O Buscar Saúde começa esse artigo te pedindo para tomar todos os cuidados para não pegar essa doença, porque é de embrulhar o estômago. Saiba quais as causas do calcanhar de maracujá e entenda se essa doença tem cura!

Se você nunca viu uma foto desta doença você é um sortudo! Caso você tenha estômago fraco, indicamos que nunca pesquise sobre as fotos e vídeos desta doença, mas fique tranquilo, porque não vamos mostrar nenhuma imagem dela aqui neste artigo.

O que é calcanhar de maracujá?

O calcanhar de maracujá é um dos mais famosos problemas de pele! Cientificamente recebe o nome de miíase, e esta doença recebe este nome por causa da semelhança com a polpa do maracujá.

Causas do calcanhar de maracujá

Essa doença é caracterizada pela infestação de larvas que vão comendo parte do corpo. Estas larvas geralmente são depositadas nas feridas pela mosca varejeira. Os médicos alertam que você não deve deixar nenhum tipo de ferida exposta.

Em muitos casos a mosca deposita os ovos e você nem nota! Este problema é mais comum nos pés, porque é o local que geralmente tem mais contato com o chão quando está sem calçado fechado.

E aqui já vamos dar uma dica! Apesar de ser mais comum no calcanhar e por isso o nome, essa doença pode acontecer em qualquer parte do corpo, sendo que as partes que ficam descobertas são as mais suscetíveis.

Calcanhar de maracujá fotos, calcanhar de maracujá vídeo

Todas as informações sobre a doença calcanhar de maracujá!

Calcanhar de maracujá tem cura?

Quanto mais tempo demorar para combater o problema, mais feio o caso fica! Como citamos no início do artigo, o problema pode ficar tão grave que parte do seu corpo vai ser comida pelas larvas.

Se a doença não for combatida, as larvas podem comer até mesmo as cartilagens e músculos. Portanto, para impedir isso o médico deve realizar o procedimento para retirar todas as larvas com uma pinça, podendo inclusive indicar antibióticos para combater possíveis infecções futuras.

Calcanhar de maracujá: Como se prevenir?

Indiferente de ser no calcanhar ou em qualquer outra parte do corpo, você deve buscar um posto médico para fazer a retirada das larvas imediatamente. Mas a melhor maneira é justamente se prevenir do problema, evitando deixar feridas e machucados expostos, principalmente quando estiver na rua.

Existem alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento do calcanhar de maracujá! Um dos mais comuns é a presença de odores desagradáveis, geralmente causados por uma má higienização! Isso acontece porque as moscas varejeiras são mais presentes em locais sujos e com pouco saneamento básico.

Os diabéticos também devem ter atenção redobrada! A diabetes pode causar úlceras, que são feridas propícias para que as moscas depositem as suas larvas. O calor é outro fator que contribui para o desenvolvimento do calcanhar de maracujá, porque a miíase é mais comum em regiões quentes e rurais.

Abaixo vamos deixar um vídeo com mais detalhes sobre a doença, você pode aprender mais ainda sobre os cuidados que deve ter, vale a pena assistir.

Nos ajude compartilhando este artigo nas suas redes sociais e nos grupos do whatsapp. Quanto mais pessoas souberem como evitar esta doença melhor, e ao divulgar essas dicas você nos ajuda a cuidar da saúde de outras pessoas.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão para melhorar o conteúdo do site, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)