Sempre falamos aqui no Buscar Saúde sobre a importância de fazer exercício físico regularmente. Apesar da primeira opção que vem à cabeça de todo mundo ser a academia, ela não é a única opção e nem a mais eficiente como muitos pensam por aí! Neste artigo vamos falar sobre as várias oportunidades de exercício físico fora da academia.

Os treinos na academia focam em trabalhos de fortalecimentos específicos que são importantes, mas podem ser complementos ou não de outras modalidades. Se exercitar em qualquer modalidade é totalmente importante para oferecer vários benefícios para a saúde!

Estudos mostram que a maioria das pessoas que começam a se exercitar na academia acabam desistindo. O lado bom é que boa parte está buscando outros tipos de exercícios fora da academia, e vamos explicar melhor porque isso pode está acontecendo!

Como se exercitar sem ser na academia

Conheça boas dicas de exercícios físicos fora da academia!

Exercício físico regular

Quando uma pessoa decide se exercitar, ela precisa adaptar à nova rotina de exercícios aos próprios horários, ou seja, este é o principal motivo para que a maioria comece pela academia, visto que hoje em dia existem opções em quase todo bairro e com uma ótima flexibilidade de horários, algo que é praticamente impossível encontrar em outras modalidades.

Podemos dizer que pelo menos nas grandes cidades essa realidade começou a mudar, porque já existem novas oportunidades de se exercitar em vários locais diferentes como por exemplo, zumba, natação, ioga, crossfit, grupos de ciclista, corrida e outros.

Um estudo mostrou que aproximadamente 40% das pessoas se sentiam mais motivadas para se exercitar em modalidades que eram ofertadas perto da sua residência ou local de trabalho. O problema de optar pelo que tem perto e não pelo que realmente gosta, é que a médio e longo prazo a pessoa vai desanimar e querer sair!

Exercício fora da academia

Pensando justamente nesta liberdade e flexibilidade na rotina, resolvemos apresentar boas opções de exercícios que atualmente estão sendo ofertadas com bastante frequência em várias cidades, e para isso vamos começar pela zumba e treinamento funcional.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos artigos sobre os benefícios da zumba e também do treinamento funcional. Se você quiser saber o que estas modalidades tem de bom para oferecer, basta acessar porque essa leitura complementar vale muito a pena!

A zumba é uma excelente opção para quem gosta de dançar, e o funcional apesar de ser bastante comparado com a academia, tem muitas diferenças, principalmente porque a maioria dos instrutores desta modalidade opta por locais com bastante natureza, que é um fator motivacional positivo para o exercício físico!

Os grupos de ciclismo e corrida são excelentes opções para quem busca modalidades mais dinâmicas! Como o próprio nome já sugere, existem grupos que treinam e até mesmo competem juntos, mas isso não significa que você é obrigado a competir se estiver neste grupo, porque mesmo com objetivos diferentes os membros se ajudam e a evolução é bem interessante.

Outra opção que vem recebendo cada vez mais adeptos é a luta, seja ela qual estilo for! Judô, Karatê, Muay thai e outros estão recebendo cada vez mais alunos e perto da sua casa ou trabalho pode ter uma boa opção, vale a pena pesquisar porque a filosofia de treinamento é muito boa, indo muito além da “porrada” que muitos acham!

Exercício físico em casa

O maior problema de praticar exercício físico em casa ou até mesmo se exercitar por conta própria como por exemplo correr, é justamente manter a disciplina e realizar o exercício corretamente. Em casa é muito fácil se desconectar e isso além de prejudicar o desenvolvimento no exercício, pode ser muito perigoso em algumas situações!

Os alongamentos e outros exercícios em casa podem ser uma ótima alternativa para quem tem uma rotina extremamente corrida, mas o certo é contar com a orientação de um personal para ajudar na promoção da sua saúde, impedindo que os erros comuns pela inexperiência façam o exercício se tornar perigoso.

Antes de iniciar qualquer tipo de modalidade, o certo é realizar um exame médico com testes específicos para obter a liberação médica para se exercitar. Uma pessoa pode por condições especiais ter limitações e até privações de alguns exercícios, ou seja, se ela se exercitar por conta própria, ela pode ter consequências graves e até mesmo vir ao óbito.

Com essas simples dicas você certamente está com a mente mais aberta às possibilidades de se manter fisicamente ativo sem depender da rotina monótona da academia, que é justamente o principal motivo que afasta as pessoas do hábito de se exercitar.

Caso tenha ficado qualquer dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários porque isso é muito importante para melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Exercício físico! Opções fora da academia”

  1. Maria de Lourdes Raimundo

    Dançar, dançar e dançar. Amoooo,,,,,!!

    Responder
    • Bruno

      Continue dançando porque é realmente um ótimo e divertido exercício físico! Obrigado pro comentar Maria

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)