Limpar o rosto parece ser tão simples que é difícil imaginar que seja possível cometer erros não é mesmo? Mas acredite, cometer erros ao lavar o rosto é muito mais comum do que você imagina. Pra começar pense nestas perguntas: Qual o sabonete certo para a sua pele? Você deve usar sempre os mesmos produtos? Qual é a temperatura ideal da água?

Neste artigo vamos responder todas estas perguntas e deixar várias dicas para te ajudar a cuidar da saúde do seu rosto. Lembre-se que a pele do rosto é uma das regiões mais sensíveis e delicadas do nosso corpo. Então, é muito importante ter atenção redobrada, evitando os erros que podem estar causando ou vir a causar quaisquer problemas.

Erros ao lavar o rosto: Não lavar as mãos

Você faz um boa higienização das mãos antes de lavar o seu rosto? Se a resposta foi não, você já faz parte do grupo que comete erros ao lavar o rosto. É muito comum encontrar pessoas que não se preocupam em lavar as mãos, visto que vai utilizar os produtos de limpeza durante a ação.

Ao contrário do que parece, lavar bem as mãos antes é primordial, uma vez que as nossas mãos estão lotadas de bactérias que são adquiridas quanto tocamos diversos lugares e objetos sujos. Os produtos de limpeza para o rosto não conseguem eliminar estas impurezas das mãos porque a sua composição é diferente dos produtos para as mãos.

Qual o sabonete correto para limpar o rosto?

Como lavar o rosto corretamente?

Erros ao lavar o rosto: Manter o mesmo produto

É natural ter um produto favorito, mas esta preferência não deve te privar de variar o produto utilizado na higienização do rosto. Existem alterações da pele de acordo com diversos fatores, dentre eles podemos citar o clima! O tipo de limpeza durante o calor é muito diferente do que nos dias frios, ou seja, o produto precisa ser especifico para aquela situação.

Erros ao lavar o rosto: Esfoliação incorreta

São poucas as vezes em que a pessoa precisa esfoliar o rosto várias vezes por semana. Quem faz isso todos os dias, está aumentando as chances de ressecar a pele do rosto, principalmente quando faz uso de esfoliantes que contém químicos muito agressivos.

Os especialistas indicam que as pessoas precisam realizar a esfoliação apenas uma vez por semana com o objetivo apenas de manter a suavidade da pele, sendo que para um grande grupo, a esfoliação pode ocorrer apenas duas vezes ao mês. Em caso de dúvidas, consulte o seu dermatologista.

Erros ao lavar o rosto: Secagem incorreta da pele

Outra ação que parece simples e sem chances de erros certo? Errado! Grande parte das pessoas secam o rosto de maneira inadequada. A intensidade das ações sobre a pele do rosto é o grande problema. A maioria das pessoas pensam que quanto mais forte secar melhor, mas é justamente o contrário! A forma correta é realizar a secagem com movimentos circulares e suaves.

Erros ao lavar o rosto: Aplicação incorreta dos produtos

A forma de aplicação de um produto é fundamental para a eficácia da sua absorção. Portanto, para que poros absorvam perfeitamente aquele produto aplicado, você deve realizar os movimentos adequadas na intensidade correta. Sendo assim, adote a mesma ação da secagem, use os movimentos circulares com bastante suavidade.

Erros ao lavar o rosto: Temperatura da água

Você já ouviu falar que água quente abre os poros e a água fria os fecha. Apesar da enorme popularidade deste informação, isso é um enorme mito. Esqueça isso, os poros não abrem e fecham. A temperatura ideal para limpar a pele do rosto é morna, visto que nesta temperatura ela não irá provocar nenhum dano à pele e ajudará na eliminação das impurezas.

Erros ao lavar o rosto: Enxague incorreto

Você aplica diversos produtos para limpar a pele, mas a parte do enxágue é tão importante neste processo quanto as demais etapas. Se você não enxaguar corretamente o rosto depois da aplicação dos produtos, estas substâncias começam a se acumular sobre a pele e as consequências não são nada interessantes.

Quando isso ocorre, os poros são obstruídos e a pele fica ressecada, podendo desencadear o surgimento de espinhas. O queixo, a linha do cabelo e o nariz são as 3 áreas mais afetadas quando há um enxágue incorreto.

Erros ao lavar o rosto: Sabonete errado

Você se lembra que falamos sobre a pele do rosto ser mais sensível? Justamente por isso, ela requer um produto específico e totalmente diferente dos produtos para limpar a pele das outras regiões do corpo. Mesmo sabendo disso, várias pessoas continuam utilizando o sabonete de banho para limpar o rosto.

Acredite, nem mesmo o melhor sabonete para banho é indicado para limpar o rosto! Ele possui ações mais agressivas, ou seja, fatalmente irá ressecar e/ou irritar a pele do seu rosto. Isso acontece porque os sabonetes para o rosto contam com pH específico.

Agora que você tem todas estas dicas em mãos, é hora de analisar quais são os hábitos que precisa mudar e quais os produtos deve adotar ou trocar. Corrigindo alguns pequenos errinhos, você pode deixar a sua pele muito mais saudável. Cuide bem do seu corpo e pense sempre em uma forma de buscar saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Lavar o rosto, quais são os erros mais comuns?”

  1. Marta da Mata

    Muito esclarecedor.
    Parabéns!
    Uma boa dica para higienizar o rosto e manter a uma pele sempre macia é usar um bom creme removedor de maquiagem – pois limpa e remove todas as impurezas da pele de forma muito suave, sem agredir – e enxaguar com água morna.
    Uma exfoliação simples e natural, que não agride a pele, pode ser feita uma vez por semana, com sabonete de ph neutro e bicarbonato de sódio. Enxágue bem com água morna e vera a sua pele renascer. :-)

    Responder
    • Bruno

      Ótimas dicas e tenho certeza que vai ajudar outras pessoas que estiverem lendo este artigo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)