mas o seu nome cientifico é miíase cavitária humana. A doença é causada quando uma larva da mosca-varejeira entra na pele ou em outros tecidos e cavidades do corpo, como por exemplo olho, boca ou nariz.

Em grande parte dos casos, a larva da mosca-varejeira entra no nosso corpo por alguma ferida na pele ou quando ela pica e deposita seus ovos. Após uma picada todo mundo naturalmente coça a pele e neste movimento jogamos os ovos para dentro do furo da picada, auxiliando na entrada destas larvas. Portanto, quando um inseto te picar você jamais deve coçar, lave o local imediatamente.

Calcanhar de maracujá tem cura?

Conheça as causas da temida doença calcanhar de maracujá! Veja como tratar e prevenir esta infecção!

Calcanhar de maracujá tem cura?

Felizmente esta doença tem cura, mas para acabar de vez com este problema, é necessário seguir corretamente todo o tratamento proposto pelo médico, mantendo longe qualquer risco de nova infecção. Existem essências que afastam as moscas, dentre elas podemos citar a com óleo essencial de citronela ou de limão, essa dica é muito valiosa.

Calcanhar de maracujá: Sintomas!

Depois que a larva entra no corpo, o local fica inchado e avermelhado. É possível visualizar um furinho bem no centro que é exatamente por onde a larva respira. Em alguns casos, as pessoas sentem dor e coceira no local. Se o problema não for tratado, a quantidade de larvas vai crescer cada vez mais e como elas vão comendo toda a carne e pele daquele local, a ferida e as larvas ficam expostas.

Calcanhar de maracujá: Tratamento!

Para tratar o calcanhar de maracujá a primeira opção é sempre remover todas as larvas da região afetada, mas é muito importante que isso seja feito por um profissional de saúde. A limpeza de uma ferida não é uma tarefa difícil, mas qualquer erro pode fazer com que uma nova infecção surja e desta vez será muito mais forte e mais difícil tratar.

Não pense que o tratamento é apenas remover e fazer a primeira limpeza! Depois deste procedimento, é indispensável que a pessoa vá diariamente ao posto de saúde para continuar o tratamento adequado da ferida. Seguindo esses passos corretamente, a cicatrização será muito mais rápida e eficaz. Outro ponto importante desta visita diária está no acompanhamento médico, assim ele poderá receitar o uso de antibióticos e vermífugos, caso seja necessário. Jamais use medicamentos por contra própria!

Quando a doença já está em estágio avançado, ou seja, existe uma enorme quantidade de larvas e muito tecido morto, pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica. Durante esta operação será feita a remoção completa das larvas e da pele morta.

Calcanhar de maracujá: Como evitar?

A melhor maneira de evitar o calcanhar de maracujá é jamais andar descalço em locais considerados pouco higiênicos, para facilitar o entendimento. Evite andar descalço em locais onde possam ter moscas frequentemente, pois existe muita chance de ter ovos de larvas no chão. Dentre os outros cuidados podemos citar também:

  • Evite deixar feridas expostas, principalmente quando frequentar lugar com presença de moscas.
  • Use sempre que possível repelente para insetos em seu corpo.
  • Use repelente para moscas em sua casa
  • Limpe o chão da sua casa pelo menos 1 vez por semana.

As moscas também podem depositar seus ovos nas roupas que estão no varal. Sendo assim, é importante e aconselhado passar todas as roupas antes de usar. Essa dica é ainda mais valiosa para as pessoas que vivem em regiões tropicais. Dê uma atenção especial paras as roupas que entram em contato com uma ferida, todo cuidado é importante.

A higiene pessoal e da sua casa é fundamental para afastar as moscas e consequentemente, afastar as larvas que podem causar o calcanhar de maracujá ou pé de maracujá. Esta doença é muito feia e pode afetar também os seus animais de estimação, por isso, os cuidados devem se estender aos bichinhos também.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Calcanhar de maracujá, o que é? Causas e Tratamento!”

  1. Claudineia

    Realmente a ferida é nojenta. Muito boa as considerações e dicas. Continue Assim. Parabéns

    Responder
    • Bruno

      Realmente é uma doença muito impactante! Obrigado pela leitura e opinião sempre!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)